sábado, 29 de setembro de 2018

Homem é preso por tentativa de homicídio pela Polícia Civil de Dom Pedro-MA



Na manhã de quarta-feira, 26, a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Dom Pedro-MA, sob o comando do Delegado Humberto Alves Júnior, deu cumprimento ao mandado de prisão expedido contra Antonio Raineudo da Silva Vale, o qual desferiu 5 (cinco) golpes de faca em seu companheiro Jucélio Assis Barbosa, após um desentendimento entre eles, fato este acontecido em janeiro de 2018.

Feita a representação por prisão preventiva pela tentativa de homicídio praticada por Antonio Raineudo, este foi capturado nas proximidades da Praça das Bombas, em Dom Pedro-MA, pela equipe de captura composta pelos investigadores Jackson Douglas e Evandro Amorim.

Raineudo foi encaminhado ao Centro de Ressocialização de Presidente Dutra/MA.

Residência é alvo de disparo de arma de fogo na Vila Santa Inês em Bacabal.

TV Difusora canal 02/SBT

Carlos Renato, Titular da Delegacia Regional de Bacabal, concedeu entrevista sobre o homicídio ocorrido na cidade de Vitorino Freire-MA, que tem como suspeito, o delegado Marcelo Magno.

TV Difusora canal 02/SBT

“Marquinhos” da Vila Frei Solano foi preso pela suspeita de ter praticado um arrombamento à residência.

TV Difusora canal 02/SBT

Elemento conhecido como “Cheiroso” foi preso pela PM e apresentado no 1º DP de Bacabal. O mesmo estava armado com um revolver e também tinha um mandato de prisão em aberto.

TV Difusora canal 02/SBT


Programa "Mais leite" de autoria do vereador Coronel Egídio, candidato a deputado estadual (15123), que irá beneficiar crianças, idosos e gestantes, foi protocolado na câmara municipal de bacabal.



O programa “Mais Leite” de autoria do Vereador Coronel Egídio, candidato a Deputado Estadual (15123), destina-se as famílias em situação de vulnerabilidade social e buscará combater as doenças causadas  pela falta ou excesso nutricional, contemplando nossas crianças, lactantes e idosos bacabalenses e tem como objetivo contribuir para a erradicação da desnutrição e subnutrição, atuando preventivamente como forma de políticas sociais que visem a redução do risco de doença relacionadas à alimentação.

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria de Assistência Social ficarão responsáveis pela gerência e promoção do programa, onde farão a aquisição (compra) do produto e o cadastramento das pessoas comprovadamente impossibilitadas financeiramente.

Serão beneficiadas as famílias de baixa renda e que se enquadrem as condições estabelecidas pelo programa.

Será firmada uma parceria com os pecuaristas produtores de leite, tendo em vista que Bacabal é um dos maiores produtores de leite do estado e região do Médio Mearim, onde estes poderão fornecer o leite ao custo menor em contrapartida ter um abatimento com seus tributos pago ao município.


Escola de música realiza o projeto “Jovem Guarda”


Na noite de quinta-feira, 27, a escola de música Maestro Almir Garcez Assaí realizou a culminância de mais um projeto que faz parte do calendário de atividades da escola. Intitulado “Projeto Jovem Guarda” 250 alunos tiveram bom aproveitamento no módulo. O projeto busca valorizar, difundir, e discutir o movimento musical que marcou o país não apenas na música, mas no comportamento de toda uma geração.

Foi uma noite de muitas emoções onde os alunos recordaram os grandes sucessos da música popular brasileira que marcaram época.

Logo na abertura do evento a banda Santa Cecília embalou o público presente, formado por pais de alunos e amantes da música nacional, com um Medley formado por canções da jovem guarda. Em seguida o Coral da escola de Música cantou uma canção em referência ao movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio.


Victor Emanuel, maestro e gestor da escola, destacou o objetivo do projeto. “nosso objetivo é vivenciar essas músicas; principalmente os alunos mais jovens que não tiveram oportunidade de escutar essas músicas. Então, a gente, procurou através dos nossos professores mostrar como foi bela essa época. Uma época onde tínhamos músicas de qualidade, uma letra mais sentimental, não existia uma apelação sexual como hoje temos.”

