sábado, 27 de outubro de 2018

O corpo da bacabalense Alessandra Vale já está sendo velado em sua residência.


Informamos a todos que o corpo da Alessandra Vale já está sendo velado em sua residência: RUA ARTUR AZEVEDO Nº 548, BAIRRO ESPERANÇA.

Às 15 horas o cortejo fúnebre sairá em direção a IGREJA SÃO JOSÉ (BAIRRO JUÇARAL) para celebração da missa de corpo presente.

Em seguida o sepultamento acontecerá no cemitério do Juçaral.

A família aproveita a oportunidade para agradecer a todos que se manifestaram com ações de amor e solidariedade diante de tamanha fatalidade. Cada gesto de fé e de intercessão são de grande importância nesse momento.

A família agradece também a todos que se mobilizaram em campanhas para arrecadação de recursos para o translado do corpo.


sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Roberto Costa emite nota de pesar pela morte da jovem bacabalense Alessandra Vale


Família da acadêmica de Direito bacabalense que morreu em Limeira – SP; em decorrência de um trágico acidente na tarde de ontem (25) agradece as doações para o translado do corpo.


Alessandra Vale de Araújo tinha 22 anos e cursava o 6º período do curso de Direito na UNIP em Limeira – SP. Após o trágico acidente que ceifou a vida da jovem e interrompeu assim, os sonhos de uma jovem mulher brilhante – familiares e amigos começaram uma campanha em prol de conseguir proventos para o pagamento do translado do corpo para cidade de Bacabal.

Graças a compaixão e boa vontade dos bacabalenses em resposta ao sentimento de dor e compaixão pela perda tão dramática da família e amigos, o dinheiro foi arrecadado e suficiente para cobrir todas as despesas.

A família agradece cada doação e principalmente cada gesto de amor e solidariedade. Isso, na certeza de que Deus em sua bondade e amor, saberá recompensar individualmente cada um que contribuiu para que a família possa dar o sepultamento com dignidade para a jovem Alessandra.

A chegada do corpo está prevista para as primeiras horas da manhã deste sábado 27. 

O corpo será velado na Rua Artur Azevedo Nº 548, Bairro Esperança.






Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.
HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/


Bacabal: Final da Copa Rural será disputada no próximo sábado


Copa Rural será encerrada sábado em grande estilo



A Copa Rural, maior competição de futebol envolvendo times dos povoados de Bacabal está chegando ao seu final.  No sábado (27) quatro equipes disputarão a premiação de terceiro lugar, vice-campeão e campeão.

A competição reuniu equipes de 36 povoados do município de Bacabal e oferece a premiação de 15 mil reais para os vencedores. Os jogos da Copa Rural foram disputados em quatro polos: Brejinho (8 times) , Centro do Cirilo (12 times) , Bom Princípio (7 times) e Bambu( 9 times). De cada polo sairam dois times classificados para a segunda fase que foi toda disputada no Estádio Correão no sistema eliminatório, o famoso mata-mata.


No sábado, às 15h, a equipe do Mata Fome disputará o terceiro lugar contra a equipe do povoado Santo Antonio. Logo depois, às 17h, será disputado o título de campeão entre as equipes dos povoados São Paulo e Luziana.


Segundo o secretário de Desporto e Lazer, Carlos Magalhães, a competição atendeu seus objetivos: “Nós queríamos promover esse congressamento entre os atletas da zona rural e conseguimos isto com bastante êxito. Além do maior entrosamento entre o povo dos nossos povoados, os atletas conseguiram mostrar o talento futebolístico, sempre com um bom público presente no estádio”. 

Sistema 192 volta a operar no SAMU de Bacabal

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Vereador Coronel Egídio emite nota de esclarecimento sobre seu posicionamento político nas eleições suplementares de Bacabal.


