quinta-feira, 29 de novembro de 2018

BACABAL SEDIA CURSO SOBRE CONSUMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL



Com o objetivo de ampliar a capacidade dos educadores para a inclusão do conhecimento sobre o Consumo e o Meio Ambiente no currículo escolar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bacabal 
(Semmam) está promovendo um curso sobre o consumo sustentável e educação ambiental.

O evento foi aberto nesta quinta-feira, 29, e será finalizado amanhã, sexta-feira, 30, no auditório da Assembleia de Deus, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Participam do curso professores e educadores do Ensino Fundamental da rede municipal e estadual, acadêmicos, representantes de entidades ligadas ao Meio Ambiente e o público em geral.

O curso está sendo ministrado pelo Prof. Dr. Antonio Sergio da Silva, que na ocasião representa a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC/MMA). Ele exaltou algumas iniciativas já desenvolvidas pela (Semmam) de Bacabal e disse está otimista com o resultado do curso.


Patrícia Queiroz, coordenadora de educação ambiental, avaliou a temática como sendo importantíssima saber como se trabalhar os tópicos dentro do currículo escolar, saber fazer os planejamentos e projetos na área do Meio Ambiente, com o intuito de externa estes conhecimentos para os alunos.


“Quem não veio está perdendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o que é educação ambiental. É um momento ímpar para quem trabalha na área ambiental, para professores e alunos,” frisou o Presidente do Comitê de bacias do Rio Mearim José Filho.


O secretário adjunto da (Semmam), Madson Silvam, explicou que o curso “é um momento inédito para cidade Bacabal e região, já que foram convidados representados de 14 municípios. Esperamos que todos possam tirar proveito do curso e saiam daqui com consciência ambiental, que é o que todos nós precisamos”.


Conteúdo do curso


Prática sociais: a evolução da vida societária e a racionalidade socioambiental; comunidades aprendentes e comunidades interpretativas; recursos naturais; consumo e as práticas envolvidas; sustentabilidade e os princípios em dimensões; ecopedagogia e cultura solidarista.


O que é Educação Ambiental


Educação ambiental é uma área do ensino voltada para a conscientização dos indivíduos sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais e não poluindo o meio ambiente.

Esse tipo de educação representa um processo empregado para preservar o patrimônio ambiental e criar modelos de desenvolvimento, com soluções limpas e sustentáveis. Não apenas do ponto de vista ecológico, mas também a partir de aspectos políticos, econômicos, sociais, éticos, entre outros.

Perseguição: Sargento PM NADSON é transferido para São Luís

  
Uma nota que circula nas redes sociais, tem chamado atenção dos moradores de Bacabal. A nota em forma de protesto e revolta afirma que o Sargento Nadson (15º BPM) foi transferido para capital do estado.

A motivação da transferência seria por uma “necessidade de serviço”.

Mas, o sentimento expresso nas redes sociais é de incompreensão com tal decisão. Logo agora que a cidade ainda respira um ar de vulnerabilidade pelo assalto ao Banco do Brasil ocorrido no último domingo (25), um dos policias mais aguerrido da cidade é simplesmente tirado do seio familiar e obviamente da área de atuação onde presta relevantes serviços enquanto Policial Militar.

Sargento Nadson é o nome temido pela bandidagem e admirado pela sociedade bacabalense. Com inúmeras prisões importantes e várias bocas de fumo estouradas, é também sempre muito solicito mesmo quando de folga. Na verdade, o que se esperava por parte do Comando Geral da PM e do Governador Flávio Dino, era mais uma graduação ao Sargento ou pelo menos o reconhecimento pela operacionalidade que tem a frente das ocorrências policiais.

Perseguição

A nota explica que as perseguições sofridas pelo PM são na esfera pessoal, e, sua origem se dá, em razão do “sistema”. Mesmo levando em consideração a missão do PM que tem o dever de servir e proteger a sociedade do nosso estado mesmo que com o risco da própria vida e, em qualquer município, fica evidentemente claro que a transferência do Sargento Nadson tem um peso disciplinatório e reprovativo.





Vereador Dedê da Trizidela parabeniza o prefeito Edvan e a Vice Graciete pela posse e diplomação



Bacabal vive um dos seus momentos mais marcantes e felizes. Agora de fato e de direito, temos um prefeito com toda legitimidade exarada em nossa Constituição Federal.

Como todos sabem, foi uma grande batalha que enfrentamos e Deus nos honrou com essa vitória. Nesse contexto, quero citar também o empenho e dedicação do nosso deputado estadual Roberto Costa, que, foi fundamental para que Bacabal saísse do atraso e da inconstitucionalidade.

Quero expressar o meu desejo de boa sorte ao nosso Prefeito Edvan e toda sua equipe de governo que realmente já mostraram que sabem trabalhar como realmente deve ser.

Que Deus abençoe nossa cidade!
Que Bacabal viva melhores dias!

Dedê da Trizidela
Vereador





Marcelo Almeida parabeniza Edvan Brandão e Graciete Lisboa, pela sua diplomação e posse de Prefeito e Vice-Prefeita de Bacabal.



