sábado, 7 de julho de 2018

ACADÊMICOS DA UFMA BACABAL SE REÚNEM COM A REITORA DRª. NAIR PORTELA EM SÃO LUÍS


Na tarde de terça-feira, 26 de junho, na sede da Universidade Federal do Maranhão em São Luis, estiveram reunidos no gabinete da reitora Drª. Nair Portela, os discentes que fazem parte do Centro Acadêmico da UFMA/BACABAL: o presidente, Mateus Ribeiro Soares; o vice-presidente, Antonio Francisco Evangelista Alves Sousa; o secretário de ensino, Jeziel Silveira Gabaia; a secretária de Pesquisa e Cultura, Mayara Waleria Rocha Macêdo; o secretário de Imprensa, Joelcy de Sousa Barrosi, também do diretor do campus Profº. Márcio Javam Camelo. 


Foram debatidas pautas concernentes as demandas da universidade em Bacabal, entre as quais se destacam a movimentação do curso de Humanas - Sociologia, aliadas aos demais cursos (Letras, Naturais e Educação do Campo), com a finalidade de propor políticas ou articulações que propõe sanar algumas problemáticas vivenciadas no campus, principalmente no que diz respeito ao funcionamento dos cursos com suas estruturas, que em outras palavras, seria um melhor funcionamento da instituição na cidade. Seria tornar a Universidade Federal do Maranhão, localizado na região central do estado, um polo educacional, com status de ser uma instituição pública reconhecida não apenas no estado do Maranhão, mas também do Brasil.

 

Além disso, foi destacado pelo secretário de ensino do Centro Acadêmico UFMA/BACABAL, Jeziel Gabaia, que a presença das Pró- reitorias no campus Bacabal é de fundamental importância para uma melhor funcionalidade da instituição como um todo. Foi colocado pelo secretário de imprensa do Centro Acadêmico UFMA/BACABAL, Joelcy Barros, que depois da UFMA dá destaque as regiões da baixada maranhense (campus Pinheiro) e sul do Maranhão (campus Imperatriz), onde existem as maiores demandas da universidade, é hora de propor políticas para a região central do estado - Bacabal, onde fica sediado o prédio do campus III.

Outra participação importante foi a do Prof.º Rafael Fernandes Lopes, diretor do departamento de empreendedorismo e Inovação da UFMA, que ressaltou sobre a realidade das empresas juniores, juntamente com o SEBRAI/MA, numa atuação da instituição de ensino ao lado do aluno como essencial para incentivá-lo a crescer e desenvolver um comportamento empreendedor. “O papel da universidade é fomentar, no sentido de criar e divulgar as oportunidades; formar, ou seja, fornecer o conhecimento necessário, e apoiar aos estudantes”, disse Lopes, que também se disponibilizou a fazer uma visita ao campus de Bacabal no início do segundo semestre deste ano para divulgação e realização do projeto. 


Por fim, tivemos a confirmação da visita da reitora, Drª. Nair Portela, para o fim do segundo semestre de 2018; sobre a reunião, a mesma ratificou a importância do encontro como passos fundamentais para o avanço da UFMA em Bacabal.

Texto produzido por Joelcy de Sousa Barros, aluno do 6º período de Ciências Humanas - Sociologia e secretário de imprensa do Centro Acadêmico de Humanas UFMA/BACABAL.

Matéria copiada do portal Castro Digital 

PREFEITO DE BACABAL EDVAN BRANDÃO DÁ POSSE AOS NOVOS SECRETÁRIOS.


O novo prefeito da cidade de Bacabal, o vereador e presidente da Câmara de Bacabal, Edvan Brandão deu posse na manhã de ontem (6) ao secretariado que vai ajudar administrar os destinos da cidade de Bacabal, durante sua gestão até que a data da nova eleição seja marcada.

O ato de posse aconteceu na sala de imprensa da prefeitura, local que ficou lotado com a presença de amigos, funcionários, familiares, da imprensa e simpatizantes. O deputado estadual Roberto Costa e o novo presidente da Câmara de Vereadores Melquiades Neto, se fizeram presente na solenidade

Secretários e Secretarias:



Sec. de Meio Ambiente - Anderson Viana

                Louremar Vieira - Assessor de Comunicação

Na ocasião o prefeito Edvan Brandão agradeceu a presença de todos e disse que vai arregaçar as mangas e trabalha para deixar a cidade do jeito que a população merece.

Edvan Brandão - Prefeito


“Todos os dias vocês vão me ver na rua, vistoriando obras, visitando hospitais, escolares e todos os setores da administração. Não vou ser um prefeito de gabinete”, disse o Prefeito.


Fala de Edvan Brandão - Prefeito de Bacabal.