Eu, Egídio Augusto Amaral Soares, como homem público e vereador da minha cidade de Bacabal, venho esclarecer a toda sociedade bacabalense a respeito do meu posicionamento em relação ao cargo de Prefeito Municipal nas eleições que ocorrerão no dia 28/10/2018, na cidade de Bacabal – MA. Deixo claro a minha neutralidade em relação a todos os candidatos, ou seja, não irei apoiar a nenhum candidato, mas desejo boa sorte e sucesso a todos que concorrerão à vaga de prefeito: César Brito (PPS), Gisele Veloso (PR), Luizinho Padeiro (PSB), Professor Maninho (PRB) e Edvan Brandão ( PSC).

Reitero o meu compromisso com a população Bacabalense e me coloco a disposição do futuro prefeito em busca de melhorias para o município, inclusive solicitando que o mesmo retire o aumento abusivo da taxa de iluminação pública vigente há mais de 08 (oito) meses e que tem causado um prejuízo enorme a toda a população.

Além da minha luta contra o aumento da taxa de iluminação pública, também me coloco a disposição do novo prefeito para discussão, aprovação e execução dos projetos de minha autoria, projetos que têm grande importância para o crescimento da cidade, sendo eles:

1. Projeto de Implantação do Transporte Urbano denominado “Transporte da Cidadania”;

2. Projeto de Lei de Criação do Centro Zoonose;

3. Projeto de Implantação da Hemomar em Bacabal;

4. Projeto de Implantação da Secretaria Municipal de Segurança Pública;

5. Projeto de Lei denominado Bolsa Atleta;

6. Projeto de Implantação da Casa de Apoio para Pessoas que estão em tratamento de saúde em São Luís;

7. Projeto de Implantação do Centro de Equoterapia em Bacabal;

8. Projeto de Reimplantação do Policiamento de Trânsito;

9. Projeto de Reimplantação do Policiamento Rural Comunitário;

10. Projeto de Implantação da Patrulha Maria da Penha;

11. Projeto para construção de estrutura física padronizada de postos de moto táxi na cidade de Bacabal;

12. Projeto para que seja firmada a parceria entre a Prefeitura e a PMMA através do 15°BPM, no que se refere a implantação de unidades de saúde no município de Bacabal;

13. Projeto de Reabertura do posto da PRF em Bacabal;

14. Projeto de Implantação do Programa “Meu Primeiro Emprego”;

15. Projeto de Implantação do Tiro de Guerra (Exército Brasileiro)em Bacabal;

16. Projeto de valorização da Guarda Municipal (concurso, salário armamento, equipamento e viaturas);

17. Projeto de Reimplantação do PROERD (Programa de Resistência as Drogas e a Violência);

18. Projeto de Revitalização de Praças e Implantação da Escolinha de Futebol para as crianças no bairros;

19. Projeto de Lei para Valorização dos Bombeiros Civis;

20. Projeto de Lei Criação do Dia Municipal da Juventude;

21. Projeto para Inclusão da Procissão do Fogaréu no calendário Municipal;

22. Projeto de Lei referente a proibição do pagamento da taxa de religação de luz e água;

23. Projeto de Lei de Criação do Parlamento Jovem;

24. Projeto de Implantação de Videomonitoramento;

25. Projeto de Implantação do Programa Mais Leite;

26. Projeto de Criação de mais uma unidade do Colégio Militar Tiradentes em Bacabal;

27. Ação Judicial referente ao Aumento Abusivo da Taxa de Iluminação Pública (Processo 12259/18) processo encontra - se na Procuradoria Geral de Justiça.

Todos esses projetos foram apresentados na Câmara Municipal de Bacabal, alguns foram aprovados, outros aguardam aprovação e também a execução. Por entender a importância destes para o crescimento e desenvolvimento do nosso município reafirmo meu empenho para que todos sejam aprovados e também executados.

Precisamos entender que independente das divergências politicas, as melhorias para o crescimento e bem estar social da população, devem sempre ser prioridades. Acreditando nisso, continuo meu trabalho pautado sempre nessa premissa, buscar geração de emprego e renda, bem estar social e o crescimento da nossa cidade.

