sexta-feira, 14 de setembro de 2018

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE BACABAL COMEMORAM A REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA PARA 30 HORAS SEMANAIS


Aconteceu na noite de ontem, quinta-feira, 13, na sede da Associação dos Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a solenidade em comemoração a regulamentação de 30 horas semanais da carga horária de trabalho dos enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam serviços para o Hospital Geral, Hospital Materno Infantil e SAMU de Bacabal.

Além dos profissionais da categoria estiveram, também, presentes na solenidade o secretário de saúde, farmacêutico-bioquímico Silas Duarte de Oliveira, a secretária da mulher Taugi Lago, a secretária de assistência social Ivaneide Brandão, a secretária de finanças Natália Duda, o diretor do SAAE Marcelo Almeida, o diretor do Hospital Municipal Jacob de Oliveira Veras, a diretora do Hospital Materno Infantil Ivonilde Feitosa Pinto, a diretora do SAMU Marlene Farias, o vereador Manuel da Concórdia, o Superintendente de atenção da saúde Ozino Cutrim, Presidente do conselho regional de enfermagem (Coren) – subseção de Bacabal Maria Lúcia, a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bacabal Valdizia Vieira Silva e a Técnica em enfermagem Florência Francisca, que compuseram a mesa.

Na abertura o enfermeiro Ozino Cutrim frisou que este feito é oriundo de uma reivindicação feita há quase duas décadas. “Hoje é a celebração de uma conquista que se estende há pelo menos 19 anos. O SAMU é o primeiro órgão de Bacabal que já está cumprindo com carga horária de 30 horas de trabalho para todo servidor. E dentro dos hospitais, já estamos com 80% das escalas já cumprindo 30 horas,” disse.


Em seguida a presidente do sindicato dos servidores públicos municipais de Bacabal, Valdizia Vieira Silva, fez o uso da fala. “Pra mim também é uma surpresa, porque nunca tivemos esse momento. Porque é muito valoroso quando somos enxergados pelo poder público. É uma luta que não é de hoje por essas sonhadas 30 horas. Pra muita gente era até impossível. E agora veio essa grande conquista que foi regulamentar toda enfermagem para trabalhar 30 horas,” destacou.

Representando o Poder Legislativo de Bacabal, o vereador Manuel da Concórdia (Podemos), destacou a boa vontade da atual gestão em atender uma das reivindicações que, segundo ele, também foi uma de suas bandeiras erguidas como vereador.

O Coren de Bacabal foi representado pela enfermeira e presidente da subseção de Bacabal, Maria Lúcia, que mencionou a emoção pela conquista. “É uma surpresa pra mim até ser chamada, estou emocionada. Como representante do Coren busquei junto com a secretaria de saúde essa realização. Agradeço o enfermeiro Ozino Cutrim, a Valdiza Vieira, que é Presidente do Sindicato dos servidores municipais, o Secretário Silas Duarte e o Prefeito que me escutou e, graças a Deus, estamos aqui,” finalizou.

Maria Lúcia - presidente da subseção (Coren) de Bacabal

Em suas palavras a técnica em enfermagem Florência Francisca da Silva Leal, 72 anos e funcionária ativa do Hospital Materno Infantil, avaliou a importância da conquista e mostrou um pouco da própria trajetória na profissão. “Comecei a trabalhar em 1973 e, graças a Deus, sou feliz, faço o que eu gosto. Já tenho 74 anos, mas estou lutando ainda! Obrigado”.

Silas Duarte de Oliveira - Secretário de saúde

Bastante aplaudido por todos que estavam presentes na solenidade e principal responsável por essa conquista para categoria, o secretário de saúde, farmacêutico-bioquímico Silas Duarte de Oliveira, foi firme ao começar seu discurso com as palavras de ordem: “Saúde Pública de qualidade, para cuidar bem das pessoas, direito do povo bacabalense, direito do povo brasileiro, direito do povo maranhense”, iniciou.

O secretário também lembrou o longo percurso até a chegada dessa conquista e de sua luta como sendo o primeiro servidor da saúde do estado do Maranhão a defender a municipalização da saúde. “Este é o resultado de uma luta que iniciou desde a década de 90. É a vitória do povo de Bacabal que hoje consagra às 30 horas que está dentro do SUS. O plano de cargos, carreira e salários também é uma luta nossa! Luta também do conselho municipal de saúde, que é órgão regulador do SUS.”

No final, foi servido um coquetel para todos os presentes. 





Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.
HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

FAKE NEWS: COORDENAÇÃO DE CAMPANHA DO CANDIDATO DO PPS CRIA FALTA DE MERENDA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BACABAL


 

A coordenação da campanha do candidato a prefeito de Bacabal pelo Partido Popular Socialista (PPS), César Antônio da Costa Brito tem lançado mãos do mais espúrio, e mais recente instrumento de propaganda negativa, os conhecidíssimos fake news, para tentar desconstruir o modelo de administração que está sendo implementado em Bacabal pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Edvan Brandão (PSC), que responde atualmente pelo Poder Executivo Municipal.

A coordenação da campanha de Brito usa o seu departamento de marketing para criar fatos que objetivam atingir o modelo de trabalho que Brandão aplica, colocando como instrumento da sua publicação, difusão e promoção uma concessão pública federal, a TV Mearim - dirigida pelo promotor de eventos Jaime Rocha -, e para legitimar estes fatos falsos os vereadores que o apoiam - Irmão Leal (MDB), Alex Abreu (PSC), Regilda Santos (REDE), Jefferson Santos (PC do B) e Feitosa (Podemos), que fazem da Tribuna da câmara municipal o ponto básico de legalidade do que foi criado para atacar a gestão.

