quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Secretaria de Assistência Social lança programa de alfabetização de moradores de rua



A secretaria de Assistência Social de Bacabal, lançou ontem o primeiro programa de alfabetização de moradores de rua. Esse público é atendido no Centro Pop, localizado no bairro Areia e onde foi ministrada a aula inaugural na quarta-feira (17).

Estiveram presentes no evento a secretária de Assistência Social, Ivaneide Brandão, o Coordenador do Centro Pop Leandro Fontenelle, além de técnicos da Secretaria. Iris Gouveia, representando a secretaria de Educação, explicou sobre a parceria: “Nós da Secretaria de Educação estamos muito felizes ao podermos oferecer para essas pessoas tão carentes uma oportunidade de acreditar novamente na vida. Essa parceria com a secretaria de Assistência Social permite reintegramos ainda mais essas pessoas à sociedade".


A secretaria de Educação oferece professores para o programa além do material didático. A secretaria de Assistência Social oferece as instalações do Centro Pop e todo o quadro de servidores para que o programa seja operacionalizado.  É isso que explica a professora Maria das Dores, responsável pela alfabetização: “A secretaria de Educação está somando com o Centro Pop, atendendo a um pedido da secretaria de Assistência Social. É um trabalho social que nos deixa bastante gratificadas”.


Walber Soares, um dos assistidos no Centro Pop, disse que esse programa é “muito gratificante e nós só temos a agradecer pelo empenho de toda essa equipe para nos proporcionar coisas boas”.



Homem sofre choque elétrico e cai de prédio comercial na capital

Um homem sofreu, na manhã desta quinta-feira (18), um choque elétrico e caiu do terceiro andar de um prédio comercial no bairro Cohab, na capital maranhense. Ele foi encaminhado para o Hospital Djalma Marques, o Socorrão II, com suspeita de traumatismo craniano encefálico.



Do MA10

Delegado envolvido em esquema de contrabando vai participar de audiência


Acontece nesta sexta-feira (19) às 8h10 a audiência de instrução do delegado Tiago Mattos Bardal, que é acusado de participar de esquema de contrabando de carga de cigarros e de mercadorias. A audiência acontecerá na 3a Vara Criminal, localizada no Fórum Desembargador Sarney Costa.
Em setembro deste ano, a 3ª Vara Criminal de São Luís determinou a retirada da tornozeleira eletrônica do delegado Bardal. O despacho foi encaminhado à Supervisão de Monitoramento Eletrônico da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
Sobre a retirada, o fundamento do advogado de Bardal, José Berilo de Freitas Leite Filho, seria que ele vem cumprindo todos os termos da liberdade provisória e há havia sido monitorado pelo uso do mecanismo há mais de 100 dias.
A audiência desta sexta-feira (18) será presidida pelo juiz da 3ª Vara Criminal de São Luís, José Gonçalo de Sousa Filho.

João Marcelo agradece os votos dos maranhenses e fala sobre a eleição suplementar de Bacabal que ocorrerá no próximo dia 28.

O deputado federal João Marcelo (MDB) agradeceu os 67.352 votos de confiança, que o povo maranhense lhe conferiu no último pleito do dia 7 de outubro. Em Bacabal João Marcelo obteve a expressiva votação de 8.185 votos.

Na tribuna, João Marcelo demonstrou o seu apoio a Edvan Brandão, candidato a prefeito para a eleição municipal suplementar, que ocorrerá no dia 28 de outubro. Ele destacou a importância que tem para cidade de Bacabal, e eleição de Edvan. “Ele que irá mostrar para todo bacabalense, e agora, para todo maranhense, como será administrar aquela cidade,” destacou.

João Marcelo também falou sobre o perfil de Edvan Brandão que é um homem evangélico, com origem simples e de trajetória humilde enraizada na zona rural do município. Sobre seu principal oponente ele disse: “Edvan tem como adversário, pasmem os senhores; um agiota. Um agiota que não tem nada além do seu trabalho de cobrar juros sobre quem deve para ele”.


Assista o discurso na integra:





Hoje Bacabal

Edvan agrega adesões na reta final da campanha em bacabal


A reta final da campanha eleitoral suplementar para prefeito de Bacabal-MA está sendo positiva para Edvan Brandão (PSC). Nesta quinta-feira (18), o candidato recebeu a forte adesão de membros do Sindicato dos Taxistas e também do empresário e ex-vereador Clariano Pires.

Presidente do Sindicato de Taxistas de Bacabal


Durante o encontro, Gessé, presidente da instituição de defesa dos direitos dos taxistas, ressaltou a história ilibada de Edvan para conduzir o município a partir do dia 01 de novembro.