Para a aluna Jacielen Mendes, de 18 anos, o projeto é um incentivo para desenvolver os talentos. “além de trazer aquelas músicas antigas da jovem guarda, o objetivo também é fazer com que os alunos possam participar - mostrar os talentos que temos aqui na escola.”

“Por participarmos da escola de música, não podemos ficar só no presente como também no passado. Cito, por exemplo, Roberto Carlos, Vanderleia que eu adoro o estilo dela, a forma como ela tocava, cantava e dançava. Então a escola de música envolve tudo isso! Envolve esse resgate”, Frisou a aluna Ana Lúcia de 40 anos.

As alunas do curso de violão iniciante – Irismar Pereira 48 anos e Marise Vieira de 54, formaram a dupla “Eu & Ela” que se apresentaram com a música “A desconhecida” de Fernando Mendes.

O público vibrava e aplaudia cada apresentação.


Gabriel Moraes de 15 anos interpretou o “Rei do Brega” Reginaldo Rossi, com a música “A Raposa e as Uvas”. Ainda teve outras apresentações que trouxeram a memoria, as canções de Roberto Carlos, The Fevers, Sérgio Reis, Leno e Lilian e Carlos Gonzaga.

A secretária de Cultura, Marcela Ferreira e Silva, disse em entrevista a nossa reportagem que: “A escola de música Maestro Almir Garcez Assaí idealizou e realizou esse projeto, levando esse conhecimento da música popular brasileira em outros tempos, aos nossos alunos. Uma música muito prazerosa de ouvir e que marcou a história de muitas pessoas entre as décadas de 1960 a 1980”.


Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.

HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/


sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Mais de 100 toneladas de arroz e milho são entregues batidas para agricultores de Bacabal



A Prefeitura de Bacabal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, fez a bateção de 93.640 quilos de arroz e 12.790 quilos de milho e os entregou no ponto para serem comercializados pelos agricultores de vários povoados bacabalenses.

A bateção é um procedimento para limpeza tanto do arroz quanto do milho.  No caso do arroz é descartada palha e os cachos  ficando os grãos livres de impurezas.  No caso do milho, é retirada a palha e resta a espiga sem impurezas.  O incentivo da Secretaria de Agricultura é oferecer maquinário e pessoal para a bateção, como explica o secretário de Agricultura Inaldo Nascimento: “Se não fosse essa assistência da Administração de Bacabal, os nossos agricultores estariam penando e tendo que fazer a bateção ainda no sistema do jirau de madeira”.


Foram beneficiados agricultores dos povoados Boa Vista da Taba, Alto Alegre do Acelino, e povoado Bomba.  A produção foi colhida pelos agricultores no sistema manual e depois de submetida à bateção é devolvida a eles para comercializarem livremente, tendo em mãos um produto com valor de mercado e sem que tenham tido nenhuma despesa nesse processo.  Se tivessem que pagar pelo serviço, os agricultores gastariam uma fortuna. O preço para  a bateção de um saco é de R$ 7,00 se multiplicarmos pelos 2.295 sacos de arroz e milho batidos pela secretaria de Agricultura, temos o valor de 16 mil e 65 reais.

Povoados contemplados pela ação

No povoado Boa Vista da Taba, foram batidos 495 sacos de arroz e 130 sacos de milho, o que equivale a 22 toneladas 275 quilos de arroz e 7 toneladas e 800 quilos de milho.  No povoado Bomba a produção de arroz batida foi de 114 sacos de arroz o que equivale a 5 toneladas e 150 quilos.  A maior produção foi em Alto Alegre do Acelino, onde foram batidos 1.300 sacos de arroz o que equivale a 58 toneladas e 500 quilos, além de 63 sacos de milho o correspondente a 3 toneladas 780 quilos. Em Lagoa Perto, a produção beneficiada foi de 100 quilos de arroz. No povoado Luziana foram batidos 73 sacos de arroz e 20 sacos de milho, o equivalente a 4 toneladas 485  quilos.



quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Delegado suspeito de homicídio é afastado de DP em Vitorino Freire


Foi afastado da função de titular da delegacia da cidade de Vitorino Freire o delegado Marcelo Magno Ferreira e Souza. Ele é suspeito de matar um homem identificado como Jobert de Jesus. O crime ocorreu durante a festa em comemoração ao aniversário da cidade que completou 66 anos no dia 25 de setembro. O delegado alegou que o disparo de arma de fogo teria sido acidental.