Desde já agradeço a sociedade Bacabalense pelos meus 5.958 votos de confiança, respeito, credibilidade e reconhecimento pelos serviços prestados como Policial Militar e como Vereador na minha cidade de Bacabal.

Continuo com os mesmos posicionamentos, convicções e estarei sempre em defesa do povo.

Obrigado!

Vereador Coronel Egídio Augusto Amaral Soares
Bacabal, 18 de Outubro de 2018.





Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.
HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A NOSSA RESPOSTA É O TRABALHO! Já é perceptível a mudança na cidade de Bacabal após o inicio da operação “Tapa Buracos”. O serviço está sendo executado pela Secretaria de Obras.

Reportagem exibida na programação da TV Difusora/SBT (Canal 02)

ANTES NÃO TINHA, AGORA TEM! Perfuração do novo poço na Vila São João está em ritmo avançado


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE trabalha dia e noite para garantir um serviço de qualidade para Bacabal. E é pensando em você que a perfuração do Poço Tubular - VILA SÃO JOÃO que teve início no dia 20 de outubro, e que hoje, 24, já está com mais de 150 metros de profundidade e atenderá os Bairros Vila São João, Vila da Paz, Vila Jurandir, Parque Amazonas, Vila Graciete, Vila Palmeira, Bairro Santos Dumont, Bairro da Esperança e Bairro Pantanal. Sendo este em breve entregue a população.



Com planejamento e responsabilidade, o SAAE em três meses de gestão está investindo, e irá entregar a população de três Poços Tubulares e fechar o ano de 2018 com 10 poços novos construídos.

E os trabalhos não param!

Para 2019, em parcerias com o governo Estadual, e Federal, o NOVO SAAE irá implantar o projeto com o novo sistema de captação, decantação, tratamento e distribuição que contemplem toda cidade, para mais 100 anos de Bacabal.

São ações como esta que mudam a vida das pessoas, e permitem tirar do sofrimento aqueles que antes eram esquecidos.

Ao contrário do que a oposição tenta apregoar sobre a escassez no fornecimento de medicamentos no Hospital Materno Infantil de Bacabal; a realidade é bem diferente. Com estoque totalmente abastecido, a secretaria municipal de saúde tem fornecido medicação em abundância nos postos e hospitais da cidade.

Reportagem exibida na programação da TV Difusora/SBT (Canal 02)

Entrevista com Juiz eleitoral Jorge Antônio Sales Leite sobre a eleição suplementar que acontece em Bacabal no próximo domingo 28.

Reportagem exibida na programação da TV Difusora/SBT (Canal 02)

Roberto Costa pede reforço federal para eleição suplementar em Bacabal


O deputado estadual Roberto Costa (MDB) encaminhou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador Ricardo Duailibe, ofício solicitando reforço da segurança na cidade de Bacabal, onde ocorrerá eleição suplementar para prefeito no dia 28 de outubro, data do 2º turno da eleição presidencial em todo o Brasil.

No documento, o parlamentar anexou diversas cópias de notícias dando conta do aumento da criminalidade na cidade, com a proximidade do pleito. Ele pede a presença de agentes da Justiça Eleitoral e tropas federais para garantir a tranquilidade dos eleitores.

“Infelizmente, com a proximidade do Pleito Suplementar na cidade de Bacabal, constata-se, corriqueiramente, que a maior cidade da região do Médio Mearim virou verdadeiro ‘barril de pólvora’ prestes a explodir; ameaçando não só a segurança das eleições de 2018, quanto os eleitores e candidatos”, destacou o emedebista.

Costa acrescenta que há denúncias de máfias atuando no município, “levando terror” a eleitores. Ele aponta, ainda, a suposta ação de agiotas.

