sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

SUPERINTENDENTE DA SENARC, CARLOS ALESSANDRO, DESTACA AÇÕES EM MUNICÍPIOS CONSIDERADOS ROTA DO TRÁFICO NO MARANHÃO



A Polícia Civil apreendeu 130 quilos de drogas em janeiro deste ano. O montante, avaliado em R$ 300 mil, é resultado de apreensões da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) em diversos bairros de São Luís.


Do total de drogas apreendias, cerca de 110 quilos são maconha, que permanece no topo das drogas mais traficadas. No período foram presos 15 suspeitos, apreendidas quatro armas de fogo e dinheiro em espécie.



Dando prosseguimento às ações preventivas e de combate, a Senarc elabora planejamento de contenção deste crime para o período oficial de carnaval. Agentes vão se concentrar em pontos estratégicos do circuito na Região Metropolitana de São Luís realizando abordagens a suspeitos, barreiras policiais e monitoramento da venda de entorpecentes.

Neste pré-carnaval, a polícia cobre os bairros onde há festejos e áreas com histórico deste crime.

Esse comércio tende a crescer nas festas carnavalescas e vamos prosseguir com essa organização focando as operações na capital e cidades mapeadas nos interiores para prevenir a incidência deste crime”, reforçou o superintendente da Senarc, delegado Carlos Alessandro Rodrigues. A operação também ocorre nas regionais da Senarc em Timon e Imperatriz e em municípios estratégicos considerados rota do tráfico de drogas. A operação prossegue até dia 14, na Quarta-Feira de Cinzas.

O Governo do Estado vem investindo fortemente na Segurança Pública, equipando, treinando e valorizando as polícias, contribuindo decisivamente para o êxito das operações”, reforça o delegado Carlos Alessandro.

Para colaborar com a polícia no combate ao tráfico de drogas estão disponíveis o Whatsapp (98) 99163.4899; o Disque-Denúncia (98) 3223-5800; o CIOPS, pelo telefone 190; e o aplicativo ByZu 2.0, que aceita texto, fotos e vídeos.

Ação permanente

Vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), a Senarc tem como foco o combate aos crimes ligados ao tráfico de drogas. O trabalho especializado colocou o Maranhão em primeiro do Nordeste no volume de apreensões, ano passado.

A Senarc conta com departamentos especializados, setor de cinofilia com dois cães farejadores e canais direto com a população para denúncias. O órgão desenvolve ainda projetos educativos na rede pública de ensino para informar e conscientizar crianças e jovens sobre o perigo das drogas.


Fonte: Secap
Texto: Sandra Viana
Foto: Geraldo Furtado



CANDIDATA DO CONCURSO DA PM MORRE APÓS PASSAR MAL EM TESTE NO MARANHÃO

Daniele Nunes Silva tinha 24 anos e morreu após sofrer AVC durante um Teste de Aptidão Física realizado em São Luís.


Uma candidata do concurso da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) identificada como Daniele Nunes Silva, de 24 anos, morreu na tarde de terça-feira (30) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante um Teste de Aptidão Física (TAF) realizado em São Luís. Daniele era natural do município de Barra do Corda, a 462 km de São Luís.
Segundo Renilton Ferreira, delegado regional de Barra do Corda, Daniele exercia a função de escrivã de polícia na cidade de Barra do Corda e tinha o sonho de ingressar na carreira policial.
“Ela atuava como funcionária administrativa e exercia também a função de escrivã de polícia. Então, ela era quem cuidava de toda parte administrativa daqui da Regional juntamente comigo, e também fazia diversos procedimentos ao meu lado. Ela tinha esse sonho de ingressar na carreira policial”, desabafou o delegado.
O delegado acrescentou que Daniele Nunes já estava trabalhando na área policial há cerca de dois anos e meio. Ele disse também que a jovem já havia prestado também o concurso para a polícia do estado do Piauí antes de ser aprovada no Maranhão.“Ela já estava conosco há dois anos e meio aproximadamente. Ela já vinha estudando há muito tempo e bem antes de sair a prova ela já vinha estudando para concursos e tinha, inclusive, prestado o concurso da polícia do estado do Piauí e agora prestou aqui do estado do Maranhão, o estado natal dela, e teve aprovação”.
O corpo de Daniele Nunes Silva foi encaminhado para o município de Barra do Corpo onde será enterrado. (G1MA).