Não há informações se a vítima e o autor do disparo tinham algum tipo de rixa. Inicialmente, Marcelo Magno ficará preso por 30 dias na capital. A partir de agora as investigações em torno desse caso, serão conduzidas pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP). A delegacia de Vitorino Freire deve receber um novo delegado titular nos próximos dias.

Do MA10


Hidroginástica e Zumba movimentam os idosos e cadeirantes do Centro de Convivência Social


 

Os idosos e cadeirantes da periferia de Bacabal dispõem de um centro onde podem praticar hidroginástica e zumba, como forma de melhoria na qualidade de vida. Essa ação que beneficia os idosos é promovida pela Prefeitura de Bacabal, através da Secretaria de Assistência Social, no Centro de Convivência Social – CCS.

O CCS instalado na Estrada da Bela Vista, tem uma grande área, pensada para abrigar os idosos nas mais diversas atividades. Uma ampla piscina possibilita que os profissionais da secretaria de Assistência Social atendam os idosos e cadeirantes executando todos os exercícios físicos necessários para cada caso. Muitos dos participantes da hidroginástica do CCS não teriam acesso a esse benefício caso tivessem que pagar pelo serviço. Alguns deles fazem a hidroginástica por recomendação médica para que consigam viver dignamente com os problemas de saúde de que são portadores.

Hidroginástica  e zumba na terceira idade

Nessa fase da vida, o corpo passa por várias transformações como declínio de massa muscular e queda na capacidade aeróbica. A prática da hidroginástica ajuda a superar essas limitações de maneira prazerosa, permitindo que os idosos tenham mais disposição, trabalhando também a coordenação motora e exercitando os sistemas cardiovascular e muscular.

 

Praticando exercícios na piscina do Centro de Convivência Social os idosos tem diminuído o risco de lesões, porque além de estarem num ambiente com a água em temperatura adequada, tem o acompanhamento constante dos profissionais da Secretaria de Assistência Social.

A prática da zumba é também indicada para pessoas da terceira idade, une atividade física com coreografias. No Centro de Convivência Social, os idosos praticam zumba com movimentos adaptados para a idade deles e sempre com o acompanhamento dos profissionais. Em ritmo sempre animado, o exercício desenvolve a autoestima e proporciona melhora na qualidade de vida dos idosos. 


“A nossa luta continua contra o aumento abusivo da taxa de iluminação pública em bacabal, conforme ação judicial (n.12259/18) na Procuradoria Geral de Justiça,” afirma o vereador Coronel Egídio, candidato a deputado estadual (15123).



Na manhã de segunda (25), o Vereador Coronel Egídio reuniu-se com o Procurador Geral do Estado e a Assessoria Jurídica para debater sobre o Aumento abusivo da taxa de Iluminação Pública na cidade de Bacabal.

Onde o mesmo ingressou com a ação judicial solicitando a Inconstitucionalidade da Lei que foi aprovada na Câmara Municipal em um Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito, José Vieira Lins, que aumentou a taxa de Iluminação Pública em mais de 100% causando um prejuízo às famílias Bacabalenses, às indústrias e o comércio de uma forma geral.

Esse aumento chega até 350%.

“É um absurdo, está em vigor há 7 meses e a arrecadação pública da taxa de iluminação pública na nossa cidade chega o valor de 870 mil reais por mês”, disse.

O Vereador Coronel Egídio, confirma que não vai desistir dessa luta. Diz também que pertence a um partido político, tem seus posicionamentos e convicções que estará sempre ao lado da sociedade. “A justiça tarda mais não falha! A luta continua!” Finalizou.




Mutirão do Glaucoma ocorre neste sábado, 29, no Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias, em Bacabal.