“Já é de amplo conhecimento no Município a atuação de agiotas e organizações criminosas que, literalmente, ‘peitam’ a força policial, a Justiça e o Estado Constitucional - abusando, inclusive, de poderio capaz de desequilibrar a isonomia das eleições”, ressaltou.

Cassação

A eleição suplementar de Bacabal ocorrerá no dia 28 de outubro, data do 2º turno das eleições gerais em todo o país e foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julho deste ano.

Segundo o presidente do TRE-MA, desembargador Ricardo Duailibe, a escolha da data visa a garantir economia aos cofres pú­blicos. “Ela [eleição na data do 2º turno] garante economia de custos por aproveitar toda a logística utilizada no 1º turno das eleições 2018”, explicou.

Uma nova eleição para os cargos ocorrerá devido à manutenção, pelo TSE, do reconhecimento da inelegibilidade de José Vieira Lins, eleito prefeito de Bacabal em 2016.

Vieira obteve 20.671 votos em 2016 - contra 18.330 do deputado estadual Roberto Costa (MDB) -, mas teve o registro de candidatura indeferido pela juíza Daniela de Jesus Bonfim Ferreira, então titular da 13ª Zona Eleitoral.

O líder político está com os direitos políticos suspensos porque foi condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. A condenação, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão antes da eleição de 2016, foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2017, o que ocasionou a cassação do, agora, ex-prefeito.

Mais

O TRE-MA já autorizou o encaminhamento de 62 pedidos de envio de forças federais a municípios do Maranhão no 2º turno. A decisão final sobre para onde o reforço será efetivamente enviado é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Do Abel Carvalho




terça-feira, 23 de outubro de 2018

Edvan Brandão e João Marcelo percorrem as ruas de bacabal no maior evento político da história da cidade



No último sábado (20), Bacabal parou para participar do maior evento da história da cidade em apoio à candidatura de Edvan Brandão. A animação da população contagiou a todos que durante todo o percurso agitavam suas bandeiras em uma grande manifestação de apoio ao prefeito “gente da gente”.

João Marcelo ao lado do candidato Edvan Brandão e da Vice Graciete Lisboa percorreram 12 quilômetros das ruas de Bacabal cumprimentando e abraçando o povo bacabalense.


A carreata que teve início as 17 horas, na Rua Magalhães de Almeida (em frente a Igreja São Francisco), foi considerada a maior já realizada na cidade. Aberta por um pelotão de motos, seguida por pessoas a pé, carroças e de carro, passou pelas principais ruas de Bacabal e só terminou às 21 horas no Centro Cultural, com a participação dos eleitores da sede e comitivas de vários povoados do Município.

A animação de mais de 10 mil pessoas, que se uniram em apoio a Edvan e ao grupo político, foi um dos fatores mais comentados por todos os que presenciaram o evento. Durante todo o trajeto todos agitavam bandeiras e entoavam o jingle “O povo quer o liso” que retrata uma situação dos dois candidatos em que o adversário é o “barãozinho” e o candidato preferido do povo é o “liso”, Edvan Brandão.


“Edvan é um pai de família, homem simples, trabalhador e sério, do povoado Bela Vista, que reúne condições para tirar Bacabal do caos instalado pela gestão desastrosa do prefeito anterior”, declarou João Marcelo.

O evento contou ainda com a participação do deputado estadual Roberto Costa (MDB-MA), vereadores, secretários municipais, e de várias lideranças políticas, tanto da sede como da zona rural de Bacabal.

 Do Abel Carvalho


Policial militar Klemerson Dantas conquista mais um campeonato


O policial militar, Klemerson Dantas, que também é atleta, coleciona várias medalhas e dessa vez trouxe mais uma para Bacabal. Klemerson participou do campeonato Circuito Cidades de Jiu jitsu, etapa Timon-MA.

