sexta-feira, 4 de maio de 2018

VITORINO FREIRE – SUSPEITOS DE AGIOTAGEM SÃO PRESOS PELA POLICIA MILITAR


Os policias estavam fazendo rondas ostensivas na zona rural do município. Na volta para sede, avistaram um carro em atitude suspeita. A abordagem ao veiculo Polo Sedan 1.6 branco, placa OXS 8428 de Santa Luzia - MA, aconteceu já na Rua Gonçalves dias - próximo ao Farol de Educação no centro de Vitorino.

Estavam no veiculo: Daniel Sousa Alves, 34 anos, Gustavo Fernandes Ribeiro, 29 anos e Jeime Mesquita Lemos 40 anos. Eles tentaram despistar os policiais. Mas após revistas minuciosas foram encontrados com eles 09 (nove) Cartões de agências bancarias diversas e a quantia em dinheiro de R$ 1.020,00. Questionados sob a origem desses materiais, o motorista Daniel assumiu a posse dos cartões, afirmou desconhecer os legítimos donos, que estavam empenhorados consigo devido à práticas de agiotagem.



Diante dos fatos, o automóvel e todo material aprendido inclusive os conduzidos foram apresentados à Delegacia de Policia Civil de Vitorino Freire para lavratura de procedimentos cabíveis a autoridade judiciária.



O Sargento PM França estava no comanda da guarnição de serviço, também composta pelos Soldados Craveiro e Sabino.

Agiotagem

No âmbito criminal, a agiotagem é considerada um crime contra a economia popular, nos termos da alínea “a” do artigo 4º da lei 1.521/51, que prevê pena de detenção de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos para aquele que “cobrar juros, comissões ou descontos percentuais, sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei”.

Além disso, a agiotagem pode se configurar como um crime contra o Sistema Financeiro Nacional, pois o agiota atua no mercado sem a devida autorização do Banco Central do Brasil. Para este crime, a pena prevista pelo artigo 7º da lei 7.492/86 é de 02 (dois) a 08 (oito) anos de reclusão e multa.