Ação de caráter preventivo permite a detecção precoce da doença, ajudando no tratamento mais rápido e adequado, evitando a perda da visão



A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Bacabal, realizarão neste sábado, 29 de Setembro, a partir das 08 horas da manhã, no Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias, mutirão de oftalmologia para diagnóstico e tratamento do glaucoma.

A ação consiste no procedimento de exames de medição da pressão dos olhos, além da avaliação do fundo de olho para o diagnóstico da enfermidade, sendo que os pacientes que apresentarem o quadro de glaucoma receberão o tratamento gratuitamente.

Consultas, exames e a entrega de colírio, nos casos diagnosticados de glaucoma, são disponibilizados no mutirão. Após estes procedimentos básicos, caso haja confirmação da doença, o paciente é encaminhado ao tratamento. Para ser atendido é preciso apresentar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Os interessados precisam apresentar xerox da identidade e do cartão do SUS.

Para a secretário de saúde de Bacabal, farmacêutico-bioquímico Silas Duarte de Oliveira, a realização dos mutirões amplia o acesso ao tratamento oftalmológicos e evita a perda da visão. “A nossa obrigação é com o bem estar e com a garantia dos direitos da população bacabalense, especialmente a mais carente. Por isso, combatemos esta doença com a realização de mutirões, disse.

A ação de caráter preventivo permite a detecção precoce da doença, o que contribuiu para o tratamento mais rápido e adequado, evitando a perda da visão. Considerada uma doença silenciosa e assintomática, o glaucoma causa danos ao nervo óptico, geralmente por causa do aumento da pressão.

E este ano, por iniciativa da diretora do Centro de Especialidades, assistente social Aline Soido, aos pacientes beneficiados com o mutirão será oferecido um, lauto café da manhã. Soido explica a ação como um pedido do prefeito Edvan Brandão de Farias, que, segundo ela mesma, demonstra, assim, profunda acepção a ação empreitada pela Semus.

SOBRE O GLAUCOMA

O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é cegueira irreversível. O fator de risco mais relevante e estudado para o desenvolvimento da doença é elevação da PIO . Os valores normais situam-se entre 10-21 mmHg.

Quando a PIO está aumentada, mas não há dano evidente do nervo óptico nem alteração no campo visual, o paciente é caracterizado como portador de glaucoma suspeito por hipertensão ocular (HO). Quando a PIO está normal e o paciente apresenta dano no nervo óptico ou alteração no campo visual, ele é classificado como portador de glaucoma de pressão normal (GPN).
Exceto no glaucoma de início súbito, chamado glaucoma agudo, a evolução é lenta e principalmente assintomática.

Essa doença afeta mais de 67 milhões de pessoas no mundo, das quais 10% são cegas (acuidade visual corrigida no melhor olho de 0,05 ou campo visual com menos de 10 graus no melhor olho com a melhor correção óptica) (2). Após a catarata, o glaucoma é a segunda causa de cegueira, sendo, porém, a principal causa de cegueira irreversível.

No Brasil, há escassez de informações quanto à prevalência do glaucoma. A maior parte dos estudos mostra prevalência de 2%-3% na população acima de 40 anos.

Vários fatores de risco, além da PIO aumentada, já foram identificados: idade acima de 40 anos, escavação do nervo óptico aumentada, etnia (negra para o de ângulo aberto e amarela para o de fechamento angular), história familiar, ametropia (miopia para o de ângulo aberto e hipermetropia para o de fechamento angular) e pressão de perfusão ocular diminuída.

O glaucoma pode ser classificado da seguinte forma : glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), glaucoma de pressão normal (GPN), glaucoma primário de ângulo fechado, glaucoma congênito e glaucoma secundário.

O GPAA, forma mais comum de glaucoma, é diagnosticado por PIO superior a 21 mmHg, associado a dano no nervo óptico ou a defeito no campo visual compatível com glaucoma e ausência de anormalidades na câmara anterior e de anormalidades sistêmicas ou oculares que possam aumentar a PIO.

SERVIÇO

Mutirão do Glaucoma
Local de atendimento: Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias
Sábado (29) a partir das 08 horas da Manhã

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Vereador Dedê da Trizidela tem requerimentos aprovados na câmara de Bacabal.


