quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Dia Mundial da Árvore é comemorado em Bacabal com palestra em escolas e reflorestamento das margens do Rio Mearim



Em alusão ao dia 21 de setembro, Dia Mundial da Árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realizou na manhã desta quinta-feira, 20, uma palestra educativa sobre a importância de se plantar e preservar árvores para os alunos do Colégio Frei Solano.

Após a palestra, os técnicos da secretaria, juntamente com a direção, os professores e os alunos da escola na pessoa, fizeram o plantio de mudas diversas no pátio da unidade.

A palestra, que foi ministrada pela coordenadora de educação ambiental Patrícia Queiroz Rosa, teve como principal objetivo mobilizar os alunos para o grande símbolo, que é a natureza, que são as árvores, porque as mesmas filtram o nosso oxigênio, reduzem, a poluição do ar, nos dão sombras e frutos, e ainda são usadas na produção de ervas medicinais.


As árvores, também, previnem o assoreamento nas margens dos rios e contribuem no controle climático, por isso, é importante plantá-las e cultivá-las. As árvores são fundamentais.

Dia da Árvore

Em Bacabal O dia, em si, será comemorado com uma ação de reflorestamento, que acontecerá a partir das 08 horas da manhã, as margens do Rio Mearim. Na ação, que tem como objetivo a preservação do rio, serão utilizadas plantas nativas do próprio habitat.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.


Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.


Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realiza palestra sobre o Estatuto do Idoso.



Fazer uma abordagem temática e esclarecedora sobre o estatuto do idoso, Lei 10741/03, foi o objetivo da comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI) na manhã desta quinta-feira, 20, em uma reunião no auditório do Centro de Convivência Social (CCS), de Bacabal.

Com o tema Estatuto do Idoso – Sua aplicação após 15 anos de vigência, a advogada Ana Carolina realizou uma palestra analisando os principais pontos do estatuto, atualizando os presentes sobre as recentes alterações na Lei, como por exemplo: o atendimento preferencial especial para pessoas com mais de 80 anos. Ela citou também as garantias sobre plano de saúde, transporte interestadual e assistência social, dentre outros.


O coordenador da Casa dos Conselhos de Bacabal, José Antônio, explicou que o (CMI), promoveu essa atividade como sendo a primeira ação da recente e reestruturada comissão de conselheiros para o biênio 2018/2020. Ele também exaltou a importância do tema abordado. “Estamos trazendo conhecimento para capacitar todos os nossos idosos. Hoje exclusivamente tratando do estatuto do idoso. Garantia dos direitos que os idosos precisam conhecer, para trazer melhorias na qualidade de vida deles.”

Líder comunitária do Bairro Setúbal, a senhora Das Neves parabenizou a iniciativa. “Pra mim é muito gratificante participar desta reunião representando a minha comunidade. Aqui é que nós vamos discutir sobre os nossos direitos.”

Mariângela Oliveira, coordenadora administrativa do (CCS) disse que quanto ao estatuto, muitos idosos “não tem conhecimento do direito deles e nós estamos aqui para ajudar a esclarecer”, disse.

“São muitos direitos que nós devemos correr atrás”, exclamou a aposentada Antônia Lisboa, residente na Vila Coelho Dias. Ela também falou que o conhecimento adquirido na reunião, levará adiante para informar outras pessoas. “Como líder da pastoral do Idoso, preciso conhecer para repassar para os meus idosos”, finalizou.


Loja A Renovar lança promoção de aniversário de 25 anos!


A Renovar | Rua Magalhães de Almeida, 170, Centro – Bacabal – MA
Telefone: (99) 3621 – 1885 / 98216 - 0061

Programa ”meu primeiro emprego", requerimento do vereador coronel Egídio, candidato a deputado estadual (15123) aprovado na Câmara Municipal de Bacabal


 

O vereador Coronel Egidio, candidato a Deputado Estadual (15123), apresentou nesta quarta-feira (19), o requerimento referente ao Programa “Meu Primeiro Emprego”, onde este tem o objetivo de contribuir com os jovens bacabalenses no que se refere a sua inserção produtiva no mercado de trabalho. Esse programa é uma oportunidade ao jovem bacabalense de ter uma ocupação trabalhista, lhes tirando da ociosidade e lhe valorizando enquanto profissional e ser humano.