Edvan agradeceu ao presidente e lembrou: “A nossa candidatura é ficha limpa, por isso o povo abraça com tanto carinho e sabe que estamos preparados para trabalhar por nossa cidade”.


Ex-vereador Clariano Pires


Logo em seguida, o ex-vereador e empresário Clariano Pires falou em nome de sua família e também declarou apoio ao candidato. Edvan segue com uma extensa agenda de campanha pelos bairros e povoados de Bacabal.


Hoje Bacabal

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Flavio Dino não resiste à pressão e declara apoio em Bacabal


Quando Flávio Dino parecia que não ia apoiar um agiota, para não manchar o seu currículo político, surge um vídeo comprovando que a pressão foi tão grande que o Governador não resistiu aos apelos.

Na eleição para Governo, o comunista esteve em Bacabal, participou de uma carreata juntamente com seus candidatos a deputado e de carona, o candidato a prefeito Cesar Brito. Trocaram apenas cumprimentos rápidos e Flávio Dino se esquivou quando foi perguntado sobre o apoio ao candidato.

Nem ao comício, marcado e anunciado por Cesar Brito para o dia 29 de setembro, Dino compareceu.

Governar entre amigos é melhor

Agora é diferente. Já eleito, Flávio gravou um vídeo em que se diz amigo de César Brito e ainda amarra os serviços do Governo do Estado a essa amizade quando diz:
“Quando a gente dialoga entre amigos, as parcerias fluem melhor. Cesar Brito é meu amigo há mais de dez anos ...”.

Mas o que teria feito Flávio Dino mudar de ideia?

Ninguém sabe. Depois de uma reunião a portas fechadas em São Luis, Dino foi compelido a gravar o vídeo para os grupos de Whatsapp. Disse com todas as letras aquilo que não teve coragem de dizer no primeiro turno.  Assim como Zé Vieira que só apoiou Cesar Brito depois de uma longa conversa entre o candidato os filhos do ex-prefeito, Dino só mudou de ideia depois de uma longa conversa. O que teria feito Flávio Dino que tem fama de durão, mudar de ideia tão repentinamente?


Postado por: Hoje Bacabal



Gestão Edvan Brandão irá ampliar o número de academias ao ar livre


O candidato a prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, que tem como vice Graciete Lisboa, irá ampliar o número de academias ao ar livre em vários pontos da cidade.

O projeto garantirá o acesso à prática de exercícios físicos, que irão melhorar a qualidade de vida a todos, combatendo o sedentarismo e prevenindo sérios problemas de saúde pública, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

As academias populares serão instaladas nos bairros. Diversos equipamentos, que poderão ser usados por gente de todas as idades. Assim muita gente vai malhar pertinho de casa. 

O projeto garante mais saúde para todos.


Hospital Materno Infantil adere à campanha Outubro Rosa



Está acontecendo durante todo o dia de hoje, 17, mais uma ação voltada para o combate e prevenção do câncer de mama. Desta vez, a secretaria municipal de saúde escolheu o Hospital Materno Infantil, para o fortalecimento da campanha.

A ação, que contou a presença da secretaria de Assistência Social Ivaneide Brandão e com participação das funcionárias do hospital, acompanhantes dos pacientes e do público em geral, constou de orientações objetivas sobre a importância de saber identificar sinais e sintomas de risco, fazer o autoexame da mama, conhecer as políticas publicas para quem sofre desta doença e de testemunhos e histórias de superação de quem conseguiu vencer a doença.

É o caso da professora Vanderleia Araújo de 48 anos, que retratou a importância do apoio familiar e destacou que, tentar esconder a doença não ajuda em nada. “Diante de uma situação como a descoberta do câncer de mama que as pessoas procurem não esconder. Porque isso é uma coisa que pode acontecer com qualquer pessoa. O câncer não escolhe família, cor, situação financeira; o câncer acontece. Procure se conhecer a cada dia, se tocar, e procurar acima de tudo, não ter vergonha de falar e buscar orientação médica”.


Outro testemunho que emocionou os presentes foi o da aposentada Cleomar Cândido de 59 anos. Ela descobriu o tumor maligno em Julho 2015. Hoje ainda passando por etapas menos evasivas do tratamento, ela disse que sofreu muito quando recebeu a notícia, mas que é preciso “primeiro lugar muita fé em Deus; se você não tiver fé, você não chega a lugar nenhum. Eu passei por cirurgia, quatro sessões de quimioterapia e mais trinta sessões de radioterapia. O tratamento são cinco anos e graças a Deus já estou no terceiro e estou bem,” concluiu.