Sempre atuante e ao lado do povo, o vereador Dedê da Trizidela (MDB), tem mostrado para que veio. Durante a última sessão solene do dia 19, foram três requerimentos aprovados e alguns dos pedidos já executados. Como é o caso do poço artesiano do bairro Trizidela. Bairro este que, há anos vinha sofrendo com a falta de água.

O vereador Dedê argumentou que: “Faz-se necessário à realização desta obra para solucionarmos a problemática existente e proporcionarmos aos moradores da localidade, acesso à água de qualidade”.

As outras proposições tratavam sobre a questão da limpeza, manutenção e revitalização das Praças Públicas: Capitão José Antônio, São Jorge e Miguel Cunha no bairro da Trizidela. E também sobre a construção de um Playground na praça de Santa Terezinha.

O vereador Dedê da Trizidela reafirma seu compromisso com a população de Bacabal e garante que sempre estará a disposição da comunidade. “O cargo eletivo não mudou o Dedê. Estou sempre nas ruas e conheço de perto todas as reivindicações. Agradeço aos meus colegas que nesta casa, foram a favor de nossas reivindicações. Agradeço ao nosso Prefeito Edvan Brandão também, pela sensibilidade que tem com as comunidades mais carentes de nossa cidade. Vamos continuar sempre em defesa do nosso povo querido de Bacabal,” afirmou.

Setembro Vermelho: UBS do Juçaral desenvolve ações voltadas à saúde do coração.


Antes do outubro rosa e do novembro azul - campanhas associadas, respectivamente, aos combates do câncer de mama e do câncer de próstata - nós temos em setembro o mês destinado à cor vermelha, sabia? Ação social voltada aos cuidados do coração, o Setembro Vermelho pretende diminuir consideravelmente o número de casos de infartos, derrames e outras complicações cardiovasculares, que ainda são uma das maiores causas de mortes no mundo.

A prefeitura municipal de Bacabal, por determinação do prefeito Edvan Brandão, também se engajou nesta campanha, através de sua secretaria de saúde, que tem como titular o farmacêutico-bioquímico Silas Duarte de Oliveira, que ordenou que todos os núcleos da sua pasta se envolvessem na mobilização, que tem cunho nacional.

A Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Juçaral, cuja diretora a gestora em saúde Ana Márcia, foi uma das células da secretaria que desenvolveram ações voltadas para o Setembro Vermelho, mobilizando os pacientes que já estão sob os seus cuidados, assim como os demais moradores da sua área de atuação.

A ação teve como convidados as estagiárias e estagiários da Faculdade Pitágoras, alunos dos cursos de enfermagem e farmácia, e como perceptoras de enfermagem Lady Dahyanny e de farmácia Ana Paula - respectivamente, e aconteceu ontem, terça-feira, dia 25.

Entenda essa campanha

Idealizada em 2014, pelo "Instituto Lado a Lado Pela Vida", a campanha escolheu setembro por se tratar do mês em que acontece o Dia Mundial do Coração, 29/09. Segundo a entidade, a conscientização sobre as doenças cardíacas é vital para controlar o número de óbitos relacionados ao órgão, que chega a 43% no mundo. Ainda, de acordo com a instituição, o Setembro Vermelho ressalta à importância de aderirmos bons hábitos de vida para fortalecer o músculo de maneira natural e saudável.

Cuide do seu coração: saiba como ficar longe dos riscos de infarto

1 - Alimentação equilibrada: Quanto mais optar por uma alimentação natural, livre de conservantes e compostos químicos, mais saudável se torna o seu organismo. Além disso, alguns alimentos são diretamente relacionados com o bem-estar cardíaco, tais como: aveia, azeite de oliva, salmão, atum, suco de uva integral, maçã e as oleaginosas. Esses alimentos são ricos em fibras alimentares que atuam no controle do colesterol e da pressão arterial, prevenindo as doenças cardiovasculares.

2 - Faça um check-up anualmente: Todos os exames são necessários, pelo menos uma vez no ano. E, dependendo da idade, esse espaço de tempo pode diminuir. Ter um acompanhamento médico é fundamental para ver o desenvolvimento do organismo no decorrer dos anos. Além disso, um check-up completo pode ajudar a descobrir doenças antes que o estado dela se agrave, facilitando o tratamento.