Esse projeto vai incidir diretamente naquelas famílias de baixa renda lhes possibilitando inclusão social, sendo também uma forma das empresas fazerem o seu marketing social e o cumprimento das suas obrigações tributárias. Além disso, visa à criação de postos de trabalho para os jovens, preparando-os para o mercado de trabalho e ocupações alternativas, geradoras de renda.

É importante ressaltar que a redução do tributo referente a taxa de iluminação pública poderá contribuir para a efetivação desse programa, tendo em vista que atualmente as empresas e comércios pagam, de acordo com seu consumo, valores que chegam a 350%.

Seduc realiza visita técnica em escola da zona rural


A equipe da Seduc visitou a Unidade Escolar Integrada Mãe Geniz



Colocada como prioridade na gestão do prefeito Edvan Brandão (PSC), a relação e a comunicação com as escolas da rede municipal de ensino é uma determinação desde o início do governo, para que, de fato, a administração possa, progressivamente, atender as demandas e dialogar com a comunidade educativa sobre o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc).

Nessa perspectiva, a secretária da Educação, Ivane Ramos, acompanhada de uma equipe composta por profissionais dos setores de alimentação escolar, transporte, infraestrutura, coordenação pedagógica, educação inclusiva, entre outros, realizaram uma visita técnica de acompanhamento em escolas da zona rural do município.

A primeira visita da série aconteceu no povoado quilombola de Piratininga, a Unidade Escolar Integrada Mãe Geniz.

Para Ivane, as escolas que estão mais distantes da sede do município necessitam de atenção redobrada. “Procuramos conversar com os profissionais das escolas, a exemplo dos dirigentes, professores, merendeiras, além dos alunos, para prestar contas das ações que já foram realizadas e, junto com eles, definir novas demandas prioritárias para o território”, destacou.


A visita técnica é uma estratégia de acompanhamento, que tem por objetivo aproximar toda a equipe da Seduc das unidades escolares. “Essas visitas serão realizadas constantemente, tanto nas escolas da zona rural, quando da zona urbana, onde acompanharemos in loco o trabalho que está sendo realizado pelos gestores e professores junto aos alunos e a comunidade. A nossa ida a estas escolas, além de nos permitir esse acompanhamento, tem como finalidade promover vistoria para sugerir futuras melhorias”, completou a secretária.


quarta-feira, 19 de setembro de 2018

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA PALESTRAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


A equipe da secretaria de Assistência Social de Bacabal está desenvolvendo ações de conscientização contra o suicídio. As ações fazem parte da campanha Setembro Amarelo.

Na manhã desta terça-feira (18) os beneficiados com a campanha foram os moradores de rua que são atendidos no Centro Pop, centro de referência especializado para atender pessoas vulneráveis que vivem nas ruas.

A equipe da secretaria de Assistência Social ofertou um café da manhã, com a realização de palestra sobre o tema. Segundo a psicóloga Greicy Sousa os dados da Organização Mundial de Saúde  apontam que “mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo 75% desses indivíduos moradores de países de baixa e média renda. Estima-se que no mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos. Hoje nós estamos aqui para conscientizar essas pessoas a fim de que possamos amenizar essa estatística, conscientizando sobre o valor da vida”.


Walter Silva, um dos atendidos ficou muito satisfeito: “A palestra foi muito gratificante, antes não tinha essas palestras, uma coisa bem feita e nós so temos a agradecer. Estamos no mês que devemos ficar atentos a tudo que está acontecendo, principalmente as pessoas que estão em estado de desespero, então é uma coisa que deixou a gente em estado de alerta”.

Para Leandro Fontenele, Coordenador do Centro Pop “A importância do setembro amarelo é principalmente prevenir o suicídio, especificamente o publico em situação de rua que nós temos aqui no centro, pessoas que estavam vulneráveis também quanto ao tema e que hoje receberam a orientação sobre o assunto”. 