MAIS TRÊS ARMAS DE FOGO SÃO TIRADAS DE CIRCULAÇÃO POR POLICIAIS MILITARES DAS CIDADES DE BACABAL, VITORINO FREIRE E LAGO GRANDE-MA



BACABAL-Policiais Militares do 15º BPM (CPAI-1) da cidade de Bacabal, sob o comando do Capitão PM Santos  ao abordarem um veículo, Corolla, preto, de placas PSS 4638,  na Br-316, nas proximidades do posto da PRF, bairro, Rui Barbosa, encontraram no interior do mesmo um revólver, calibre .38mm, Taurus, de nº 1440360, com seis munições intactas. Indagados sobre a propriedade da arma, o senhor John Anderson Noronha Dutra, se apresentou como  o dono da arma. Ainda estavam no veículo, Lucas Mateus Silva Dutra e Carlos Alberto de Freitas Pereira que foram apresentados no distrito policial de Bacabal para maiores esclarecimentos. Todas estas operações fazem parte da Operação “Sentinela” do Comando de Policiamento de Área do Interior 1 (CPAI1) que tem como comandante o Coronel PM Eurico Alves da Silva Filho, que além do 15º BPM da cidade de Bacabal, ainda engloba o 19º BPM de Pedreiras e o 23º BPM da cidade de São Mateus do Maranhão.

Vitorino Freire-MA-Uma  equipe de policiais militares pertencentes a 3ª Companhia do 15º BPM (CPAI-1), com sede na cidade de Vitorino Freire, composta pelo Cabo PM Vieira e Soldados PM Felipe e Vinícius, por volta das 20h00, do dia 28 de janeiro, quando faziam rondas pela Avenida Wilson Branco, foram abordados por duas pessoas , onde informaram  que um indivíduo conhecido por Deca, estaria portando uma arma de fogo e que ameaçava os seus próprios familiares.
De  imediato a guarnição se deslocou até o local indicado pelo denunciante, Rua do Sapo, bairro Mutirão Novo, onde os policiais foram informados que o acusado já teria saído em direção a um bar localizado na mesma rua.
Quando o suspeito avistou a viatura, imediatamente se desfez de uma  arma de fogo jogando a mesma em cima de uma mesa, momento em que a arma foi apreendida,   um Revólver,  Taurus,  calibre .38mm,  com capacidade para seis tiros, de  numeração JA256376,  contendo três munições intactas. O mesmo foi identificado como Railson Silva de Sousa, conhecido por “Deca”, 32 anos, natural de Vitorino Freire- Ma, que foi apresentado na delegacia de polícia civil para os tramites que o caso requer.

Lagoa Grande – MA- pertencente ao 19º BPM da cidade de Pedreiras, foi apresentado na delegacia de polícia por uma guarnição PM comandada pelo Sargento Araújo,, José Lira da Conceição, por estar em posse de um revólver, calibre .38mm, com cinco munições intactas. Fato ocorrido no dia 27, às 09h30.

MAIS UMA BOCA DE FUMO FOI ESTOURADA PELA POLÍCIA MILITAR EM BACABAL



Na manhã desta quinta-feira, mais uma boca de fumo foi estourada pela equipe da Força Tática, sob o comando do Sargento Nadson. Dessa vez, no bairro Novo Bacabal, a residência onde aparentemente seria um bar, na verdade servia como ponto de tráfico de drogas.

No local, após uma busca minuciosa feita pelos policiais militares, foi encontrado 27 ''trouxinhas'' de substância análoga a crack, vários quadros de bicicleta, celulares, relógios, dentre outros objetos.

Quatro homens foram conduzidos ao primeiro distrito policial, sendo eles: TIAGO DOS ANJOS DOS SANTOS, FRANCISCO DA SILVA ALMEIDA, LUCAS KAINÃ DA SILVA E SILVA e WENDEL BRITO DO CARMO.




Com essa boca de fumo estourada, já são cinco desde a volta do sgt Nadson, sendo duas em menos de uma semana. “A gente quer contar com a ajuda da população, não vamos fugir das nossas responsabilidades. Podem nos acionar de serviço ou de folga. Se você cidadão tem uma boca de fumo próximo de sua casa, nos avise”, disse Nadson.


Matéria: Andréia S. Almeida