Segundo os especialistas em cardiologia, o intervalo de tempo depende da condição ou estado de saúde de cada indivíduo bem como o histórico familiar: "O cardiologista determinará o tempo ideal de retorno, que pode variar entre meses ou algumas semanas. Após os 40 anos de idade, recomenda-se consulta anual", explica o profissional.

3 - Pratique esportes: Uma caminhada leve, andar de bicicleta, natação... Dos esportes mais simples aos mais complexos e intensos, como o crossfit, por exemplo, qualquer atividade regular irá beneficiar a saúde do coração. Isso porque os exercícios físicos ajudam a controlar a frequência cardíaca, combatem a obesidade, também equilibram os níveis de colesterol no sangue e diminuem o estresse.

4 - Mantenha o peso ideal: Você sabe qual é o seu peso correto? Você pode descobrir calculando o seu IMC (Índice de Massa Corporal) e, aliado a isso, ter um acompanhamento profissional para formular as refeições de acordo com as suas necessidades. A obesidade está relacionada com a saúde do coração e deve ser combatida com uma alimentação saudável.

5 - Fique longe do cigarro e outras toxinas: Fumar é um hábito totalmente contrário à proposta de ser saudável, uma vez que o tabaco pode aumentar a pressão arterial e contribuir com o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.


terça-feira, 25 de setembro de 2018

Copa professor Ivanildo Santos é recorde de público e um marco histórico no futebol amador de Bacabal.

TV Difusora canal 02/SBT



O arquivo verdade relembra a sociedade bacabalense de um passado não tão distante, sobre como foi agudo o sofrimento dos moradores dos bairros São Raimundo e Alto da Assunção.

Herança maldita deixada pela gestão cassada, que ficou com as chaves dos cofres públicos durante 1 ano e 6 meses e não teve a probidade administrativa para sanar os problemas de infraestrutura destes bairros.

Lei da Ficha Limpa retira 173 candidatos das eleições de outubro





Dos 29.101 candidatos que pediram registro, a Justiça Eleitoral rejeitou 1.888, o que representa 6,5% do total. Segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 173 candidatos foram julgados inaptos por causa da Lei da Ficha Limpa, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputaria o Palácio do Planalto pelo PT.

A falta de requisitos para registro – como a não comprovação de pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral e filiação partidária – foi o principal motivo para indeferimento de candidaturas – 75,46% do total de pedidos. Treze candidatos foram considerados inaptos a disputar as eleições por abuso de poder e outros cinco por gasto ilícito de recursos.

A Justiça Eleitoral confirmou 27.213 candidaturas, um crescimento de 4% em relação a 2014, quando 26.162 disputaram as eleições gerais – presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital. Até agora, 682 candidatos renunciaram e três morreram.

Embora a corrida presidencial seja a mais discutida no país, a eleição para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) é a mais disputada: são 40,88 candidatos por vaga. A Câmara Legislativa tem 24 cadeiras e se apresentaram 981 concorrentes.

As 26 assembleias legislativas têm 1.035 cadeiras e 17.950 candidatos, o que dá em média 17,34 concorrentes por vaga. Para as 513 vagas na Câmara dos Deputados, são 8.595 postulantes (16,75 por vaga).

Do total de candidatos, 13 disputam a Presidência da República, 202 concorrem a governador dos 26 estados e do Distrito Federal e 358 postulam o Senado. Neste ano, estão em disputa duas cadeiras de senador por estado, totalizando 54 vagas.
O PSL foi o partido que lançou o maior número de candidatos país afora – 1.543, 5,3% do total. Além do presidenciável Jair Bolsonaro, 942 concorrem a deputado estadual, 488 a deputado federal, 24 a deputado distrital, 22 a senador, 14 a governador, 11 a vice-governador e 41 a suplente de senador.

Na sequência vêm o PSOL, com 1.347 concorrentes e o PT, com 1.309 candidatos. Além do presidenciável Guilherme Boulos, o PSOL lançou candidatos a governador em 25 estados. O PT tem candidato a presidente, Fernando Haddad, e disputa 16 governos estaduais.