Palestra no CRAS

Na segunda-feira (17) a campanha Setembro Amarelo foi implementada pelas servidoras do CRAS do bairro Juçaral. A efetivação das ações é feita em reuniões com pessoas da comunidade e a ministração de palestras de conscientização. 


 

terça-feira, 18 de setembro de 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE LANÇA O PROJETO BACABAL MAIS LIMPA



Com o slogan Bacabal mais Limpa – Cuide da sua cidade, se é público, também é seu a secretaria municipal de meio ambiente (Semmam) realizou, na manhã desta terça-feira, 18, o lançamento do Projeto Bacabal Mais Limpa. A iniciativa que visa levar conscientização sobre a importância de manter a cidade limpa, abordou motoristas, ciclistas e pedestres no centro comercial da cidade.

Adesivos e o Lixo Car (pequenas lixeiras em TNT), que são usadas na alavanca da marcha dos veículos, foram entregues em grande quantidade para população. Além é claro, de uma abordagem amigável com cada cidadão.


Iniciativa louvável, segundo a empresária Graciele Carvalho Miranda, que destacou a importância de cada pessoa fazer sua parte para evitar transtornos futuros como no período chuvoso por exemplo. “Achei até interessante esse saquinho pra colocar o lixo. Na porta do meu carro do lado eu não tenho saquinho, mas vive cheio de coisas. Sempre que eu chego em casa eu deposito no cesto. Não é porque tem várias pessoas trabalhando que eu tenho que jogar ali pra gerar um serviço, porque se todo mundo tiver a consciência a cidade não fica desse jeito. Aí quando chove vem as galerias todas cheias e todo mundo reclama, mas, eles não entendem que são eles mesmos os culpados.”

O Taxista João dos Santos, de 58 anos, parabenizou a ação da secretaria municipal de meio ambiente. Ele também lamentou que muitos não têm o interesse em contribuir para uma cidade mais limpa. “Para mim é nota dez essa ação! Agora é tão difícil - nós trabalhamos nessa praça aqui (Silva Neto) a gente limpa e tudo. Agora o povo come e joga lixo, aí é muito difícil. Precisamos desse incentivo do poder público, do povo, porque tudo limpo é bonito,” concluiu.



Na avaliação do secretário José Oliveira Brito - Irmão Zé, a ação é educativa, mas, é importante lembrar que existe uma legislação (lei 9.605/1998) que pune com multa e/ou detenção, quem joga lixo em terrenos baldios, em margens de estradas e rodovias, ou mesmo em cursos d'água. Ele também agradeceu o apoio recebido por outras secretárias municipais. “Estamos com essa iniciativa de educarmos principalmente os motoristas e pra toda nossa cidade, pra que tenhamos uma cidade mais limpa. Agradeço também o apoio da secretaria de Educação, Juventude, Sedel e Guarda Municipal”.


Hoje Bacabal


COMUNICADO DO SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BACABAL



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal informa que a substituição do quadro elétrico queimado por uma instalação totalmente nova realizada hoje dia 18, no PT - Novo Bacabal foi concluída com sucesso.

Bomba queimada / foto reprodução

Reiteramos que o sistema de distribuição será restabelecido de forma gradual, e o mais breve possível estará em pleno funcionamento.

O SAAE agradece a compreensão de todos, e reafirma o compromisso de trabalhar dia e noite para levar água de qualidade aos lares de Bacabal.

Assessoria SAAE



SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BACABAL LEVA AÇÕES DE SAÚDE E CIDADANIA PARA O POVOADO MATA DE ANA



A secretaria municipal de saúde realizou neste sábado, 15, uma importante ação voltada à promoção da saúde da população. Desta vez a comunidade beneficiada foi o Povoado Mata de Ana, localizado na zona rural do município. Lá foram ofertados diversos serviços gratuitos de saúde, a exemplo de exames como teste rápido (HIV, sífilis e hepatite), imunização, consulta de enfermagem, antropometria, preventivo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dispensa de medicamento, além de palestras informativas sobre como manter uma vida saudável.

Dezenas de pessoas tiveram acesso ao serviço itinerante. Todas as ações foram acompanhadas pelo superintendente de administração da secretaria municipal de saúde, Miguel Sérgio, e pela coordenadora do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Daniele Rodrigues.