Só neste ano, o soldado atleta conseguiu ficar em 3° lugar no mundial de jiu jitsu evento esse que aconteceu em Fortaleza, foi 1º lugar no open MARANHÃO, 1º lugar no Norte Nordeste adulto, 1º lugar no Norte Nordeste master e agora 1º lugar no Circuito Cidades, campeonato maranhense.

Klemerson é sócio da Associação dos Policiais Militares do Médio Mearim-ASPOMMEM, associação essa que vem incentivando vários projetos de inclusão social através do esporte.

''A gente fica muito feliz com mais essa conquista do nosso irmão, torcemos para que seja mais uma de várias que ainda virão, e no que depender da gente, ele sempre pode contar com nosso apoio, afinal, juntos somos fortes'', disse o presidente da ASPOMMEM, Diego Paixão.

Matéria: Andréia S. Almeida




Vereador Dedê da Trizidela realiza grande festa em homenagem ao Dia das Crianças no bairro Trizidela


Já conhecido como “O vereador do Povo” Dedê da Trizidela nunca esqueceu do compromisso assumido com cada eleitor que depositou nele o voto de confiança nas eleições de 2016. Prova disso, é seu trabalho e dedicação que pode ser testemunhado por todos. Diariamente nas ruas e conversando com a comunidade, Dedê tem levado os anseios do povo de Bacabal para câmara de vereadores e, consequentemente até o Prefeito de Bacabal – Edvan Brandão.

Não obstante a todos os entraves e lutas diárias que o vereador tem enfrentado, estava também na sua agenda a realização de uma grande festa para criançada do bairro Trizidela e adjacências.

Após muito esforço, planejamento e dedicarão, o evento foi realizado na tarde/noite da última segunda-feira, 22, na Praça São Jorge, bairro Trizidela.

Em média 1.500 crianças dos bairros Trizidela, Cajueiro, Presídio, Alto Bandeirantes e Mangueira, estiveram participando da festa, que contou com a animação da Turma da alegria, sorteio de muitos brinquedos, lanches, brincadeiras, brinquedos infláveis, sorteio de uma bicicleta e muitas outras atrações que marcaram o dia de todas as crianças presentes.

“Em primeiro lugar eu agradeço a Deus pela realização dessa festa que para mim é um sonho. Agradeço o apoio dos deputados Roberto Costa e João Marcelo, agradeço a minha família e amigos por toda ajuda que recebemos aqui hoje. Estou muito feliz em proporcionar a alegria de todas estas crianças,” destacou o vereador Dedê.

Confira as fotos do evento:


Policial Militar prende o próprio filho no Maranhão


O policial disse que é seu dever agir da mesma forma como faz nas ruas, por respeito à sua farda



Um policial militar lotado no município de Coroatá, a  283 km de São Luís, teve uma atitude bastante corajosa e de muito caráter. Gladilson, sargento militar, prendeu na manhã desta terça-feira (23), o próprio filho.
De acordo com informações o rapaz que é usuário de drogas, chegou em casa provocando um verdadeiro quebra-quebra. Ao Pai, o Policial Militar, não restou outra alternativa que não fosse dar voz de prisão ao filho. O rapaz foi detido e conduzido para Delegacia de Coroatá.
O policial disse que é seu dever agir da mesma forma como faz nas ruas, por respeito à sua farda e tendo a certeza de que assim estará ajudando o filho, para saber que seus atos não serão impunes.
 (Do Portal: Enquanto isso no Maranhão)

Bandidos são capturados após roubarem o aparelho celular de uma vítima na porta de uma igreja em Bacabal.

Reportagem exibida na programação da TV Difusora/SBT (Canal 02)

Sob o comando do Sargento PM Nadson; Mais uma boca de fumo foi estourada em Bacabal


Por volta das 19h30min desta terça-feira, 23, policiais militares (15º BPM) em rondas ostensivas pelo bairro da Esperança, chegaram até a travessa Tavares de Moura, localidade onde a PM já tinha informações sobre a comercialização de drogas.