Por Agência Brasil


Secretaria da Juventude realiza Aulão preparatório para o Enem e Paes


Os Alunos da rede estadual de ensino que irão tentar o Enem e o Paes/Uema vão receber no próximo final de semana, uma dose gigante de conhecimento.
A secretaria da Juventude de Bacabal vai oferecer o Aulão Aprova Sejuv. O evento será realizado em dois dias, no sábado (29) pela manhã e a tarde e no domingo (30) pela manhã. Os alunos receberão lições sobre Obras Literárias, Matemática, História, Física, Redação e Espanhol.

O professor Marcos Ferreira Silva, secretário de Juventude e um dos instrutores do Aulão Aprova Sejuv explica: “O objetivo é capacitar os alunos da escolas do estado que são concludentes do Ensino Médio com uma dose diferenciada de informação para que eles consigam fazer uma boa prova do Enem ou do Paes/Uema”.

A primeira etapa do Aulão Aprova Sejuv será realizada no auditório do Colégio Militar Tiradentes, a partir das 8 horas da manhã do sábado (29). 

Secretaria de Desenvolvimento Social entrega CREAS reformado em Bacabal



O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, foi entregue novamente funcionando para a comunidade depois de uma ampla reforma. A solenidade foi presidida pela secretária de Assistência Social, senhora Ivaneide Farias e prestigiada pelo vereador Venâncio do Peixe que representou o Poder Legislativo, além de servidores do órgão.

Localizado na BR 316, o CREAS não passava por nenhuma reforma desde a sua inauguração, como afirma a Coordenadora Leonice Costa: “Hoje é um dia muito importante porque o CREAS recebeu uma nova roupagem e assim podemos atender melhor a nossa comunidade.  Queremos cumprir bem a nossa missão que é principalmente atender as pessoas que sofreram violação de direitos.”

O CREAS serve para atendimento a pessoas que sofreram violação de direitos. Os principais objetivos são contribuir para o fortalecimento da família no desempenho da função protetiva; Processar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos e contribuir e preservar a integridades e as condições de autonomia dos usuários do CREAS.


Dentre os serviços ofertados pelo CREAS de Bacabal estão: serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI); Serviço especializado em abordagem social; Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade; serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias.

Para a psicóloga Juliana Francisca, a reforma do CREAS apresenta benefícios para os servidores e para  a comunidade: “Hoje estamos reinaugurando o CREAS para receber os usuários de uma forma mais qualificada, da criança ao idoso. Agora a casa está melhor preparada e esperamos atender a todos da melhor forma possível”. 

Vereador Coronel Egídio candidato a deputado estadual, desmente Fake News sobre sua desistência da candidatura e reafirma seu compromisso com o povo maranhense/bacalense.

O vereador Coronel Egídio, candidato a Deputado Estadual (15123), revela que estão sendo divulgadas notícias falsas (fake news) sobre a sua candidatura a deputado estadual. O mesmo confirma a sua candidatura e afirma que é um homem de coragem, garra, determinação e de serviços prestados à sociedade.

“Essas notícias (Fake) são em virtude do meu nome está crescendo em todo o estado do Maranhão e na minha cidade de Bacabal. Isso acaba causando uma insatisfação por parte de alguns políticos. Continuarei sempre em Defesa do Povo,”disse.

Morre em hospital bacharel em direito que agrediu a própria mãe

Roberto Elísio aparecia em vídeos agredindo a mãe, que sofre de Alzheimer. Imagem: arquivo/ Sistema Difusora


Morreu nesta segunda-feira (24) o bacharel em direito Roberto Elísio Coutinho de Freitas, acusado de agredir a própria mãe, de 84 anos, em maio do ano passado. O caso foi registrado por meio de vídeos, gravados pela companheira do acusado. Roberto teria passado mal no Sistema Prisional da capital maranhense e foi encaminhado até o Hospital Clementino Moura, o Socorrão 2.