A equipe de saúde era composta pelos enfermeiros Washington e Edgley e pelas enfermeiras Claudia Viana, Terezinha Mussury, Jéssica, Juliana Sá e Lady Daiane, dentre técnicos de enfermagem especialistas em imunização, alunos do curso técnico de enfermagem da Escola Ana Nery e alunos do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Educação de Bacabal (Febac), além de auxiliares administrativos. 


segunda-feira, 17 de setembro de 2018

DEPOIS DE 10 ANOS SAAE/BACABAL VOLTA A TER CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA SERVIDA A POPULAÇÃO





Uma equipe de técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) já deu a início a coleta de material para analise da qualidade da água que chega a casa do bacabalenses diariamente entregue pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O primeiros resultados serão os norteadores da nova política de controle de qualidade da água implantado pelo novo gestor da autarquia, Marcelo Almeida, que tem como meta oferecer um produto que atenda as todos as especificações determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil.


ÁGUA

O controle da qualidade é feito nos poços artesianos e no momento em que a água entra na estação, estendendo-se até as residências, onde existe um monitoramento através de coletas nas residências, escolas, creches e hospitais, realizadas semanalmente, sendo que a potabilidade da água tem de estar de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). Com a vigilância municipal, estadual e federal, o SAAE cumpre criteriosamente a Portaria 2.914/2011-Ministério da Saúde, que são normas e padrão da potabilidade de água destinada ao consumo humano.

Além disso, para chegar até as torneiras com boa qualidade e atender as necessidades da população a água percorre um grande trajeto. Atento a isso o Serviço Autônomo de Água e Esgoto retomou a parceria com a Funasa, que conta com um capacitado corpo técnico, de modo que à população possa tomar uma água sem quaisquer danos à saúde.

Estão feitas análises físico-químicas pelos técnicos da Funasa em busca dos parâmetros do PH, cloro residual, flúor, turbidez e cor. Também serão analisados os seguintes os parâmetros alcalinidade, CO2, alumínio, ferro total, dureza, cloretos e matéria orgânica, além de metais pesados como cobre, cromo, cianeto, fenol, zinco e manganês.


PARÂMETROS ANALISADOS



Cloro Residual

O Cloro é um agente bactericida. É adicionado durante o tratamento com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos que podem estar presentes na água.
Concentração mínima exigida = 0,2 mg/l (miligramas por litro) de cloro residual.

Turbidez

Turbidez é a medição da resistência da água à passagem da luz. É provocada pela presença de material fino (partículas) em suspensão (flutuando/dispersas) na água. A turbidez é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto.

Cor

A Cor é uma medida que indica a presença na água de substâncias dissolvidas, ou finamente divididas (material em estado coloidal). Assim como a turbidez, a cor é um parâmetro estético de aceitação ou rejeição do produto.

pH

pH é uma média que estabelece a condição ácida ou alcalina de uma água. É um parâmetro de caráter operacional que deve ser acompanhado para otimizar os processos de tratamento e prevenir contra corrosões ou entupimentos as tubulações do sistema de distribuição. É um parâmetro que não tem risco sanitário associado diretamente à sua medida.

Coliformes

É um grupo de bactérias que normalmente vivem no intestino de animais de sangue quente, embora alguns tipos possam ser encontrados também no meio ambiente. É uma análise utilizada como indicadora de possível contaminação microbiológica.

Flúor

O flúor é um elemento químico adicionado à água de abastecimento, durante o tratamento, devido à sua comprovada eficácia na proteção dos dentes contra a cárie.


O teor de flúor na água é definido de acordo com as condições climáticas (temperatura) de cada região, em função do consumo médio diário de água por pessoa. A ausência temporária ou variações de flúor na água de abastecimento não tornam a água imprópria para consumo.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE LANÇA CAMPANHA BACABAL MAIS LIMPA COM O USO DO LIXO CAR AMANHÃ, 18


A secretaria municipal de meio ambiente (Semmam) realiza amanhã, 18, terça-feira, a partir das 08 horas, na Praça Silva Neto, o lançamento do Projeto Bacabal Mais Limpa com o Uso do Lixo Car. O Lixo Car são pequenas lixeiras em TNT, que são colocadas na alavanca da marcha dos veículos com o objetivo de não se jogar nas ruas os lixos e resíduos utilizados dentro dos carros.