Ao perceber a aproximação da guarnição da Força Tática, sob o comando do experiente Sargento Nadson, Soldado S. Diogo e Soldado Hudson - José de Ribamar Muniz Silva na condição de olheiro acabou se homiziando no interior de uma residência e trancando-a. Após breve negociação persuasiva com os policiais, o suspeito resolveu abrir a porta e consequentemente franqueou a entrada dos PM’s.

Uma vez no interior da residência e ao executarem uma buscar domiciliar, os policiais encontraram/apreenderam os seguintes objetos:

34 cabeças de uma substância semelhante ao crack
01 revólver calibre 38
06 munições calibre 38
01 estojo de cartucho 556
01 balança de precisão
R$ 995,60 (Novecentos e noventa e cinco reais e sessenta centavos)
02 tesouras
04 tubos de linha
02 carteiras porta cédulas
01 dichavador de ervas
02 facões e 01 faca
01 aparelho celular samsung
01 carteira de trabalho


O conduzido José de Ribamar Muniz Silva, é irmão de velho conhecido da polícia: “João Bobó” que também já foi preso e cumpriu pena pelo crime de tráfico de drogas, e que também, no mês de março deste ano, foi vítima de uma tentativa de homicídio na porta de sua residência que fica localizada na mesma rua em que seu irmão José de Ribamar foi preso.



Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.

HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/
  

Nefrologia é a 18ª especialidade do Centro de Saúde Dr. Coelho Dias, o médico Elissandro Melo Lobo é o responsável pelo atendimento.


O doutor Elissandro Melo Lobo é o mais novo integrante da equipe médica do Centro Especialidades Dr. Coelho Dias. Ele é nefrologista, nativo de Bacabal, filho do conhecidíssimo Pelé, do Restaurante Badalo, e integra o quadro de concursados do município de desde ano de 2010.

Elissandro deixou de prestar serviços ao município de Bacabal em razão de problemas de ordem financeira em gestões que antecederam a administração do prefeito Edvan Brandão, que, ao tomar conhecimento do problema, autorizou o secretário de saúde, farmacêutico bioquímico Duarte de Oliveira, a resolver a demanda.

O secretário negociou pessoalmente com o Dr. Elissandro a demanda existente, equacionando-a e, devolvendo o profissional ao quadro do município, reintegrando-o a secretaria e ao Centro de Especial Dr. Coelho Dias.

O bacabalense Elissandro Melo Lobo é, também, integrante do quadro de profissionais do Hospital Geral de Peritoró e diretor clínico do Hospital Regional Laura Vasconcelos.


Agora, com o retorno do Dr. Elissandro, o Centro Coelho Dias conta com 18 especialidades médicas: nefrologia, clínica geral, neurologia, coloproctologia, cirurgia vascular, pediatra, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, ortopedia, urologia, fonoaudiologia, cirurgia geral, cirurgia infantil, dermatologia, otorrinolaringologia, assistência social e nutrologia, além de atendimento ambulatorial para portadores de hanseníase, com o acompanhamento de enfermeiros, em um time de 32 profissionais atendendo a população em sistema rotativo.

MÉDICO NEFROLOGISTA – MÉDICO QUE CUIDA DOS RINS


Nefrologia e Urologia são as duas especialidades médicas que cuidam do trato urinário. Como são especialidades complementares, é muito comum que a população faça confusão em relação às atribuições de cada uma.

O termo Nefros vem do Grego e significa rins. Portanto, o médico nefrologista é aquele que estuda as funções e as doenças dos rins. Do mesmo modo, Nefrologia é a especialidade médica que trata dos problemas clínicos dos rins.

A Urologia é um pouco diferente, pois ela é a especialidade cirúrgica que lida com o trato urinário. Logo, o nefrologista é o clínico especializado no sistema urinário, enquanto o urologista é o cirurgião do trato geniturinário. É a mesma relação que há, por exemplo, entre os cardiologistas e os cirurgiões cardíacos, entre os neurologistas e os neurocirurgiões e entre os angiologistas e o cirurgião vascular.

