quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Conceição do Lago Açu - MA | Com 6 armas de fogo e mais munição; homem é detido pela PM


Chegou ao conhecimento da Guarnição de Serviço, que no Povoado Canta Galo, no decorrer desta semana, houveram confusões entre pessoas  da mesma família, onde o pai Evaldo Santos Pachêco e os filhos (DUCA, NOCA E JAILSON), teriam se utilizado de armas de fogo para ameaçarem desafetos e que na manhã de hoje (15) houve a denuncia de que o indivíduo conhecido por DUCA, estaria transitando na localidade supracitada, armado com um revólver.

A Guarnição de Serviço se deslocou até a localidade Canta Galo, e ao chegar na residência do Edvaldo, pai do suspeito, este, ao avistar os Policiais, saiu em fuga. Em seguida foi feita uma revista no local, onde foram encontradas 04 espingardas "bate-bucha", 01 'garrucha' e 01 revólver cal.38, além de vários tubos de pólvora e caixas de espoleta, próprias para municiar espingarda artesanal.

Edvaldo, o proprietário da casa, foi conduzido e entregue a Polícia Judiciária, para as devidas providências. A guarnição de serviço era comandada pelo Sargento Araújo e composta pelos Soldados Wendel e Sobrinho.

Vereador Dedê da Trizidela emite nota de Pesar pela morte do Dr. Manula


É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de São Luís Gonzaga do Maranhão,  Dr. Emanoel Carvalho, conhecido por todos como Dr. Manula. 

Envio as minhas condolências a família por esta inestimável perda. Mas acredito e tenho a fé de que apesar de está distante de nós, agora ele poderá ficar mais perto de Deus.

Que este mesmo Deus que é pai, possa cuidar de todos em forma de conforto a alivio para os corações quebrantados.

Dedê da Trizidela
Vereador

Natália Duda lamenta a morte do Dr. Emanoel Carvalho, ex-prefeito de São Luís Gonzaga do Maranhão.


Em nota a Secretária de Finanças de Bacabal e vereadora licenciada Natália Duda, lamenta profundamente o falecimento do Dr. Emanoel.

Em um momento de dor e perda com este, que nossos pensamentos estejam firmes em Deus. Pois somente ele pode nos dá o conforto e forças suficientes para suportar a dor da partida. Expresso aqui o meu mais profundo e sincero sentimento de pesar a toda família do Dr. Emanoel Carvalho, ex-prefeito do município de São Luís Gonzaga do Maranhão.

Minhas condolências em especial a esposa Maria José e filhos.


Natália Duda
Secretária de Finanças

Morre Dr. Manula, ex-prefeito de São Luis Gonzaga do Maranhão


Nas primeiras horas desta quinta-feira (15), por volta de 1 hora da madrugada, o municipio de São Luís Gonzaga do Maranhão perdeu seu ex-prefeito Dr. Emanoel Carvalho, de 60 anos de idade.

Natural de São João dos Patos, interior do Maranhão, Dr. Manula era formado em medicina e por duas vezes exerceu mandato como chefe do executivo gonzaguense, cargo que também teve à frente a sua esposa Maria José Carvalho.



Ele estava há algumas semanas internado em um hospital de São Paulo onde deu entrada em decorrência do agravamento da saúde por conta do diabetes.

A qualquer momento novas informações...

(Com informações do Blog do Sérgio Matias)

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Diabetes pode afetar visão e provocar cegueira; confira dicas de prevenção Diabetes pode afetar visão e provocar cegueira; confira dicas de prevenção

Nesta quarta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Diabetes.




Do MA10 - Diabetes é caracterizada pela elevação de glicose no sangue e é uma das três maiores causas de cegueira. No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas vivem com a doença.
As pessoas diabéticas têm maiores chances de ter comprometimentos com a visão, por conta da retinopatia diabética. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologista a chance de problemas com a visão em casos de diabéticos é 25% maior.
Em entrevista ao Bom Dia Maranhão desta quarta-feira (14) a endocrinologista, Caroline Dias deu várias dicas de prevenção e controle da doença, como alimentação saudável e exercícios físicos.
A endocrinologista também falou sobre os tipos mais comuns de diabetes do tipo 1, tipo 2 e diabetes da gestação.
Confira a reportagem e em seguida a entrevista na íntegra.

POLÍCIA CIVIL PRENDE MAIS UM INTEGRANTE DE ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA ESPECIALIZADA EM ARROMBAMENTO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS


A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais - SEIC, prendeu hoje, 14/11/2018, no Povoado São Simão, em Rosário - MA, JOSÉ RIBAMAR SANTOS DO CARMO, vulgo "ÍNDIO", 39 anos de idade.

A operação foi deflagrada pelo Departamento de Combate ao Roubo a Instituições Financeiras - DCRIF, da SEIC, com vistas a dar cumprimento a Mandado de Prisão Preventiva, expedido pelo juízo da Segunda Vara Criminal de Coroatá.

Relembra-se que, logo após o furto do Banco Bradesco, daquela cidade, ocorrido em 03/10/18, diversos materiais de arrombamento foram apreendidos na residência do preso, que, na ocasião, conseguiu fugir da polícia.

