sábado, 7 de julho de 2018

ACADÊMICOS DA UFMA BACABAL SE REÚNEM COM A REITORA DRª. NAIR PORTELA EM SÃO LUÍS


Na tarde de terça-feira, 26 de junho, na sede da Universidade Federal do Maranhão em São Luis, estiveram reunidos no gabinete da reitora Drª. Nair Portela, os discentes que fazem parte do Centro Acadêmico da UFMA/BACABAL: o presidente, Mateus Ribeiro Soares; o vice-presidente, Antonio Francisco Evangelista Alves Sousa; o secretário de ensino, Jeziel Silveira Gabaia; a secretária de Pesquisa e Cultura, Mayara Waleria Rocha Macêdo; o secretário de Imprensa, Joelcy de Sousa Barrosi, também do diretor do campus Profº. Márcio Javam Camelo. 


Foram debatidas pautas concernentes as demandas da universidade em Bacabal, entre as quais se destacam a movimentação do curso de Humanas - Sociologia, aliadas aos demais cursos (Letras, Naturais e Educação do Campo), com a finalidade de propor políticas ou articulações que propõe sanar algumas problemáticas vivenciadas no campus, principalmente no que diz respeito ao funcionamento dos cursos com suas estruturas, que em outras palavras, seria um melhor funcionamento da instituição na cidade. Seria tornar a Universidade Federal do Maranhão, localizado na região central do estado, um polo educacional, com status de ser uma instituição pública reconhecida não apenas no estado do Maranhão, mas também do Brasil.

 

Além disso, foi destacado pelo secretário de ensino do Centro Acadêmico UFMA/BACABAL, Jeziel Gabaia, que a presença das Pró- reitorias no campus Bacabal é de fundamental importância para uma melhor funcionalidade da instituição como um todo. Foi colocado pelo secretário de imprensa do Centro Acadêmico UFMA/BACABAL, Joelcy Barros, que depois da UFMA dá destaque as regiões da baixada maranhense (campus Pinheiro) e sul do Maranhão (campus Imperatriz), onde existem as maiores demandas da universidade, é hora de propor políticas para a região central do estado - Bacabal, onde fica sediado o prédio do campus III.

Outra participação importante foi a do Prof.º Rafael Fernandes Lopes, diretor do departamento de empreendedorismo e Inovação da UFMA, que ressaltou sobre a realidade das empresas juniores, juntamente com o SEBRAI/MA, numa atuação da instituição de ensino ao lado do aluno como essencial para incentivá-lo a crescer e desenvolver um comportamento empreendedor. “O papel da universidade é fomentar, no sentido de criar e divulgar as oportunidades; formar, ou seja, fornecer o conhecimento necessário, e apoiar aos estudantes”, disse Lopes, que também se disponibilizou a fazer uma visita ao campus de Bacabal no início do segundo semestre deste ano para divulgação e realização do projeto. 


Por fim, tivemos a confirmação da visita da reitora, Drª. Nair Portela, para o fim do segundo semestre de 2018; sobre a reunião, a mesma ratificou a importância do encontro como passos fundamentais para o avanço da UFMA em Bacabal.

Texto produzido por Joelcy de Sousa Barros, aluno do 6º período de Ciências Humanas - Sociologia e secretário de imprensa do Centro Acadêmico de Humanas UFMA/BACABAL.

Matéria copiada do portal Castro Digital