Além das orientações repassadas pela Dra. Maria Gorete Silva, acadêmicos do curso de Serviço Social da UNIP/FACAM, também realizaram ciclo de palestras e pesquisas acadêmicas. “Como instituição um dos nossos papeis é externar e servir a comunidade. É uma campanha de conscientização. A importância do autoexame das mamas, se por acaso acontecer, quais as politicas publicas que as assistem, e é isso que é importante,” disse Aline Mendes diretora UNIP/FACAM.

Sandra Oliveira que é Assistente Social do Hospital Materno Infantil, falou sobre o objetivo do projeto que foi intitulado “Outubro Rosa – Uma campanha para tocar fundo no peito”. “Este projeto foi criado com objetivo de esclarecer o que é o Outubro Rosa. Isso é uma forma de conscientizar essas mulheres para sinais e sintomas de um futuro câncer de mama e saber o que fazer quando isso ocorrer”, frisou.

A diretora do Hospital Materno Infantil Ivonilde Feitosa Pinto, reconhece a importância da campanha e principalmente deste publico para a realização da ação. “Quero agradecer a todos que participaram deste projeto. O Hospital Materno Infantil abriu as portas até porque aqui a gente trabalha com mulheres, aqui é uma família. Trabalhamos com prevenção, mas, aqui também assumimos o compromisso de que no próximo ano, o Hospital Materno Infantil esteja totalmente equipado para dá todo apoio a todas as mulheres que passarem por um problema desses.”





Postado por: Hoje Bacabal

Subseção do Coren-MA de Bacabal adere à Campanha Outubro Rosa


No mês dedicado à conscientização do câncer de mama, profissionais e representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão resolveram aderir à campanha “Enfermagem Unida pela Prevenção”, organizada pela diretoria do Coren-MA.

Com um lenço na cabeça, a enfermeira Maria de Carlos Araújo, representante da subseção de Bacabal, chama a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o tipo mais comum entre as mulheres.

O presidente interino do Coren-MA, Jamson Oliveira, fala sobre a importância do órgão aderir à campanha e incentivar as profissionais de enfermagem na luta contra a doença. “A ideia da campanha Outubro Rosa, iniciada pelo Coren-MA, é incentivar as mulheres profissionais de enfermagem, que estão atuando, a também se prevenir. Porque elas muitas vezes exercem a profissão, e esquecem do autocuidado. A ideia é chamar a atenção dessas mulheres para a prevenção, e encampar a luta contra o câncer de mama”, afirma Jamson.

Campanha Outubro Rosa

Como parte das atividades desenvolvidas, o Coren-MA estará arrecadando durante todo o mês de outubro, lenços de diferentes cores e tamanhos que serão doados às mulheres em tratamento contra a doença. As doações podem ser feitas na sede ou na subseção do Coren-MA, em Bacabal.


terça-feira, 16 de outubro de 2018

João Alberto saiu ileso e com ganhos políticos reais da guerra eleitoral em que o sarneysismo foi fulminado


De todos os líderes do Grupo Sarney, o senador João Alberto (MDB) foi o único que sobreviveu ao tsumani que praticamente dizimou o Grupo Sarney nas eleições de Domingo. O ex-presidente José Sarney (MDB) viu os dois filhos, Roseana Sarney (MDB) e Sarney Filho (PV), implacavelmente derrotados nas urnas, e o senador Edison Lobão (MDB) não conseguiu renovar o mandato nem viu aliados próximos – como Márcio Coutinho, candidato a deputado federal – conseguirem mandatos proporcionais.

O senador João Alberto, ao contrário, sobreviveu à catástrofe eleitoral intacto e com alguns ganhos, pois terá sua aposentadoria política carimbada no dia 31 de Dezembro sem o trauma violento de uma derrota acachapante, já que não disputou votos e seu mandato expirará exatamente naquela data, garantindo que ele vá para casa com a sensação de que sairá da vida pública sem ser despachado.

Além disso, João Alberto caminha para a sua aposentadoria com sabor de vitória, com seu filho e herdeiro político, deputado federal João Marcelo (MDB), reeleito, e seu aliado de primeira hora, deputado estadual Roberto Costa (MDB), também. E pelo andar da carruagem, poderá, ainda, comemorar a reeleição do prefeito Edivan Brandão para a Prefeitura de Bacabal, cujo pleito suplementar será realizado no dia 27, juntamente com o segundo turno da eleição presidencial.

Um desfecho justo para um político vitorioso, que em cinquenta anos de vida pública foi deputado estadual, deputado federal, prefeito (Bacabal), vice-governador, governador e senador, e que em mais de uma dezena de eleições, só não foi vitorioso duas vezes, uma para deputado federal nos anos 70, e uma para prefeito de São Luís em 1992.

