sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Edvan Brandão será empossado pela Câmara na próxima semana

A Câmara Municipal vai dar posse, na segunda-feira 26,  ao prefeito eleito Edvan Brandão e à vice-prefeita Graciete Lisboa. Os dois foram eleitos na eleição suplementar realizada no dia 28 de outubro. 


O ato que dispõe sobre a data de posse dos eleitos na eleição suplementar é assinado pelo vereador Melquiades Neto - Presidente em exercício da Câmara - e marca a posse para as 18 horas de segunda-feira na própria Câmara.  



LÍDER COMUNITÁRIO AQUINO AGRADECE A AÇÃO DO SAAE NO TOCANTE A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO BAIRRO SANTOS DUMONT.


Aquino "O amigo de sempre" com um posicionamento de cidadão, e pensando no bem estar de toda comunidade do Bairro Santos Dumont e adjacentes, agradece ao diretor do SAAE Marcelo Almeida, pela atenção para com a solicitação feita, em razão da interrupção no abastecimento de água do Bairro.

As equipes já estão trabalhando na solução do problema.

"A política já passou. Independente disso, temos que pensar em resolver os problemas. O diretor do SAAE foi sensato com o nosso pedido. Estou acompanhando de perto aqui os trabalhos,” disse Aquino.

Da assessoria



quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Secretaria municipal de saúde emite comunicado sobre saída de médicos cubanos de Bacabal


Comunicado

Como já é de conhecimento de todos, o Governo de Cuba, na data do dia 14 de novembro do corrente ano, em uma declaração do Ministério de Saúde Pública de Cuba, anunciou a decisão de interromper sua participação no Programa Mais Médicos, que se dava por meio de Termo de Cooperação Técnica com Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, sendo esta uma decisão irrevogável do Governo de Cuba.

A Coordenação da Atenção Básica e do Programa Mais Médicos da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a população das áreas e Usuários das Unidades Básica de Saúde que os profissionais médicos Cubanos faziam seus atendimentos, os mesmos irão interromper as suas atividades a partir de hoje para que possam se organizar para sua saída do Brasil e é sempre oportuno destacar a importância e a diferença que fizeram na melhoria dos atendimentos Básicos em nosso município nesses cinco anos de programa, além de nosso reconhecimento e agradecimentos, devemos a eles nesse momento todo nosso apoio e compreensão.
                                       
Outrossim, informamos que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e nas Equipes de Estratégia de Saúde da Família, onde os mesmos eram lotados, terão seus atendimentos Médicos normalizados a partir do dia 10 de dezembro do corrente ano, com os novos profissionais que irão substitui-los.

Gabinete do Secretário de Saúde do município de Bacabal, Estado do Maranhão, em 21 de novembro de 2018.
Silas Duarte de Oliveira
Secretário Municipal de Saúde

Prefeito divulga nota de pesar pela morte do ambientalista Antonio de Manico


Justiça Eleitoral marca diplomação do prefeito eleito Edvan Brandão


O juiz Jorge Antonio Sales Leite, Diretor do Forum de Bacacabal e Juiz Eleitoral da 13ª Zona, decidiu há poucos instantes sobre a diplomação do prefeito eleito Edvan Brandão e da vice-prefeita Graciete Trabulsi Lisboa.

A solenidade de diplomação será realizada segunda-feira (26) às 16h30, no auditório do Tribunal do Júri, no Forum de Bacabal. 

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem foi realmente eleito e entrega o diploma devidamente assinado. É após a diplomação que os eleitos se habilitam a tomar posse no cargo para o qual concorreram e a exercer o mandato.
A Diplomação está prevista no art. 215, da Lei nº 4.737/65 (Código Eleitoral - CE) e deve ser realizada perante a autoridade judiciária que foi responsável pela totalização dos resultados da eleição.


Projeto Social “Madre Rosa” comemora 20 anos em Bacabal.

Reportagem exibida na programação da TV Difusora/SBT (Canal 02)

    

11° edição do Troféu Bacaba 2018

Reportagem exibida na programação da TV Difusora/SBT (Canal 02)

Danilo Alves após desobedecer a ordem de parada da Policia Militar, foi detido e com o mesmo foi encontrado alguns frascos de loló.

