terça-feira, 29 de maio de 2018

PEACEKEEPERS – O DIA INTERNACIONAL DOS MANTENEDORES DA PAZ.


Peacekeepers, faz referência ao dia 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma operação de manutenção da paz.

A mobilização se deu na Palestina após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense. A partir daí, um grande esforço foi empregado em busca de soluções pacíficas para os conflitos internacionais.

O Brasil participa das missões de paz da ONU desde 1956, quando enviou tropas para Suez, no Egito.

Em Brasília, a solenidade de homenagem aos Peacekeepers entrou para o calendário anual desde 2008, com sua realização organizada através do rodízio entre as Forças Armadas.

O objetivo da ONU é que o dia seja dedicado a tornar conhecidos pelos povos de todo o mundo os fins e as conquistas desta entidade, assim como obter apoio para a sua obra.

Objetivos da ONU:

Manter a paz mundial;
Fomentar as relações entre os países;
Eliminar a pobreza, a exclusão social e o analfabetismo;
Incrementar a sustentabilidade;
Promover o bem social de idosos, crianças, jovens, refugiados, etc.

Nos registros das fotos podemos conferir a participação do Coronel Egídio, na Força de Paz da ONU em Angola, no ano de 1995. Nesta época o país estava em guerra civil.

“Representei o estado do Maranhão e o Brasil em missão diplomática no exterior denominada UNAVEM III - Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola. Foi a maior experiência profissional que tive em minha carreira como policial militar e como ser humano”, ressaltou o Vereador Coronel Egídio.