Ontem (28/11), foi um dia memorável. Mais uma etapa do processo de libertação de Bacabal - diplomação e posse do Prefeito Edvan Brandão e Vice-prefeita Graciete Lisboa.

Foram quase 2 anos de luta para se chegar a esse momento, onde o único sentimento que nos nutria era a esperança.

Tudo começou com a luta do Deputado Roberto Costa, candidato a prefeito em 2016. Passado a eleição e tendo um candidato ficha suja eleito, os destinos de dois grandes homens se cruzaram, e há exatamente 1 mês da eleição mais atípica que Bacabal já viveu, com toda perseguição e práticas sujas, Edvan foi escolhido por Deus e eleito pelo povo.

Agora Bacabal tem um prefeito de verdade, com um deputado de verdade ao lado para ser sua voz na Assembléia Legislativa. Que Deus abençoe nosso município, e faça do nosso Prefeito Edvan Brandão, instrumento de boas ações e ponte para o nosso futuro.

Marcelo Almeida



Edvan Brandão é empossado prefeito de Bacabal



Edvan Brandão foi diplomado e empossado prefeito de Bacabal na tarde de quarta-feira, 28. Ao lado da vice-prefeita Graciete Trabulsi Lisboa, Edvan Brandão foi eleito por 23.355 votos (50,49%) na eleição suplementar do dia 28 de outubro.


Minutos antes da posse prefeito e vice-prefeita eleitos foram diplomados pela Justiça Eleitoral, em ato realizado no salão do Tribunal do Juri, no Fórum Juiz Deusimar Freitas de Carvalho. A cerimônia foi presidida pelo Juiz de Direito Jorge Antonio Sales Leite, da 13ª zona eleitoral.


Também estiveram presentes o promotor de Justiça, Dr.Thiago Ribeiro; o Procurador do Estado, Dr. Agnelo Rodrigues; Dra. Marlúcia Viana, presidente da subseção da OAB; o Procurador do Munícipio, Dr. Walber neto; o vereador Melquíades Neto, presidente da Câmara Municipal e o deputado estadual Roberto Costa (MDB).

Pronunciamentos


O prefeito e a vice-prefeita diplomados pautaram seus pronunciamentos nos agradecimentos à Justiça Eleitoral. Graciete Lisboa disse: "quero agradecer ao Dr. Jorge Sales Leite pela competência e pela imparcialidade que conduziram o processo eleitoral, nós políticos vivemos momentos tensos, mas graças ao povo de Bacabal que atendeu o nosso chamado estamos aqui hoje sendo diplomados como representantes desse povo."

O prefeito Edvan Brandão se dirigindo diretamente ao juiz Dr. Jorge Sales e ao promotor de Justiça Dr. Thiago Ribeiro, disse: "Senhores doutores eu quero aqui elogiar a Justiça Eleitoral da minha cidade, e do Maranhão, pelo sucesso do pleito que foi realizado com a maior tranquilidade, com a dedicação de todos os servidores da Justiça e agradecer ainda o apoio e colaboração dos órgãos de segurança que estiverem presentes durante a eleição, como a Polícia Civil e a Polícia Militar. Quero também, Dr. Jorge, em seu nome agradecer ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral – Des. Ricardo Duailibe – por tudo o que a Justiça Eleitoral fez por nosso município, devolvendo a ordem democrática e nos permitindo a retomada da nossa vida normal e corriqueira sem os atropelos e os problemas que nos foram impostos de forma alheia à nossa vontade".


Posse na Câmara






Já era noite quando o prefeito Edvan Brandão e a vice-prefeito Graciete Lisboa foram a pé do Forum de Justiça para a Câmara Municipal, acompanhados por centenas de populares.

Em sessão presidida pelo vereador Melquiades Neto, Edvan Brandão e Graciete Lisboa foram devidamente empossados. Em seu pronunciamento o prefeito Edvan Brandão fez agradecimentos a Deus, à sua família e ao povo de Bacabal.


"Eu quero agradecer por estar aqui hoje. Agradecer ao povo de Bacabal por ter me colocado neste lugar. Agradecer a minha família: meu pai, minha mãe, a todos os meus irmãos, a minha esposa e aos meus filhos por terem me preparado e me permitido estar aqui neste lugar na condição de prefeito eleito pelos meus irmão de Bacabal. Nunca tinha sequer sonhado em ser candidato e concorrer a este cargo, mas que não pude deixar de atender a esse chamamento do Meu Deus, no qual creio e tenho fé, para dirigir o destino da nossa cidade e trabalhar no sentido de fazer o melhor para o nosso povo, fazer o que a nossa comunidade tanto necessita e precisa, fazer o nosso povo feliz."


O prefeito agradeceu a presença dos vereadores na cerimônia de posse, citando nominalmente um a um. Edvan Brandão fez agradecimento aos vereadores do seu grupo político pela vitória na eleição.