Para o Secretário José Oliveira Brito - Irmão Zé, manter as ruas limpas é de suma importância e é uma obrigação do poder público, além de um dever de cada cidadão que a ama. Ele exorta o motorista consciente, e que se preocupa com o meio ambiente de Bacabal, a participar da campanha e a ajudar a cuidar da nossa cidade e do seu meio ambiente, destacando a campanha mais uma ação sustentável da prefeitura e da secretaria municipal de meio ambiente.

A Campanha/Projeto

A política estadual de meio ambiente tem por finalidade a preservação, conservação, defesa e melhoria do meio ambiente, como bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, e promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, formal e não formal, adotando medias voltadas á conscientização ecológica, para a defesa ambiental.

Daí partindo-se da necessidade de promover o despertar da população a cerca das questões ambientais, se faz urgente, jogar o lixo no local certo é uma atitude simples e que faz total diferença para a preservação do meio ambiente. 

No trânsito utilizar o Lixo Car ajuda aos condutores de veículos fazerem a sua parte, todas as pessoas que utilizam deste meio de transporte, estão sujeitos a jogar seus resíduos nas vias por onde passam, daí surgiu a ideia de ter o cuidado em manter a cidade de Bacabal limpa, já se prevenindo através da educação e informação, despertando assim a importância de não sujar a nossa cidade, tendo em vista que as campanhas e políticas públicas para tal estão sendo feitas, mas o cidadão também precisa abraçar esta causa para que o trabalho possa alcançar o seu objetivo principal, que é a mudança de hábito e a preocupação com o meio ambiente em que vivemos.


ACIDENTE ENVOLVENDO UM CAMINHÃO E UM VEÍCULO DE PASSEIO, FOI REGISTRADO NA BR-316 NAS PROXIMIDADES DO POVOADO URUCUZAL, ZONA RURAL DE ALTO ALGRE DO MARANHÃO.

TV Difusora canal 02/SBT

LADRÃO DE NOTEBOOK AFIRMA QUE TROCOU O OBJETO ROUBADO POR R$ 200,00 EM DROGAS EM UMA BOCA DE FUMO. TANTO A RECEPTADORA COMO O SUSPEITO FORAM APRESENTADOS NA DELEGACIA DO 1º DP DE BACABAL.

TV Difusora canal 02/SBT

JOVEM QUE AGREDIU A MÃE EM LAGO VERDE – MA NO DIA 7 DE SETEMBRO, RETORNOU À DELEGACIA DE BACABAL APÓS DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA.

TV Difusora canal 02/SBT


EX-PRESIDIÁRIO IDENTIFICADO APENAS COMO “LUCIANO” FOI AGARRADO POR POPULARES NO BAIRRO TRIZIDELA, APÓS O MESMO SER CITADO COMO AUTOR DE UM ROUBO.

TV Difusora canal 02/SBT

JÚNIOR “RECIFE” JOGADOR DO BOA VONTADE BACABAL, FOI DETIDO PELA POLICIA MILITAR, APÓS SUSPEITAS DE QUE O MESMO SERIA RESPONSÁVEL PELO FURTO DE 10 APARELHOS CELULARES.

TV Difusora canal 02/SBT

JOSÉ DOMINGOS FOI DETIDO PELA POLICIA MILITAR, APÓS DENÚNCIAS DE QUE ELE TERIA ALICIADO UMA GAROTA.

TV Difusora canal 02/SBT


ANDRÉ DOS SANTOS PEREIRA DE 21 ANOS FOI APRESENTADO NO PLANTÃO CENTRAL DO 1º DP DE BACABAL, COMO SENDO SUSPEITO DE TER PRATICADO UM CRIME DE HOMICÍDIO NA CIDADE DE LAGO VERDE – MA.