“Deus está no comando de tudo e tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho em prol desse povo tão sofrido. Tenho a certeza que junto com meus secretários ao qual dei posse hoje, a cidade pode ter a certeza que dias melhores virão. Vamos esquecer a política, se ombreia e trabalhar juntos para o crescimento do município”, concluiu o prefeito.

O deputado Estadual Roberto Costa em suas palavras falou que como sempre, vai está sempre pronto para defender e trabalhar pelo povo de Bacabal.



“Deus está no comando de tudo e tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho em prol desse povo tão sofrido. Tenho a certeza que junto com meus secretários ao qual dei posse hoje, a cidade pode ter a certeza que dias melhores virão. Vamos esquecer a política, se ombreia e trabalhar juntos para o crescimento do município”, concluiu o prefeito.

O deputado Estadual Roberto Costa em suas palavras falou que como sempre, vai está sempre pronto para defender e trabalhar pelo povo de Bacabal.


“Agora a família aqui, não é o seu filho, não é sua sobrinha, não é sua neta. A família aqui dessa equipe, é o povo de Bacabal. Nós temos que dedicar todo nosso trabalho, todo nosso esforço, todo nosso sacrifício, seja voltado para tirar a cidade, ou melhor, o município do atraso que estava vivendo”, concluiu o Roberto Costa.



Logo após, o prefeito com o deputado estadual Roberto Costa, os secretários e uma comitiva foram fazer uma visita ao Hospital Geral de Bacabal (Socorrão) e o Materno Infantil, onde foram constadas várias irregularidades.

Com informações do Blog Falando Sério Bacabal.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

VEREADOR CORONEL EGÍDIO PARABENIZA E DESEJA UM MANDATO PROMISSOR AO NOVO PREFEITO EDVAN BRANDÃO


Na quarta-feira (04) o Vereador Edvan Brandão foi empossado como prefeito no Município de Bacabal. Sabemos das dificuldades que o nosso município tem vivido e do quão urgente são necessárias ações que venham organizar e possibilitar o crescimento da nossa cidade.

“Desejo uma gestão assertiva e que venha propiciar desenvolvimento, crescimento e melhores condições de vida aos Bacabalenses. Parabenizo ao Edvan Brandão e deixo-me disponível para somar forças nesse trabalho que se inicia. Desejo um mandato promissor e de muito sucesso,” afirmou Egídio.



REPORTAGEM | BACABAL NO RUMO CERTO - EDVAN BRANDÃO PREFEITO.


Com o desejo de fazer o melhor pela população de Bacabal, O Prefeito Edvan Brandão, como em todas as outras etapas desse processo eleitoral cheio de controvérsias e incoerências, sempre buscou cumprir suas obrigações à frente do comando do Poder Legislativo Municipal. Apesar de ter sido muitas vezes atacado injustamente, seus atos foram todos exarados com o que reza na legislação eleitoral.

Agora oficialmente como Prefeito, ele garante fazer uma gestão séria, respeitando cada cidadão bacabalense e contando sempre com apoio de todo seu grupo político. Grupo este, que durante todo o período em que o ex-prefeito Zé Vieira, mantido por liminar, foi mantido na prefeitura, combateu arduamente todas as irregularidades cometidas com o dinheiro público.


Roberto Costa / Marcelo Almeida / Edvan Brandão.
Assista as reportagens exibidas na programação local da TV Difusora/SBT canal 02.








JOÃO MARCELO ATUA EM FAVOR DA TRANSFERÊNCIA DA LOGÍSTICA DO FNDE DE SANTA INÊS PARA BACABAL.


O deputado federal João Marcelo (MDB-MA) esteve reunido durante a manhã de ontem, 04, com o presidente dos Correios, Carlos Roberto Fortner, em Brasília, para tratar da transferência do Centro de Logística Integrada-FNDE, atualmente em funcionamento em Santa Inês, para Bacabal.

As atividades relacionadas ao CLI-FNDE em sua atual localização, na cidade de Santa Inês – MA, encontram-se comprometidas, tanto pelo fato de ocupar o mesmo espaço do Terminal de Cargas Postais (Centralizador Regional) da cidade, quanto pelo fato de ofertar uma área operacional muito reduzida para o atendimento de suas demandas, o que está acarretando grandes transtornos à manutenção da qualidade na prestação de serviços desse departamento. Em Bacabal, além de um prédio exclusivo e de área superior à disponibilizada em Santa Inês, há uma adequação para todas estas operações podendo, inclusive, abrigar os carteiros.

“Os usuários de Bacabal e região serão os maiores beneficiários dessa mudança. Além da excelente estrutura, Bacabal tem uma localização privilegiada. Está a 246 km de São Luís, na mesorregião Centro Maranhense, Microrregião Médio Mearim. Com a ampliação no atendimento a nova sede, em Bacabal, vai gerar mais emprego e renda para a população, além de oferecer um atendimento de qualidade” destacou João Marcelo.

