sábado, 15 de dezembro de 2018

Natália Duda lamenta a morte do amigo Bartolomeu Filho


A Secretária de Municipal de Finanças e Vereadora licenciada Natália Duda – lamentou profundamente a morte precoce do motorista Bartolomeu Filho do Povoado Brejinho. O mesmo veio a falecer após uma descarga de choque elétrico.


“Uma triste notícia assim nós nunca esperamos. Estou profundamente triste por essa tragédia. Neste momento me solidarizo com a família e rogo a Deus que venha dá o conforto, pois, somente ele pode acalmar os corações diante de tamanha tempestade,” disse Natália.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Sementes de milho são entregues aos produtores rurais de Bacabal



Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 9, no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura, a entrega de 1.500kg de sementes de milho. As sementes foram doadas aos pequenos produtores em uma parceria do Município de Bacabal com o Governo do Estado, através do programa “Mais Sementes”.

“O produtor é quem ganha com esta parceria. Ele vai melhorar a sua situação financeira, porque vai ter um produto de qualidade e também melhorar a sua alimentação,” frisou Rock Pinheiro de Almeida, Técnico em agropecuária da AGERP.
Além do Secretário de Agricultura Inaldo Nascimento e equipe, vereadores também participaram ao lado Prefeito Edvan Brandão, da entrega das sementes. Para o Secretário o momento é de conquista. “O trabalhador rural nunca foi tão prestigiado como está sendo hoje no governo Edvan Brandão,” enfatizou Inaldo.


A expectativa é que muitas outras ações da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura, Pecuária e Pesca (SEMAAAPPE) sejam efetivadas em 2019.

Satisfeito em receber as sementes para ser entregues a 80 famílias do Povoado Bom Jesus, o presidente de associação José da Silva, explicou a importância da doação para o pequeno produtor. “Tem muita gente que não pode comprar um quilo de semente do milho. E é com muita honra que recebo essa semente da mão dele, porque ele é uma pessoa que é acostumado a trabalhar e sabe que o tempo é na hora que começa a cair a chuva,” disse.


Conhecedor das necessidades do homem do campo, o Prefeito Edvan Brandão aproveitou a oportunidade para fortalecer os compromissos de campanha, e, atendendo a solicitação da comunidade rural, autorizou a contratação de mais um trator que será utilizado para o manejo do campo.

“Para mim é uma alegria imensa poder ajudar o homem do campo. É um compromisso que fiz com o povo de Bacabal. E hoje, aqui, é a parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Bacabal. Estamos distribuindo as sementes e isso quer dizer que Bacabal está no rumo certo,” destacou o Prefeito Edvan.

Edvan Brandão, que acabava de chegar de Brasília, onde esteve buscando melhorias para cidade – mencionou ainda, que estará em alguns dias em audiência com o Governador Flávio Dino para conversar a respeito de Bacabal.
“Vou sim! Continuar com essa parceria com o governador Flávio Dino. Não há como administrar uma cidade sem a participação do governo do Estado,” finalizou.


Comunicado do SAAE - serviço autônomo de água e esgoto de Bacabal



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), comunica que fará uma limpeza no reservatório de água potável que fica na Estação de Tratamento de Água Central (ETA) neste Domingo (16 de Dezembro).

Durante a realização da limpeza o abastecimento de água será interrompido em todo o centro da cidade e em alguns bairros, com Início às 7:00 da manhã e conclusão às 17:00 da tarde de Domingo (16  de Dezembro).

O SAAE conta com a compreensão da população Bacabalense, pois esta ação se faz necessário para melhorarmos a qualidade do fornecimento e do abastecimento de água da cidade.

Atenciosamente.
Assessoria de Comunicação- SAAE.


O SAAE, juntamente com a Prefeitura; tem a honra de convidar toda a população para a inauguração do PT SANTA MARINA


O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, juntamente com a Prefeitura de Bacabal, tem a honra de convidar toda a população bacabalense, para a inauguração do PT SANTA MARINA.

Sábado 15/12, às 9:00.

Como chegar: na Cohab II, avenida da Mearim Glass, entrar na esquina do Atacadão das Construções.

Assecom/SAAE.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Prefeitura recupera semáforos de Bacabal danificados pelo Cangaço



A equipe do Departamento Municipal de Trânsito – DMT,  está realizando nesta quinta-feira (13) a recuperação dos semáforos instalados na cidade de Bacabal e que foram danificados pela ação dos bandidos que aterrorizaram a cidade há poucos dias.

O bando que entrou na cidade para realizar o assalto à agência do Banco do Brasil, usou de violência e efetuou disparos durante um bom tempo contra prédios e contra os semáforos.