TV Difusora canal 02/SBT

DESTACAMENTO DA PM DE LAGO VERDE – MA, APRESENTOU NA DELEGACIA DO 1º DP DE BACABAL; JOSÉ SOUSA DA ROCHA VULGO “CASTELO”. EM DESFAVOR DO MESMO, HAVIA UM MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA.

TV Difusora canal 02/SBT

A POLICIA CIVIL DE BACABAL DEU CUMPRIMENTO A MAIS UM MANDADO DE PRISÃO EM QUE JOSÉ RIBAMAR RAMOS DA SILVA DE 47 ANOS, VULGO “DAGUE”, MORADOR DO BAIRRO TRIZIDELA, É ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS.

TV Difusora canal 02/SBT

UM SALÃO DE BELEZA LOCALIZADO NA RUA TEXEIRA DE FREITAS NO CENTRO DE BACABAL; FOI ALVO DA AÇÃO DE ASSALTANTES.

TV Difusora canal 02/SBT

domingo, 16 de setembro de 2018

INICIATIVA DO VEREADOR E MÉDICO DR. LULA; LEVA AÇÃO DE SAÚDE PARA O POVOADO MATA FOME EM BACABAL.

TV Difusora canal 02/SBT

ARQUIVO VERDADE | REPORTAGEM MOSTRA QUEM SÃO OS JAGUNÇOS QUE TRABALHAM PARA O VEREADOR CÉSAR BRITO.

TV Difusora canal 02/SBT

MENORES SUSPEITOS EM UMA MOTO SEM PLACA; SÃO APREENDIDOS PELA POLICIA MILITAR.

TV Difusora canal 02/SBT

ARQUIVO VERDADE | REPORTAGEM SOBRE O GERENCIAMENTO DA SAÚDE PÚBLICA DE BACABAL NA GESTÃO CASSADA.

TV Difusora canal 02/SBT - Hoje Bacabal


BAIRRO VILA DA PAZ E ADJACÊNCIAS ESTÃO RECEBENDO SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DA PREFEITURA, ATRAVÉS DA SECRETÁRIA DE OBRAS.

TV Difusora canal 02/SBT

A POLICIA CIVIL PRENDEU ANTÔNIO ARAGÃO RAMOS, O “JULINHO” DO BAIRRO TRIZIDELA. ELE É ACUSADO DE TER PARTICIPAÇÃO NA MORTE DE YARLEY RIBEIRO – HOMICIDADO EM MAIO DESSE ANO.

TV Difusora canal 02/SBT

FLANELINHA SUSPEITO DE FURTO, FOI DETIDO PELA PM EM BACABAL.

TV Difusora canal 02/SBT




Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.
HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/

SETEMBRO AMARELO: PALESTRAS FORAM REALIZADAS NO SENAC E NA UBS DO AREAL


Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

O ano de 2017 foi um marco nacional nesse quesito com a ocorrência de alguns fatores que colaboraram a população como um todo a dar mais atenção ao tema e procurar informações.

Em 2018, o CVV (www.cvv.org.br), uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil, programou diversas atividades em todas as cidades nas quais possui um de seus mais de 90 postos de atendimento.

Alguns exemplos são caminhadas, palestras, balões amarelos, pontos turísticos e edifícios públicos iluminados, distribuição de folhetos e atendimentos em locais públicos.

Palestra SENAC

Em Bacabal o Centro de Valorização da Vida lançou as ações do Setembro Amarelo no último dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com uma celebração pública na Praça Silva Neto.

Dando continuidade a estas ações a secretaria municipal de saúde, através do
do CAPS II, realizou no SENAC, ação de valorização da Vida, com a participação dos usuários do CAPS, estagiários da Uema e da Pitágoras e, dos alunos do próprio SENAC e do IFMA.


A ação cumpriu a todos os seus objetivos com  grande participação e interação de todos os envolvidos no processo.

Palestra UBS Areal

Foi mais uma ação promovida pela secretaria municipal de saúde, através da UBS do Areal. Desta vez com a participação dos alunos do IFMA e da comunidade do Areal e Parque Rui Barbosa. A atividade foi aberta e conseguiu mobilizar boa parte da população das duas comunidades nos atos concentram esforços para combater o suicídio.



As duas comunidades receberam com apreço, as palestras e as ações desenvolvidas.