REPORTAGEM | SUSPEITOS DE ASSALTOS SÃO ALVEJADOS POR POLICIAL À PAISANA, APÓS EM TENTATIVA DE ASSALTO EM BACABAL.

TV Difusora canal 02/SBT


REPORTAGEM | BACABAL REGISTRA MAIS UM CASO DE FEMINICÍDIO.


Por volta das 9 horas da manhã desta terça-feira (3) a mulher identificada como Maria de Fátima Silva, de 36 anos de idade, mais conhecida como Fafá, foi encontrada morta em cima da cama da sua residência, na rua 12, bairro Frei Solano, em Bacabal.

De acordo com informações preliminares, a vítima era casada com um homem de nome Leonardo com quem havia passado a noite anterior ingerindo bebida alcóolica. Durante um desentendimento a mesma foi agredida e morta, aparentemente por asfixia.

Ainda segundo relatos repassados à polícia, o suspeito deixou a residência por volta das 4 horas da manhã e foi até a casa de seus pais, no povoado Cajueiro, zona rural, onde teria confessado o crime e se evadido.

Um irmão dele, então, foi à delegacia acionar a polícia.

Maria de Fátima trabalhava como cabeleireira e confeccionava peças de crochê para ajudar no orçamento de casa.


TV Difusora canal 02/SBT





VEREADOR CORONEL EGÍDIO PARABENIZA A AÇÃO DE POLICIAIS MILITARES DO 15º BPM DE BACABAL. APÓS INTERVENÇÃO DE FORMA HERÓICA, EVITARAM ASSALTO EM VIA PÚBLICA.


quarta-feira, 4 de julho de 2018

DIAS DE LUTA, DIAS DE GLÓRIA! PARABÉNS AO BACABALENSE JOSÉ DE RIBAMAR; ASPIRANTE DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO.


Aos 27 anos de idade, José de Ribamar Nascimento Silva Filho, é o mais novo bacabalense que ingressa ao oficialato do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Jovem, casado com a Coordenadora Pedagógica Alcionete Amarante Rodrigues, o casal tem dois filhos.

Muito bem definido em suas metas e objetivos na vida, ele seguiu piamente o conselho dos pais no tocante aos estudos, para ter um futuro com êxito. A senhora Raimunda Sousa Silva e o servidor público José de Ribamar, que residem no Bairro Esperança.



Mas o seu ingresso na carreira militar foi em 2010 na Escola de Sargentos das Armas (ESA) em Três Corações/MG. Formando-se em 2011 e sendo lotado no quadro de Aviação do Exército Brasileiro. Permaneceu no Exército até 2015, quando retornou ao Maranhão, para iniciar o Curso de Formação de Oficias Bombeiro Militar. 

José de Ribamar e outros 19 Aspirantes, formaram a 10ª turma do Curso de formação de Oficiais – Turma Capitão Souza.




Amigo de infância do titular deste blog; quero aqui desejar uma carreira brilhante e de sucesso a cada novo posto conquistado. Que também continue servindo de exemplo e motivação para todos quantos queiram seguir uma das mais honrosas e confiáveis carreiras, que é a de Bombeiros Militar.






Hoje Bacabal

Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.


HOJE BACABAL


segunda-feira, 2 de julho de 2018

REPORTAGEM | RESIDÊNCIA ARROMBADA NA VILA SÃO JOÃO EM BACABAL.

TV Difusora canal 02/SBT





Hoje Bacabal

Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.

HOJE BACABAL


REPORTAGEM | FIÉIS PARTICIPAM DA TRADICIONAL PROCISSÃO FLUVIAL DE SÃO PEDRO EM BACABAL.

TV Difusora canal 02/SBT


REPORTAGEM | “O BORRACHA” FOI EXECUTADO NA NOITE DE SÁBADO (30) NA VILA COELHO DIAS EM BACABAL.

O crime aconteceu na rua São Raimundo, bairro Coelho Dias. Josenilton Ferreira Costa tinha 24 anos, e tinha envolvimento no mundo do crime, e sua morte pode está ligada ao tráfico de drogas.

TV Difusora canal 02/SBT









REPORTAGEM | NEM ZÉ ALBERTO E NEM ZÉ VIEIRA.



Parece brincadeira, mas não é. O proprietário de um imóvel alugado para prefeitura de Bacabal, localizado na Rua Filomeno Parga, Bairro Esperança, onde funciona um posto de saúde; que na gestão Zé Alberto, denunciou que não recebia seus pagamentos, apesar de sua insistente cobrança por seus proventos, agora já na gestão Zé Vieira, também sofre pelo mesmo motivo.