Ademais, também foram encontrados no imóvel documentos que demonstravam que o investigado exercia importante papel de liderança dentro de facção criminosa, no interior do Estado.

Desde então, o DCRIF realizava inúmeras diligências com vistas a prender "ÍNDIO".
Destaca-se que, este foi o terceiro envolvido preso pelo furto da agência do Banco Bradesco de Coroatá - MA.

Por fim, informa-se que também será dado cumprimento a Mandado de Prisão Definitiva, por tráfico ilícito de drogas, expedido pela Primeira Vara de Execuções Penais de São Luís - MA.​

MAIS UM PROJETO DE LEI COLOCADO EM PAUTA NESTA QUARTA - FEIRA (14) NA CÂMARA MUNICIPAL DE BACABAL PELO VEREADOR CORONEL EGÍDIO.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE BACABAL


Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais um indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e a sua sustentabilidade. (Lei N° 9.795/99 – Política Nacional de Educação Ambiental).

​Em meio ao processo de crescimento e desenvolvimento do nosso município, temos observado a necessidade de uma postura diferente dos cidadãos no que tange a relação com a natureza. Precisamos motivar a reflexão e o bom uso dos recursos naturais, tendo em vista as próximas gerações.

​Nesses termos, podemos elencar três motivos que se articulam nos sistemas de ensino: a inclusão do meio ambiente na Constituição de 1988 como responsabilidade de todos em mantê-lo vivo e saudável; a promulgação das Políticas Nacionais de Educação Ambiental (Lei N° 9.795/99) e de Meio Ambiente (Lei n° 6.938/81) que preveem a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino e em outros espaços sociais não formais; e ainda, a reorientação curricular produzida pelo MEC por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais onde o Meio Ambiente foi incluído como um Tema Transversal. Em nível de Estado temos o Código de Proteção do Meio Ambiente (Lei Estadual n° 5.405/92) que explicita a educação ambiental em diversos capítulos e artigos.

​Em meio a esse contexto, a escola precisa reconhecer-se como ente social capaz de influenciar e contribuir para minorar o quadro de degradação social e ambiental que atende.


Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental apresentam Meio Ambiente, como um tema transversal, ou seja, deve perpassar todos os conteúdos, ser trabalhado em todas as disciplinas, além de ser urgente e abrangente.

​O vereador Coronel Egídio acredita que este projeto de Lei seja um divisor de águas, verdadeiro marco na nossa cidade e município. Cidades limpas, sustentáveis, são deveras mais atraentes aos moradores e investidores.

Os índices de progresso, de educação, saúde e felicidade da população têm íntima ligação com a qualidade do meio em que vivem e trabalham os municípios.

O cerne desta proposição é estabelecer um marco regulatório local, com metas claras e transparentes, que sejam utilizadas na sensibilização e na formação de multiplicadores de conceitos e práticas da educação ambiental, respeitada a orientação da Lei Federal, bem como as experiências públicas já em andamento em vários municípios, além da agenda de proteção ao ambiente natural e desenvolvimento sustentável discutida e produzida no mundo inteiro.


A aprovação da presente Lei possibilitará a inclusão de um conjunto de  ferramentas de educação e multiplicação para a concretização cotidiana, coletiva e voluntária de ações efetivas de mudança cultural no que tange ao zelo pelo ambiente em que vivemos.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Família é alvo de furto enquanto dormia durante madrugada em Bacabal

Foto reprodução: Blog Sérgio Matias
Uma residência localizada na rua Jorge José de Mendonça, bairro Cajueiro em Bacabal; foi alvo de uma ação criminosa na madrugada de hoje (13) terça-feira.

Apesar da clareza com que está descrito no art.5, inciso XI da CF: “XI – a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;” a bandidagem não dá a mínima para isso.

O caso veio a público através do programa Bandeira 2 apresentado por Romário Alves na TV Difusora. A vítima relatou que se acomodou para dormir por volta das 21h30min e ao amanhecer foi um dos filhos que percebeu a ausência do aparelho de TV e da moto; uma Honda/Fan 150 cor vermelha PSH-1084. Em seguida a vítima percebeu que o aparelho celular e o capacete também haviam sido levados.

A vítima relatou ainda que não há indícios de arrombamento na residência. Provavelmente, o acesso foi feito pela porta da frente da casa.

Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro dos bens furtados, que entre em contato com a Policia Militar pelo 190. Ou ainda, em contato direto com a produção do Bandeira 2 de Bacabal pelo WhatsApp (99) 98113-1366.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Informativo do SAAE


A colaboração da população é fundamental para que as equipes de manutenção sejam acionadas e resolvam o problema no mais curto prazo de tempo possível.
O SAAE é o maior interessado em agir rapidamente e estancar os vazamentos, a fim de evitar perdas, já que essa água deixa de chegar às casas dos consumidores.

Caso perceba algum vazamento ou tubulação quebrada, entre em contato conosco:

WhatsApp: (99) 9 8260-1651
ALÔ SAAE: (99) 3621-1575

SAAE - BACABAL
Estamos trabalhando por você!



BACABAL | MENOR É APREENDIDO NA AVENIDA MEARIM COM VÁRIOS FRACOS DE LOLÓ

Reportagem exibida na programação da TV Difusora/SBT (Canal 02)