Solenidades foram marcadas pela simplicidade



A pedido do prefeito Edvan Brandão, a diplomação e a posse foram marcadas pela simplicidade. O prefeito pediu que fosse servido apenas água para os presentes e que não fossem feitos gastos exorbitantes com ornamentação.



O brilho artístico ficou por conta da Banda Cecília que recepcionou as pessoas que prestigiaram a diplomação no Forum de Justiça. Durante a cerimônia, a professora de canto Vanessa Cristina, do Coral Maria Veloso, entoou o Hino de Bacabal e o hino evangélico 'Preciosidade'.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Valdinar Lima é o novo prefeito de Bela Vista do Maranhão


Valdinar Lima conversa com secretário de Administração depois de empossado. 

Os vereadores de Bela Vista do Maranhão empossaram na tarde de terça-feira (27) o novo prefeito da cidade. O presidente da Câmara Valdinar da Silva Lima tomou posse como prefeito em uma cerimônia simples e marcada pela presença popular no plenário da Câmara.  Na Câmara Municipal o vereador José Alberto Cardoso Moreira passou a responder pela Presidência.

O vereador Valdinar Lima assume cumprindo determinação do Tribunal Regional Eleitoral que condenou o prefeito Orias de Oliveira e a vice-prefeita Vanusa Santos Moraes por abuso de poder e conduta vedada nas eleições de 2016. Contra os dois foi imposta a cassação dos mantados e a inelegibilidade pelo prazo de 8 anos.

Vereador Alberto Moreira - respondendo pela Presidência da Câmara - concede entrevista

Sessão da Câmara que empossou Valdinar Lima como prefeito foi prestigiada por populares

Logo após a sessão da Câmara, Valdinar Lima foi até a Prefeitura acompanhado por vereadores e populares. Ao comentar sobre o panorama político em Bela Vista, o novo prefeito disse:  “Não ambicionei estar como prefeito, por mais que tenha vontade de trabalhar pelo povo dessa cidade. Diante da determinação judicial não posso fugir ao meu dever de homem público e me esforçarei dia e noite para representar bem esse valoroso povo.”


terça-feira, 27 de novembro de 2018

VEREADOR CORONEL EGÍDIO ELOGIA A AÇÃO POLICIAL DE POLICIAIS MILITARES DO 15º BPM E DO COSAR REFERENTE AO ASSALTO AO BANCO QUE ACONTECEU NA NOITE DESTE DOMINGO NA CIDADE DE BACABAL.

 (AGRACIAR COM A MEDALHA DO BATALHÃO DE SUEZ DAS NAÇÕES UNIDAS)





Gostaria de Parabenizar e enaltecer os Policiais Militares do 15º BPM e do COSAR que estiveram presentes na ação ocorrida na noite de Domingo (25), na cidade de Bacabal, contra marginais fortemente armados com fuzis e armas de guerra.

A ação é conhecida como “novo cangaço” e participaram mais de 50 bandidos.

Parabenizo os policiais que estavam de serviço que foram guerreiros, corajosos, determinados e não recuaram diante da situação e cumpriram o Lema da corporação: “Proteger e Servir a Sociedade mesmo com o risco da própria vida!”

Infelizmente tivemos uma perda de um jovem Bacabalense. Peço que Deus conforte o coração dos familiares e amigos.

Agradeço a tropa da PMMA, que não se acovardou e defendeu a cidade, em especial, 15º BPM e COSAR, que estiveram diretamente nesse confronto com esses marginais fortemente armados.

Parabéns, Guerreiros!

Coronel Egídio
Vereador

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Prefeito reúne com Secretário de Segurança sobre invasão de bando armado

Diplomação e posse do prefeito eleito foi adiada em consequência do atentato


O prefeito Edvan Brandão reuniu na manhã desta segunda-feira (26) com o secretário de Segurança Pública do Maranhão, delegado Jefferson Portela.
O Secretário de Estado chegou em Bacabal por volta das 9h para acompanhar de perto as investigações que visam prender o bando que invadiu a cidade e aterrorizou os moradores com disparos de arma de fogo e ainda conseguiu realizar um assalto ao cofre do Banco do Brasil.
Edvan Brandão encontrou com o secretário Jefferson Portela no quartel do 15º Batalhão de Polícia Militar, acompanhado do deputado federal João Marcelo, do deputado estadual Roberto Costa e do vereador Dedê da Trizidela.

Diplomação e posse adiados em função do atentado

O clima de instabilidade na cidade levou o prefeito Edvan Brandão, ainda na madrugada desta segunda-feira (26) a determinar a suspensão das aulas nas escolas municipais de Bacabal, como medida preventiva da segurança física dos alunos.



Outra consequência do atentado foi o adiamento pela Justiça Eleitoral da cerimônia de diplomação do prefeito eleito e da vice-prefeita. O Presidente da Câmara também adiou a solenidade de posse. A Diplomação estava marcada para as 16h30 desta segunda-feira e a posse marcada para as 18h foram adiadas para quarta-feira (28) nos mesmos horários.