terça-feira, 11 de setembro de 2018

CVV DE BACABAL CELEBRA O DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


O Centro de Valorização de Vida de Bacabal (CVV) realizou, na manhã ontem, 10, na Praça Silva Neto, ação para celebrar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O evento contou com o apoio da secretaria municipal de saúde, que disponibilizou toda a logística para a realização da campanha Setembro Amarelo no município. Estão engajados no processo representando a pasta, os CAPS I e CAPS AD.

A Campanha

O mês de setembro é marcado pelo 'Setembro Amarelo', campanha de prevenção do suicídio. E atualmente, a mobilização do tema se faz necessária devido ao aumento destes casos em todo o país.

Palestras, debates e oficinas estão programados para o mês de Setembro em Itaúna, época marcada pela campanha nacional de prevenção ao suicídio. O tema deste ano é “A esperança de cada um e a responsabilidade de todos”.






Centro de Valorização da Vida

Segundo dados do Ministério da Saúde, em média, 11 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil a cada ano.

Desde o dia 1º de julho, as ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número 188, são gratuitas para todo o país.

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio por meio de voluntários, que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Todas as ligações são sigilosas.


CVV em Bacabal

O posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) funciona no prédio do Hospital Geral de Bacabal, com a presença de voluntários, representantes da sociedade civil e do poder público municipal.

Fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973.

A Unidade foi a primeira instalada para atendimento do Estado e sua vinda foi planejada, programada e executada pelo Padre Ribamar Cardoso, com o objetivo de prevenir e combater um dos males que mais tem crescido no Brasil: o suicídio.

A unidade presta apoio emocional e prevenção dessa prática, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo presencialmente, por telefone, e-mail, chat ou outros meios eletrônicos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios no planeta.

No estado do Maranhão, a taxa deste problema, classificado em nível de saúde pública, acomete grande parte da população e estima-se, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), que a cada 100 mil maranhenses 3,5% desta população acaba cometendo o suicídio.

Os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde 
(Datasus) também acrescentam que os índices de suicídio variam de acordo com a disposição geográfica do Maranhão, ou seja, dos municípios localizados ao norte do estado, São Luís se destaca com uma taxa de 3,66% de atentados fatais contra a própria vida para cada 100 mil habitantes.

Ao sul do estado, o líder da lista é o município de Chapadas das Mangabeiras (7,14%). Na porção leste, encontra-se o município de Caxias com (6,77%). A oeste, o município de Imperatriz ocupa a primeira posição (3,96%) e na porção central do estado, entre os municípios do Médio Mearim, Lima Campos lidera o ranking, com uma taxa de 5,78% suicidas para cada 100 mil habitantes.

O telefone para atendimento no CVV de Bacabal é (99) 3621-2206.

Foto: Denise Marques
Com informações do Jornal O Estado do Maranhão
Colaborou Wellington Fabrício (Voluntário - CVV)