Reportagem exibida na programação da TV Difusora/SBT (Canal 02)

Um motociclista embriagado provocou um acidente no Novo Bacabal na noite de terça-feira (20) e ainda resistiu em ser atendido pela equipe do SAMU.

Reportagem exibida na programação da TV Difusora/SBT (Canal 02)

MDB DE BACABAL REALIZA CONVENÇÃO PARA REELEGER O DEPUTADO FEDERAL JOÃO MARCELO COMO PRESIDENTE


Pelo menos em Bacabal o partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) continuará sob o controle do senador João Alberto Souza no Estado do Maranhão.Alberto enfrente forte resistente a nível regional para se manter como chefe-maior da legenda, inclusive do seu rebento adotivo político - deputado estadual Roberto Costa - mas, reemplacará o filho biológico - deputado federal reeleito João Marcelo - como presidente do diretório do município.

A convenção do MDB acontecerá neste domingo, 25, no período das 09 da manhã às duas horas da tarde, no plenário da câmara de vereadores de Bacabal, e elegerá, também, os membros efetivos e suplentes do diretório e da comissão executiva municipal, para o biênio 2018/2019.

Do Abel Carvalho

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Semed realiza ações para adequar Ano Letivo de 2019



A secretaria municipal de educação (Semed) vem intensificando suas ações, de modo a garantir uma educação de qualidade para todos os alunos da rede.

Nesse sentido a equipe técnica que compõe a coordenação pedagógica realizou uma série de visita às escolas, no período de 5 a 12 de novembro, como o objetivo de monitorar as atividades escolares, bem como levantar a estimativa de matrículas e das necessidades específicas de cada escola para o ano letivo de 2019.

A meta é elaborar ações adequadas para cada situação e, assim coordenar o planejamento, a operacionalização e o monitoramento de ações pedagógicas em todas as unidades de ensino da rede pública municipal de Bacabal.




terça-feira, 20 de novembro de 2018

Vereador Dedê da Trizidela enaltece a mesa redonda sobre racismo e consciência negra, realizada pela SEJUV de Bacabal



  
A mesa redonda que foi realizada na manhã de segunda-feira, 9, no auditório do Fórum de Justiça Deusimar Freitas de Carvalho, foi uma oportunidade de se discutir temas relacionados ao Racismo e suas vertentes.

O encontro foi celebrado com a presença de profissionais conceituados no assunto que, ministraram palestras com tópicos autuais e relevantes. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Juventude, que tem a frente da pasta, o competentíssimo professor Marcos Ferreira.

O evento que também contou com apresentações de capoeira e maculelê foi marcante pelos traços fortes que essas danças deixaram na história.


O vereador Dedê da Trizidela esteve presente e agradeceu o convite recebido pela coordenação da SEJUV. “Eu me sinto honrado em ter recebido este convite. Parabenizo o professor Marquinhos e o Leonardo Silva por este grande trabalho que a SEJUV vem desenvolvendo em nosso município. Hoje esse encontro combatendo o Racismo foi muito importante. Serve para esclarecer os nossos jovens sobre ter conhecimento dos nossos direitos”.

Da assessoria


Dia Nacional da Consciência Negra | Mensagem do Vereador Dedê da Trizidela


Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil.

Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Peço a todos os meus amigos e irmãos bacabalenses que reflitam sobre esta importante data e percebam o quanto ainda precisamos avançar no tocante a este assunto.

Dedê da Trizidela
Vereador


Jocimar Aquino declara que entrará na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores de Bacabal


 

Jocimar Aquino, 39 anos de idade ou “Professor Aquino” ou ainda “O amigo de sempre” é uma liderança política/comunitária que reside no Bairro Santos Dumont. Filho do casal Ana Maria Aquino e João Araújo, Há muitos anos militando no esporte amador de nossa cidade, Aquino construiu uma identidade sólida e de um homem que tem o serviço voluntário e abnegado como sua marca.