Seu Ivan resolveu denunciar novamente que a gestão municipal, pois segundo o mesmo, em 2018, a prefeitura não pagou sequer um mês de aluguel. Não aguentando mais a situação, na manhã de hoje (02), com aviso prévio aos funcionários do posto, trancou o portão com um novo cadeado, impedido assim, a execução de serviços de saúde naquele local.

Foram oito meses de atraso na gestão Zé Alberto e agora seis meses na gestão Zé Vieira.  

Assista as reportagens sobre o caso, exibidas na programação local da TV Difusora/SBT canal 02.





REPORTAGEM | É A CRISE! JOSÉ MATIAS FOI DETIDO PELA POLICIA MILITAR APÓS SUSPEITA DE TER FURTADO UM SACO DE CIMENTO.

TV Difusora canal 02/SBT


domingo, 1 de julho de 2018

VEREADOR CORONEL EGÍDIO RELEMBRA A IMPORTÂNCIA DA UNIDADE FALCÃO (POLICIAMENTO COM MOTOCICLETAS) PARA O 15º BPM E A SOCIEDADE BACABALENSE.


Em 19 de Junho de 2013, no pátio do 15º BPM, aconteceu o lançamento oficial da Unidade Falcão, em Bacabal.

A Unidade Falcão é um policiamento especializado utilizando motocicletas. 

É um serviço motorizado da polícia militar que é uma modalidade diferenciada que oferece várias vantagens nas ações operacionais; devido à capacidade de deslocamento das motos e o grande poder de mobilidade, permitindo transpor obstáculos físicos durante o percurso, tendo por consequência, a redução do tempo de resposta do recebimento de ocorrências, na época sob o comando do Tem. Cel. Egídio.

Com a ampliação do Rádio patrulhamento, o curso de pilotagem de motocicletas em ações policiais e os cursos de grupo tático especializado e força tática, que são para cobrir ações de maiores riscos. Segundo o Cel. Egídio, cerca de 50% das prisões que aconteciam no município era fruto da parceira que existia entre a comunidade e a polícia. 

Em todo tempo, ele, juntamente com os policiais já prenderam diversas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, quadrilhas de assaltantes e já cumpriram vários mandados de prisão.

A Unidade Falcão teve muita importância numa das maiores operações que causou grande repercussão na cidade que foi o confronto dos bandidos conhecidos como: “Galelo” e Chuta lata”, os quais vieram a óbito, em uma ação legítima da polícia militar.

O curso foi ministrado pelo Sargento Silas no 15º BPM. Doze integrantes da Força Tática, receberam o Certificado de Conclusão do Curso de Motociclista, que hoje também integram a Unidade Falcão, que atuam no policiamento motorizado em motocicletas, marcando um ponto de destaque na implantação de nova modalidade de policiamento. 

O grupamento é composto por 07 motocicletas, onde todos os integrantes tiveram treinamento específico que os capacitou para esta modalidade de policiamento.

“A sociedade Bacabalense ganhou muito com a chegada da Unidade Falcão motorizada, pois possibilitou o deslocamento nos mais variados tipos de terreno da cidade de Bacabal e na transposição de obstáculos, rápidos retornos e adequação às situações emergenciais da profissão policial com alto grau de segurança,” destacou Egídio.



ELEIÇÃO SUPLEMENTAR: VEREADOR PROFESSOR MANINHO É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE BACABAL.


Vereador Maninho, homem simples, honesto, experiente na política, Professor competente, ex-diretor de escolas como Alfredo Bena e que está no seu sexto mandado de vereador, se considera preparado para o cargo e disposto a lutar pelo progresso de nossa cidade.

Maninho, conta com o apoio da sua família, os médicos Dra. Marta Garcez e Dr. Michel, o empresário Marcelo Garcez, sua esposa Marina Araújo e dos amigos que sempre o apoiaram e do povo em geral.

Vereador Maninho é professor pós-graduado em Matemática e Física, no exercício do seu 6º mandato, autor de inúmeros requerimentos e projetos beneficiando toda população bacabalense tais como: construções de escolas na Sede e Zona Rural, construções de praças, estradas vicinais, pavimentação asfáltica, meio-fio e sarjetas.

Discutiu os direitos dos bacabalenses assiduamente em audiências públicas com representantes dos Correios e Instituições bancárias visando melhorias nos atendimentos, tempo de espera como também nas instalações físicas, acessibilidade às pessoas com deficiência, idosas e assim, assegurando o direito e a dignidade de todos seus usuários; construção e funcionamento de postos de saúde, poços artesianos na Zona Rural, entre outros, sempre visando a promoção e inclusão social dos menos favorecidos; aprovação da criação do Distrito Agro Industrial e criação da Secretaria de emprego e Renda, para capacitação e criação de emprego aos jovens e adultos na garantia do seu próprio sustento e de suas famílias.







Hoje Bacabal

Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.

HOJE BACABAL