Portanto, se dedicará nos próximos dois meses a limpar as gavetas, certamente embalado por uma sensação de dever cumprido, já que não há mancha nem rasura ética na sua biografia.

Do Repórter Tempo

Eleitor de Bacabal votará primeiro para Presidente e depois para Prefeito

O número de eleitores aptos a votar na cidade é de 58 mil 494 


Paralelo ao segundo turno das eleições 2018, em 28 de outubro, data em que a nação decidirá o novo presidente do país e alguns estados novos governadores, o Maranhão realizará pleito em Bacabal para que a população escolha quem será o novo prefeito da cidade, tendo em vista que o eleito em 2016 (Zé Vieira) teve o registro de candidatura mantido indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral em junho deste ano.

Bacabal fica localizada a 250 km da capital São Luís e o número de eleitores aptos a votar é de 58 mil 494. A condução dos trabalhos no município é do juiz eleitoral Jorge Antonio Sales Leite.


Por telefone, o magistrado explicou que vem promovendo rodadas de conversa com representantes das coligações, partidos e candidatos para que os atos de campanha atendam ao que estabelece a lei, evitando que ilícitos sejam praticados. Informou também que foram protocolodas mais de 50 representações, a maioria já julgadas, entre elas, direitos de respostas.


“Estamos dedicando também especial atenção ao transporte de eleitores e repetiremos a estratégia do primeiro turno que foi cadastrar 8 ônibus escolares cedidos pelo município. Isto é necessário porque Bacabal não possui transporte público regular e muitos eleitores não têm como se deslocar até os locais de votação”, explicou Leite.


Concorrem ao cargo 5 candidatos


- Cesar Brito (PPS 23) pela coligação “Bacabal vai vencer”;

- Edvan Brandão (PSC 20) pela coligação “Bacabal em primeiro lugar”;
- Giselle Veloso (PR 22) pelo Partido da República;
- Luizinho Padeiro (PSB 40) pelo Partido Socialista Brasileiro;
- e Professor Maninho (PRB 10) pelo Partido Republicano Brasileiro.


Ordem de votação


Em Bacabal, a ordem de votação na urna eletrônica será: primeiro presidente (2 dígitos) e depois prefeito (também 2 dígitos). É importante que os eleitores estejam atentos a isso para evitar que digitem números equivocados e anulem o voto, caso não corrijam antes de apertar a tecla confirma.


Segurança


O comando da Polícia Militar do Maranhão garantiu ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que irá dedicar efetivo especial para atuar na eleição de Bacabal com vistas à tranquilidade do processo.


Geração de Mídias e Carga e Lacre


As audiências de geração de mídias e de carga e lacre das urnas que serão usadas nas eleições de Bacabal ocorrerão, respectivamente, nos dias 23 e 25 de outubro, a partir das 8h, no Fórum Eleitoral da cidade, situado na Avenida Barão de Capanema, número 65 - Centro.



Multidão comparece em adesivaço de Edvan Brandão



Na tarde desta segunda-feira (15), uma fileira de carros e motocicletas tomou conta do Centro Cultural, durante um grande adesivaço do candidato a prefeito de Bacabal, Edvan Brandão.

O adesivaço iniciou por volta das 16h e seguiu até a noite com uma fileira de veículos aguardando para ser adesivado. O evento foi um verdadeiro sucesso. Cheio de gente animada, muitas adesões e aquela alegria de sempre.


Durante o adesivaço, várias pessoas chegaram ao local para aderir a campanha do 20, chegando a remover o adesivo do opositor e colocar o do Edvan Brandão.

Edvan Brandão chegou ao local com sua família e a candidata a vice-prefeita, Graciete Lisboa. Cumprimentou os apoiadores, tirou fotos e permaneceu no local até a finalização do adesivaço.




Postado por: Hoje Bacabal



segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Com apoio de Edvan, Roberto Costa eleva votação em Bacabal

Deputado, que foi eleito com mais de 35 mil votos, aumentou votação em Bacabal em 25%.

Com apoio de Edvan, Roberto Costa eleva votação em BacabalApoio de Edvan garante aumento de votação de Roberto Costa.
Com uma expressiva votação nas últimas eleições, o deputado estadual Roberto Costa (MDB) cresceu o percentual de eleitores no município de Bacabal. Com apoio do prefeito Edvan Brandão (PSC), que vem agregando cada vez mais apoios em sua campanha suplementar para prefeito, o eleitorado do deputado saiu de 9.154 votos na eleição de 2014 para 11.378 votos no atual pleito, um aumento percentual de aproximadamente 25%.