O diretor do DMT Jocimar Monteiro explica: “Os bandidos danificaram os semáforos e deixaram o prejuízo para a população de Bacabal. Cumprindo determinação do prefeito Edvan Brandão estamos recuperando esse importante instrumento de controle do tráfego em nossa cidade”.

Estavam danificados os semáforos localizados na Rua Magalhães de Almeida/ Rua da Forquilha;  Rua Magalhães de Almeida/Rua Antonio Lobo;  Rua Getúlio Vargas/avenida Carlos Sardinha. 




Ofertas de Natal da Loja A Renovar de Bacabal


A Renovar | Rua Magalhães de Almeida, 170, Centro – Bacabal – MA
Telefone: (99) 3621 – 1885 / 98216 - 0061

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Vítima de roubo e estupro dentro de loja fez corpo de delito; dois foram presos


Do MA10


No dia do crime, Iago Menezes teria se passado por cliente, percebeu que a funcionária estava sozinha e além de roubar R$ 600, a violentou. Com ele, também foi capturado Edvaldo Silva, que também foi preso. Esse ano, o homem havia sido preso dentro de uma farmácia no Ipase, ao tentar assaltar o delegado da Polícia Civil, Dicival Gonçalves.

“A vítima veio até a delegacia logo após o crime, ainda muito abalada psicologicamente, nervosa, um pouco machucada fisicamente. Comunicou esses crimes, disse o local em que tinha ocorrido, descreveu as características físicas desse estuprador, a nossa equipe de capturas começou imediatamente a diligenciar e aí a gente conseguiu identificar o Iago como autor desse crime”, disse a Delegacia Especial da Mulher, Wanda Moura Leite.

Durante as incursões, a Polícia Civil pediu apoio da Polícia Militar para efetuar a prisão do suspeito. A vítima já fez exame de corpo de delito e foram recolhidos materiais genéticos dela e do suspeito. Ela está sendo assistida pela Casa da Mulher Brasileira.

Iago informou que Edivaldo foi comparsa dele na ação criminosa. Os dois foram autuados em flagrante na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jaracati, Iago por roubo e estupro e Edivaldo por participação no crime de roubo.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Prefeitura prepara a campanha Luzes de Natal


A Prefeitura de Bacabal vai brindar o povo com a campanha Luzes de Natal. Idealizada e realizada pela Secretaria de Cultura, a campanha vai brilhar no período de 15 a 31 de dezembro na Praça Santa Teresinha.

“É um período em que nos concentramos na confraternização. Por isso a secretaria de Cultura está idealizando esse evento para que os cidadãos da nossa cidade possam desfrutar da boa música, boas atrações e marquem seus encontros na Praça Santa Teresinha iluminados pelas luzes do Natal”, explica a secretária de Cultura Marcela Vieira.

As crianças receberam atenção especial no planejamento da festa. A casa do Papai Noel está sendo montada e o ‘Bom Velhinho’ estará presente todas as noites e a disposição para as fotos com a criançada.

Atrações musicais são muitas. Haverá apresentação de cantatas, de artistas locais e a presença da Banda Santa Cecília. Durante o evento será exposta uma feira de artesanato para que os turistas tenham a oportunidade de aquirir  lembranças do natal bacabalense.

A secretária de Cultura faz o convite para as famílias: “Esse evento é para as famílias, é um momento de cultuarmos as nossas tradições, embalados pelos artistas da nossa terra. É um sonho do prefeito Edvan Brandão sempre propiciar momentos como esse para o nosso povo, com segurança, organização e boas atrações. 


Ação de prevenção e combate a Aids é realizada no centro de Bacabal


  
A Prefeitura de Bacabal, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando ações em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate ao HIV e a  Aids.

Na manhã desta segunda-feira, 10, a ação dirigida pela equipe do CTA - Centro de Testagem e Acompanhamento – e coordenada pelo Secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Silas Duarte de Oliveira, aconteceu na Praça Silva Neto.

As ações de distribuição de folhetos, preservativos, e abordagens sobre o tema foram realizadas em grande escala e com o objetivo maior de chamar a atenção de todos para prevenção e a realização dos testes rápidos no CTA/SAE, que funciona no mesmo Prédio do Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias.



“Nós estamos na rua convidando a população a fazer os testes e ficar sabendo pra se prevenir. O teste é feito de segunda à sexta-feira a partir dás 7:30 e o resultado sai em 10 minutos,” explicou a diretora do CTA/SAE Ana Paula Paiva.