Grosso modo, para saber se o seu problema renal deve ser tratado por um urologista ou nefrologista, devemos questionar: o tratamento é feito com cirurgia ou com remédios? Se for cirúrgico, o especialista é o urologista. Se for doença clínica, o especialista indicado é o nefrologista.

O urologista também trata de doenças da próstata e do sistema reprodutor masculino, mesmo que elas não sejam necessariamente cirúrgicas.


QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE O NEFROLOGISTA TRATA?

A principal doença com que o nefrologista lida é a insuficiência renal, estado em que a função dos rins encontra-se comprometida. A insuficiência renal pode ser aguda, quando os rins subitamente sofrem alguma lesão e deixam de funcionar adequadamente por algum tempo, ou crônica, quando o processo de perda de função se dá de forma gradual, mas permanente.

Além da insuficiência renal, o tratamento de várias outras doenças clínicas do sistema urinário fazem parte das atribuições do médico nefrologista, entre as mais comuns, podemos citar:

Glomerulonefrites.

Complicações renais de doenças autoimunes.

Hipertensão arterial.

Infecção urinária.

Cálculo renal de repetição.

Alterações hidreletrolíticas (alterações dos sais minerais do sangue, como sódio, potássio, cálcio, fósforo, etc.).

Alterações do metabolismo ácido-básico.

Doença policística renal.

Diabetes insípidos nefrogênico.
      
O nefrologista também é o médico responsável por tratar os pacientes cuja a insuficiência renal é tão grave que eles passam a necessitar de hemodiálise ou diálise peritonial para se manterem vivos.

Outra atribuição do médico nefrologista é cuidar dos pacientes transplantados renais. Quem realiza a cirurgia do transplante é o urologista, mas o médico que indica o transplante, prepara o paciente, escolhe o doador (em caso de doador vivo), e fica cuidando do paciente após a realização do transplante é o nefrologista.

É preciso destacar que o paciente transplantado precisa ficar tomando drogas imunossupressoras por muitos anos para que o rim transplantado não sofra rejeição. Isso implica em um maior risco de problemas, como infecções e surgimento de tumores. É o nefrologista o responsável por controlar as doses dos remédios e procurar manter o rim transplantado funcionando por longos anos.

IMPORTÂNCIA DO NEFROLOGISTA NA INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA


Os nossos dois rins filtram em média 180 litros de sangue por dia, o que dá, aproximadamente, 90 a 125 ml de sangue por minuto. Este valor é chamado de taxa de filtração glomerular (TFG) ou clearance de creatinina. Como a TFG média é de 100 ml/min, para um melhor entendimento dos pacientes, costumamos dizer que esse valor corresponde a 100% da função renal.

Portanto, se o seu médico diz que você tem 60% de função dos rins, isso significa grosseiramente que seus rins filtram mais ou menos 60 ml/min.
Apesar de ser a doença chave da especialidade, a maioria dos pacientes com insuficiência renal crônica chega aos nefrologistas tardiamente, já com menos de 30% da função dos rins, uma fase que pouco pode ser feito para tentar impedir o avanço da doença em direção à hemodiálise. Isso obviamente não é culpa só dos pacientes, mas também dos seus médicos que demoram a referenciar ao nefrologista os seus insuficientes renais crônicos.

Os pacientes com insuficiência renal crônica que chegam ao nefrologista precocemente, ou seja, em fases iniciais da doença, apresentam as seguintes vantagens:

Menor mortalidade a longo prazo.

Melhor controle da pressão arterial.

Menos doenças associadas à falência renal, como lesões ósseas, anemia, desnutrição e doenças cardiovasculares.