Ele foi preso no dia 26 de maio no município da Raposa, após agentes da Polícia Civil e representantes do Ministério Público cercarem a residência onde morava com a mãe, em um condomínio de casas na região metropolitana de São Luís.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que o preso de 53 anos estava internado desde a noite da última sexta-feira (21) no Socorrão 2. A Seap esclareceu que Roberto Elísio estava recluso em cela destinada a internos com curso superior, na Penitenciária Regional de São Luís (PRSLZ), onde sentiu um mal-estar. “Ele foi prontamente atendido pela equipe de segurança interna prisional e levado ao hospital”, concluiu nota.

Em agosto do ano passado, Roberto Elísio participou de audiência de instrução presidida pela juíza Oriana Gomes, titular da 8ª Vara Criminal. À época, foram ouvidas testemunhas tanto de acusação quanto de defesa, além do próprio acusado. A defesa requereu que Roberto Elísio fosse conduzido para uma casa de internação, pedido que foi indeferido pela magistrada.

Do MA10


Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.

HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/



Nota de utilidade pública


A Polícia Civil informa o achado de um cadáver do sexo masculino, esqueletizado, nesta manhã do dia 24, no município de Peritoró-MA.

Familiares de pessoas desaparecidas podem entrar em contato com a Delegacia de Polícia de Peritoró - MA através dos telefones (99) 3649-1114 / (99) 99216-4392 ou pelo e-mail:dp.peritoro@policiacivil.ma.gov.br.

Com o cadáver foram encontrados relógio, chinelos e vestes que, a partir deste momento, estão disponíveis para reconhecimento por parte de eventuais familiares, no Instituto Médico Legal de Timon - MA.

O SAAE iniciou a execução da expansão do sistema de rede no Bairro São Francisco



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal iniciou ontem (24 de Setembro) a expansão do sistema da rede de Água na Rua Frei Américo no Bairro São Francisco.

Essa expansão está chegando às ruas e casas que antes não contavam com água encanada de forma nenhuma.

O SAAE reafirma o compromisso de Trabalhar dia e noite para levar água de qualidade aos lares de Bacabal.


Assessoria SAAE


segunda-feira, 24 de setembro de 2018

SAAE trabalha para melhorar cada vez mais o abastecimento de água em Bacabal


População tem testemunhado de perto os trabalhos realizados pela nova gestão do SAAE, que tem como diretor, Marcelo Almeida, visando melhorar o abastecimento de água em todos os bairros da cidade.

As melhorias no serviço de abastecimento de água em todo o município de Bacabal têm sido de forma constante, onde são feitas a manutenção nas redes de abastecimento, perfuração de novos poços, melhorando a cobertura do serviço na zona urbana e rural.

A equipe do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal vem trabalhando para oferecer cada vez mais um serviço de excelência para os seus usuários. 


Em pouco tempo da nova gestão, dois poços estão sendo perfurados; um terceiro será perfurado na Vila São João, além de novos planejamentos que estão sendo feitos para resolver o problema antigo da falta de água nos bairros do município. Por conta disso, a oposição tem realizado uma série de ataques sistemáticos contra a nova gestão da autarquia, os motivos são óbvios. Como não fizeram nada em um ano e seis meses, estão vendo resultados agora; - e os ataques são para diminuir os trabalhos realizados.

Ações do SAAE.

1 – Manutenção em todos os poços.

2 – Troca de parte elétrica.

3 – Mudança de tubulações sujas por outras novas.

4 – Desentupimento em pontas de redes das ruas.

Durante a perfuração dos novos poços artesianos, um carro pipa foi contratado para dar suporte aos usuários de bairros afetados. Até diante disso, a oposição acha que o SAAE fez errado, ou seja, os que antes não faziam nada acham o seguinte; “Quanto pior melhor”.


EM TEMPO: Durante a gestão anterior e cassada do ex-prefeito Zé Vieira, a emissora de propriedade do deputado comunista Carlinhos Florêncio (PCdoB), tinha um contrato com o SAAE no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Além de um contrato de uma retroescavadeira no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), por mês, detalhe é que a retroescavadeira nunca prestou um serviço ao SAAE, e que até o operador da máquina era funcionário fantasma da autarquia. Além de outras dezenas de funcionários fantasmas na folha de pagamento, sem contar que a gestão passada, também deu sumiço em vários documentos.

Redação/Vanilson Rabelo.