Com a proximidade da eleição suplementar em Bacabal, as declarações públicas de adesão ao candidato Edvan Brandão aumentam a cada dia e são comprovadas nas ruas em eventos como caminhadas e comícios. O último, no povoado Brejinho, reuniu centenas de pessoas.  Ao todo, o deputado Roberto Costa alcançou a marca de 35.214 votos no estado do Maranhão.

Do 45graus.com.br

Postado por: Hoje Bacabal

Homenagem do deputado estadual Roberto Costa para todos os professores.


Parabenizamos todos os professores por este dia, que moldam as mentes do futuro, que educam, cuidam e se dedicam a educação do país e do nosso estado!

Feliz Dia do Professor!


Nova especialidade! Médica especialista no tratamento de ouvido, nariz e garganta atenderá esta semana no Centro Médico Maurício Carvalho.


OTORRINOLARINGOLOGIA

A otorrinolaringologia é o ramo da medicina que cuida das doenças do ouvido, nariz, faringe, laringe, cabeça e Garganta.

A otorrinolaringologista Dra. Nara Nunes, atenderá no Centro Médico Mauricio Carvalho a partir do dia 16 de outubro.

Mais do que o cuidado de inflamações (como as famosas rinites, sinusites, faringites e otites) a otorrinolaringologia cuida de algumas funções e sentidos do corpo humano mais importantes para uma vida saudável: o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio. Garantir o bom funcionamento dessas cinco funções resume com propriedade o principal objetivo da otorrinolaringologia.

Centro Médico Mauricio Carvalho
(99) 3621-7780| 📱 (99) 98219-1212 | (99) 9108-4165
Rua Magalhães de Almeida, 606, Centro, Bacabal - MA

Secretaria municipal de saúde descobre rombo camuflado em compras e em prestação de serviços inexistentes na ordem de quase 7 milhões de reais


Três meses foram necessários para que uma equipe de técnicos da secretaria municipal de saúde conseguisse levantar o valor total do rombo deixado pela gestão do prefeito deposto pela Justiça Eleitoral, José Vieira Lins.

O atual secretário, farmacêutico bioquímico Silas Duarte de Oliveira, anunciou que, termo de verificação de caixa feito por sua equipe, além ter encontrado saldo bancário zero, encontrou, ainda, como posição de contas a pagar um débito de R$ 6.327.343,35 (seis milhões, trezentos e vinte e sete mil, trezentos e 43 reais e trinta e cinco centavos).

Esse valor estava camuflado em forma de contratos fornecedores, em compras de materiais, que nunca entraram na secretaria ou em sua unidades, e prestação de serviços que nunca foram realizados em nenhum órgão da pasta.

O secretário reporta o fato como calote geral e atribui as responsabilidades pelo rombo ao ex-prefeito José Vieira e ao ex-vice prefeito Florêncio Neto, que hoje é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo agiota César Brito.

Silas acrescenta que o rombo na saúde, o desvio de recursos, não só trouxe grande prejuízos as empresas (veja lista na ilustração acima) e aos seus funcionários, mas todo o município de Bacabal.

Ele afirma ter encontrado a pasta em situação de pré-falência, revelando que desativaram programas, como o telessaúde, e até convênios foram tirados, além de UBSs fechadas por falta de pagamento - como a do bairro da Esperança - deixando o bacabalense sem atendimento médico, mas que o prefeito Edvan Brandão de Farias negociou o débito e reabriu a reabriu, sendo que a mesma voltou a atender a população

Silas Duarte de Oliveira acrescentou, também, que a gestão José Vieira/ Florêncio Neto não pagou o valor total da folha de pagamento do junho dos servidores públicos municipais lotados na secretaria, orçada em 2.347.229,27 (dois milhões, trezentos e quarenta e sete mil, duzentos e vinte e nove reais e vinte e sete centavos), deixando em aberto R$ 1.043.720,63 (um milhão, quarenta e três mil, 720 reais e sessenta e três centavos).

Como providência para a responsabilização dos culpados, o secretário Silas Duarte de Oliveira, por ordem do prefeito Edvan Brandão de Farias, requereu auditoria fiscal a ser realizada pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Aos quase 7 milhões de reais desviados na secretaria municipal de saúde (Semus) juntam-se os cerca de 10 milhões de reais desviados na secretaria municipal de educação (Semed), veja aqui, o que eleva o rombo já levantado nas contas públicas de Bacabal para próximo de 10 milhões de reais, faltando ainda fechar as contas de setores como a administração, a assistência social e a arrecadação municipal - secretaria de finanças.

Do: blog do Abel Carvalho


Hoje Bacabal