A dona de casa Meire Mota, de 60 anos, argumentou que é importante o trabalho de prevenção que está sendo realizado. Mas, acrescentou que cada indivíduo tem o papel fundamental em cuidar de sua própria de saúde. “É aquela coisa: Eu amo, eu gosto, mas não se cuida e quando pensa que não, já está doente,” exclamou.

“Essa campanha começou dia 1º de Dezembro, que é o Dia Mundial de Combate a Aids, e a determinação do Prefeito Edvan Brandão, é que continuemos com a campanha durante o mês. Aproveito para convocar toda população de Bacabal para se engajar nessa campanha de combate a Aids. Nós sabemos que é uma doença que mata e nós temos todos os métodos para preveni-la. É importante que a população saiba disso e que procure nossos técnicos na Secretaria Municipal de Saúde ou então nas Unidades Básicas de Saúde”, destacou Silas Duarte de Oliveira, Secretário Municipal de Saúde.

Crédito das fotos: Denise Marques/Assecom 


BACABAL | Loja no Centro comercial é alvo de tentativa de arrombamento

Reportagem exibida na programação da TV Difusora/SBT (Canal 02)

Bandidos atacam delegacia e explodem banco em Arame, no Maranhão


Este foi o terceiro caso de explosão e roubo a banco no Maranhão em apenas 20 dias.



Bandidos fortemente armados invadiram na noite de domingo (9) a cidade de Arame, a 476 km de São Luís, fizeram moradores reféns e roubaram a agência do Bradesco.

Segundo as primeiras informações, os bandidos fecharam principais as ruas que dão acesso à entrada da cidade e começaram a atirar. Durante o percurso até o banco, os criminosos fizeram alguns moradores como reféns.

Os bandidos explodiram o banco, atearam fogo na delegacia de Arame e após realizar o assalto eles fugiram com alguns moradores, que foram liberados horas depois. Os bandidos fugiram sem deixar pistas.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) e aguarda um posicionamento do órgão sobre o crime.

Assalto a banco no interior do estado

Este já é o terceiro assalto a banco no estado do Maranhão em menos de 20 dias. No último dia 25 de novembro uma ação criminosa assustou os moradores de Bacabal. Além do assalto ao banco, os bandidos incendiaram viaturas e atacaram a sede do 15º Batalhão da Polícia Militar e a Delegacia Regional de Polícia Civil. Na ocasião, três integrantes da quadrilha foram mortos no confronto com a polícia e um suspeito foi preso.

Já na madrugada da quinta-feira (6) passada, criminosos atacaram a agência do Banco do Brasil da cidade de Humberto de Campos. Os caixas eletrônicos foram destruídos, assim como boa parte do prédio, mas o cofre da agência não foi levado. Ninguém foi preso até o momento. Assim como em ataques a agências em outras cidades, a sede da 5ª Cia. da Polícia Militar foi atacada pelos bandidos.

Do G1

domingo, 9 de dezembro de 2018

Líder comunitário Aquino participa do Impacto Família 2018


Organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em Bacabal e aberto para toda sociedade bacabalense, o primeiro Impacto Família aconteceu na tarde do último sábado (08) dia em que se comemora no Brasil o Dia Nacional da Família.
Uma caminhada com faixas, cartazes, e manifestações de apoio a família, saiu da Praça Firmino Neto com destino a Praça da Cohab.
“Fico feliz pelo convite que recebi da Igreja Adventista onde tenho pessoas da minha mais alta estima e amizade. Foi muito importante hoje falar sobre família, pois, família é tudo”, destacou Aquino.
Da assessoria.