Menor perda de função renal ao longo dos anos, o que faz com esses pacientes demorem mais tempo para atingir a insuficiência renal terminal.
Muitas vezes, o paciente consegue controlar a sua doença de forma a nunca precisar da hemodiálise.
Aqueles que acabam precisando de hemodiálise apresentam menos complicações e menor mortalidade, além de um melhor preparo e menor tempo para o transplante renal, se for este o desejo do paciente.
Maior chance de cura, caso a causa da insuficiência renal tenha tratamento.


QUANDO SE DEVE PROCURAR UM NEFROLOGISTA

As doenças dos rins podem ser traiçoeiras, pois muitas vezes apresentam poucos ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Às vezes, apenas através de exames laboratoriais de sangue ou urina conseguimos identificar uma doença renal em curso. Por isso, é importante reconhecer os pacientes com fatores de risco para doenças renais e os primeiros sintomas de lesão nos rins para que os indivíduos doentes possam ser avaliados adequadamente por um médico nefrologista.

Não espere que a insuficiência renal crônica provoque dor nos rins ou redução do volume urinário. Ela é uma doença silenciosa que não irá apresentar sintomas até fases bem avançadas. Se você acha que só porque os seus rins não doem e sua urina está normal não há risco dos seus rins estarem doentes, você pode ter uma desagradável surpresa no futuro.

Em geral, sugerimos uma avaliação por um nefrologista para todas as pessoas que apresentam as seguintes características: Alterações na taxa de creatinina sanguínea, que é o principal marcador da função renal.

Urina que espuma muito ou identificação de perdas de proteínas na urina através de exames laboratoriais.

Urina avermelhada ou identificação de sangue na urina através de exames laboratoriais.

Infecção urinária de repetição, principalmente se forem mais de 3 episódios por ano.

Mais de um episódio de cálculo renal durante a vida. O urologista trata os cálculos, mas é o nefrologista quem impede que novas pedras surjam.

Edemas e inchaços sem causa aparente.

Alterações no potássio, sódio, fósforo, ácido úrico, magnésio e cálcio sanguíneos que o clínico geral não identifique facilmente a causa.

Alteração do metabolismo ácido-básico sem causa aparente.

Aparecimento de múltiplos cistos renais em exames como ultra-som (ecografia), tomografia computadorizada ou ressonância magnética dor rim.

Alterações do volume de urina sem causa aparente.

Com informações médico nefrologista Pedro Pinheiro, registros profissionais:OM Portugal 47883 e CRM RJ 730092


Vereador Coronel Egídio continua na luta pela redução da taxa de iluminação pública de Bacabal.


O vereador Coronel Egídio em visita a Procuradoria Geral de Justiça, pode acompanhar o andamento do processo referente ao aumento abusivo da taxa de iluminação pública na cidade de Bacabal. Processo este que foi convertido em uma notícia de fato (denúncia) e recebeu uma nova numeração 022720-500/2018 mpe.

O vereador coronel Egídio solicita ao prefeito municipal que será eleito no dia 28/10/2018, o cancelamento da lei que aumentou a taxa de iluminação pública na cidade de Bacabal.

“A nossa luta continua sempre em defesa do povo! Não irei desistir enquanto não realizar o cancelamento dessa taxa referente ao aumento abusivo da iluminação pública em Bacabal que há 9 meses vem causando tanto mal a nossa sociedade bacabalense. Entendemos que é uma taxa injusta e imoral, onde já foram arrecadados mais de 6 milhões de reais aos cofres públicos”, inicou.

“Atualmente esse processo deu um passo largo e foi convertido em uma notícia de fato (denúncia) com nova numeração 022720-500/2018 mpe. Onde irão dar início à solicitação de documentos à Câmara Municipal de Bacabal, bem como, os depoimentos a cerca de como essa lei foi aprovada (processo legislativo),” destacou.

“Por esse motivo, faço um apelo ao novo prefeito de Bacabal que será eleito no dia 28/10/2018, o cancelamento imediato dessa lei. Pois a justiça tarda mais não falha”, finalizou Egídio.