Já foram vários torneios de futebol, bingos beneficentes, ações sociais, e outros serviços prestados aos moradores do Bairro Santos Dumont e adjacentes. Em 2018 o 1º Torneio “Amigos de Aquino” abrangeu um total de 19 Bairros que foi dividido em 23 times. O torneio foi um sucesso.



Homem de opinião formada e sempre decidido em suas posições, sempre atuou de forma significativa na política de Bacabal. Mas para 2020 ele pretende entrar na disputa para uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores. A decisão foi recebida por muitos com aplausos e automaticamente já houve muitas manifestações de apoio.

“Tudo tem o seu tempo determinado! Acredito que chegará o tempo em que terei a oportunidade de mostrar ainda mais o compromisso que tenho com as comunidades que há anos trabalho. Meu trabalho social me fez enxergar o quanto necessitamos de um olhar especial por parte dos nossos políticos. Ao anunciar minha intenção ao cargo de vereador, fiquei muito feliz por receber o apoio de minha família e amigos que conhecem o nosso trabalho,” disse.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

SEJUV de Bacabal realiza mesa redonda sobre racismo e consciência negra



O evento que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 9, foi marcado por apresentações culturais, palestras e debates sobre a temática. Estudantes, representantes de movimentos culturais, acadêmicos e professores, marcaram presença no encontro.

Um mural com fotos de algumas personalidades de Bacabal foi apresentado.


Liderados pelo instrutor de capoeira Onivaldo de Assis, crianças que participam do grupo de capoeira do bairro Vila da Paz “Catadores de direita”, fizeram a abertura com canções que retrataram a o período de escravidão e a influencia da capoeira nos momentos de luta e resistência.

O secretário de juventude Marcos Ferreira Silva explicou a importância de se discutir temas relacionados ao Racismo e Consciência Negra.  “Hoje é um dia de reflexão, um dia em que nós estamos colocando temas que são relevantes para nossa vivência em comunidade. Falar da luta contra o racismo creio que deve ser uma ação diária. Que possamos aproveitar esse momento para agregar conhecimentos e valores. A secretaria de Juventude em nome da Prefeitura Municipal de Bacabal agradece a presença de todos”.


A professora Cristina Miranda (CESB – UEMA), ministrou uma palestra conceituando o que é o Racismo e injúria racial. Ela esclareceu ao público presente sobre a importância de se conhecer bem a legislação para usufruir de suas garantias. O Racismo Institucional foi outra ênfase abordada pela palestrante. Essa modalidade de Racismo acontece quando instituições e/ou organizações fazem promoção de cargos baseados na cor, cultura, origem racial ou étnica.

Gleiciane Brandão (UFMA - Codó) demonstrou através de suas pesquisas, dados e informações que revelam a forma pejorativa como os negros foram tratados ao longo de anos pela teledramaturgia (Novelas). Ela também explicou que os livros didáticos do Brasil e Cabo Verde (locais de pesquisas) quando falam sobre os negros, costumeiramente os apresentam apenas como escravos.


No final, uma apresentação de maculelê (dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena) foi realizada por alunos da Unidade de Ensino Fundamental Alice Mendes. O professor William Cutrim, fez uma explanação sobre a origem da dança.

O vereador Dedê da Trizidela enalteceu a iniciativa da SEJUV em promover a mesa redonda. Para ele ter conhecimento sobre o assunto, resulta em providências que podem ser tomadas em razão das garantias constitucionais.

Fotos : Melquisedeque Morais / Assecom
Texto: Wanderson Ricardo / Assecom 

Prefeito de Bacabal comemora vitória em praça pública



Nos dias 17 e 18 (sábado e domingo) últimos, a população de Bacabal comemorou em praça pública a vitória do prefeito Edvan Brandão, escolhido por 51,21% dos eleitores na eleição suplementar do dia 28 de outubro. 

A comemoração foi realizada no Centro Cultural em dois dias. No primeiro foi apresentado um show com cantores de música gospel Kleber Lucas e Joel Mistokles.  

No domingo, além das atrações locais Los Magos, Fofa do Forró e Santiago Cantor , se apresentaram no Centro Cultural o fenômeno Jonas Esticado e Iohannes.  

Crédito das fotos: Melquisedeque Morais.