O cachorrinho morto e as incoerências humanas


Por Michelson Borges
Ganharam o mundo e causaram grande comoção a notícia e as imagens da morte de um cachorrinho brutalmente espancado e envenenado pelo segurança de uma unidade da rede de supermercados Carrefour, em São Paulo. Internautas, ativistas pelos direitos dos animais, celebridades e políticos estão se manifestando publicamente desde o dia 28, em uma mobilização que fez com que milhões de pessoas assinassem uma petição exigindo a punição do funcionário e da empresa. O promotor de Justiça Marco Antônio de Souza instaurou um inquérito civil para apurar a ocorrência. Ele considera “dever do Estado, segundo a lei, proteger todos os animais”. O ativista Rafael Leal, da ONG Cão Leal, convocou um protesto em frente ao supermercado. E disse: “Estamos convidando todas as pessoas de bem a se manifestarem contra esse crime. Nosso pedido também é para que as pessoas não comprem em nenhuma loja da rede.”
De fato, a morte do bichinho de maneira tão desumana é totalmente condenável e deve ser devidamente punida, mas quero aproveitar este momento de ânimos exaltados para expandir um pouco mais a reflexão sobre o ocorrido.
Em entrevista ao jornal El País, a psicanalista Vera Iaconelli, doutora em psicologia pela USP e diretora do instituto Gerar, disse que “qualquer forma de crueldade contra seres vivos é injustificável e deve ser condenada em todas as instâncias. Mas parece existir certa desproporção com relação à defesa de alguns seres vivos em detrimento de outros, o que mostra que estamos com dificuldade de fazer uma reflexão sobre nossos valores”.
Concordo com a Dra. Vera, afinal muitas das pessoas que agora estão vociferando nas redes sociais e clamando para que o supermercado seja punido com boicote entram e saem desses estabelecimentos com seus pacotes de picanha, filés, salsichas, pizzas de frango e alimentos temperados com bacon. Por que defendem tanto os cachorros e ignoram a morte de frangos, bois, porcos e, pior, de bezerrinhos que fornecem matéria-prima para as tão apreciadas vitelas? Por que muitas dessas mesmas pessoas que estão assinando manifestos contra o Carrefour e contra o segurança desalmado não ficam indignadas como eu fico quando vejo caminhões apinhados de frangos ou porcos cruzando rodovias, debaixo de chuva, sol, frio e calor, para depois da tétrica viagem acabar no matadouro? Por que essas mesmas pessoas que se sentem tão humanas por se manifestar a favor do cachorrinho não vão visitar um matadouro para ver quão humanos eles são?
“Ah, mas cachorros não são comida!” Diga isso a um chinês apreciador desse tipo de carne… E depois pergunte a um hindu o que ele acha do fato de ocidentais comerem vacas… Então é a cultura que deve classificar que bicho será mais ou menos amado? São os costumes que devem nortear nossa defesa dos animais mais defensáveis? O promotor citado há pouco considera “dever do Estado, segundo a lei, proteger todos os animais”. Mas, convenhamos, nem todos os animais vêm sendo protegidos. Na verdade, a maioria deles vem sendo devorada todos os dias.
Há outra reflexão que pode ser feita a partir da morte do cachorrinho. Vivemos em uma época em que o amor aos animais aumenta na mesma proporção em que aumentam também a indiferença e a intolerância pelos iguais. Claro, é muito mais fácil tolerar e amar um ser que nunca nos contraria e que sempre está do nosso lado, mesmo depois de receber uma bronca. Ele não nos critica. Não discorda das nossas opiniões. Enfim, é talvez exatamente por isso “o melhor amigo do homem”. Pessoas são diferentes. Elas, sim, nos contrariam. Nos obrigam a pensar de modo diferente. Até nos ofendem e nos obrigam a exercer a capacidade de perdoar. Assim, como diz a Dra. Vera, é mais fácil se mobilizar por um animal que nos faz sentir maravilhosos do que por um sujeito que, sendo humano, é falível por natureza.
Vera destaca também um paradoxo brasileiro: enquanto animais de estimação desfrutam de planos de saúde e até recebem herança, crianças morrem de fome ou vitimadas por balas perdidas dentro de casa. Pessoas que se sensibilizam com cachorrinhos sarnentos vagueando pelas ruas nada fazem quando veem um menino ou uma menina pedindo esmola num sinal de trânsito. Alguns ativistas que levantam cartazes em defesa de gatos e cachorros “vão ali” depois erguer outros cartazes em defesa da morte de crianças inocentes arrancadas aos pedaços do útero materno. Cadê os manifestos contra essas injustiças? Cadê a comoção nas redes sociais? Ou já nos acostumamos com essas mazelas cotidianas?
A morte do cachorrinho nas dependências do Carrefour em São Paulo foi triste e causou revolta geral porque acabou sendo registrada por câmeras. Infelizmente, quase ninguém filma o sofrimento de ovelhas, bois, bezerros, galinhas e porcos que morrem todos os dias aos milhões para servir de iguaria para muitos “defensores dos animais”.
Mundo estranho, triste, incoerente e injusto o nosso. Que venha logo o novo mundo em que crianças nunca mais sofrerão, animais não mais serão comida, a violência será uma mancha esquecida na história do Universo, e a harmonia e o amor serão a marca dos relacionamentos – entre humanos e humanos, entre animais e animais, e entre humanos e animais.
Um detalhe importante: Ativistas que manifestam ódio contra pessoas que comem carne enquanto defendem os animais também revelam a marca de contradição. Devemos amar e respeitar todas as pessoas e, se for para convencê-las, que seja na base do amor e dos bons argumentos, não do ódio e da intolerância, que apenas agridem e repelem.