Último Fake criado

A última criação do departamento de marketing do candidato do PPS é eivado em crimes: usa de menores, e deve ser apurado pela Polícia Federal, que são estudantes da rede municipal de ensino, para tentar mostrar que a secretaria municipal de educação não estaria disponibilizando e servindo para os seus alunos, de maneira correta, a merenda escolar.

A propósito da situação que foi criada, a secretária municipal de educação, professora Ivane Ramos, se manifestou assegurando que a merenda escolar no município de Bacabal está sendo distribuída de forma adequada e, antecipadamente sendo encaminhada às escolas para cumprimento efetivo do período letivo.

A secretária assegura, também, que 100% das escolas da rede municipal estão com a disponibilidade da merenda escolar que é um direito garantido aos nossos alunos, acrescentando que, após o início de sua gestão a triagem dos produtos distribuídos passou a ser feita semanalmente.



Sobre o fake Ivane frisa que  a exposição dos menores  foi feita de forma irresponsável e que as alunas usadas para tal atitude estudam na escola Nadir Abreu, que fica no bairro Vila Coelho Dias, enquanto as imagens apresentadas se referem a escola Governador Sarney, localizada no bairro ramal. “fazer educação não é brincadeira, fazer educação é compromisso em educar para a vida.  Desde que assumimos não faltamos com nossa responsabilidade em nenhuma área, seja merenda, transporte ou pagamento dos servidores," garante Ivane Ramos.

Bacabal cumpre todas as determinações do ministério da educação, colocando, inclusive, em prática a aquisição de produtos da agricultura familiar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, destinando os 30 % do valor mensal da Merenda Escolar para esta compra nãos mãos dos produtos locais.

Justiça Eleitoral é desafiada por fake news

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou em seu portal ter aberto procedimento para investigar a disseminação de notícias falsas na internet. Entre as motivações para a inciativa, o texto citava um estudo da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP), que ranqueara os 10 sites que mais divulgavam as chamadas fake news no Brasil.

Ocorre que tal estudo na verdade era, em si, uma notícia falsa, desmentida pela própria associação, tendo sido originada em um mero post no Facebook, sem nenhum respaldo científico. Dois dias depois de publicar a informação, o TSE se viu obrigado a corrigi-la. Além de irônico, o episódio ilustra os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral em tentar prevenir que as fake news influam no resultado das urnas.

As dificuldades passam já pela tarefa de identificar quais notícias são falsas ou não. Travestidas de informações verídicas, que aparentam estar respaldadas em apuração profissional e dados científicos, como reportagens jornalísticas ou pesquisas acadêmicas, as fake news muitas vezes se alimentam de sua própria indefinição para se proliferar.

“É uma notícia inventada? É uma informação incompleta? É um fato não confirmado publicado como se tivesse sido?”, indagou o advogado Marcellus Ferreira Pinto, especializado em direito eleitoral. “Não existe no Brasil um conceito jurídico que possa ser utilizado na definição do que é fake news. Isso dificulta o combate a esse tipo de prática”, avaliou.

Por ora, o assunto fake news é regulado pela parte relativa à internet na resolução que disciplina a propaganda eleitoral como um todo (Resolução 23.551/2017). Pela norma, quem divulgar “fatos sabidamente inverídicos” sobre os candidatos está sujeito a ser obrigado a retirar o conteúdo do ar, mediante decisão judicial.

A resolução foi aplicada pela primeira vez em 6 de junho, quando o ministro Sergio Banhos deu 48 horas para o Facebook tirar do ar publicações de um perfil chamado “Partido Anti-PT”, com 1,7 milhão de seguidores, que associavam Marina Silva, pré-candidata à Presidência pelo partido Rede Sustentabilidade, a esquemas de pagamento de propina na Operação Lava Jato.





Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.

HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/


EM SEU PRIMEIRO DESFILE, SAMU E PROJETO SAMUZINHO, SÃO APLAUDIDOS POR TODA AVENIDA NO DIA 7 DE SETEMBRO.


O dia em Bacabal começou como qualquer outro dos 365 dias do ano. Porém, a data inspira respeito, zelo e cuidado pela Pátria. Sexta-Feira, 7 de Setembro, dia dos brasileiros saírem às ruas para exercerem seu patriotismo, sua cidadania.

O SAMU e o Projeto Samuzinho de Bacabal participaram, pela primeira vez, no final da tarde deste dia, do tradicional desfile Escolar e militar de 7 de setembro, com seus representantes das diversas áreas que compõe a Instituição.

Durante o percurso os profissionais do SAMU foram aplaudidos pela população que assistiam ao desfile. Palavras de incentivo, vocês merecem nossos aplausos, viva o SAMU puderam ser ouvidos ao longo do percurso, proporcionando aos corações dos integrantes a satisfação e a gratidão em servir.

SAMUZINHO

O projeto samuzinho foi idealizado pelo SAMU 192 do Distrito Federal em maio 2007, o objetivo do projeto é fornecer noções de primeiros socorros para leigos, ou seja, o que fazer em uma situação de emergência até que os socorristas cheguem ao local.



O Samuzinho se apresenta para a população o tipo de trabalho realizado pelo SAMU 192 de Bacabal e ensina também os procedimentos a serem realizados em situações de emergência. Visando igualmente a conscientização da população sobre a importância do serviço de saúde, e também tem o intuito de conscientizar as crianças em relação aos problemas causados por ligações indevidas (trotes) para número de emergência 192 e o mais importante de tudo, ensina a resgatar a cidadania de ajudar o próximo.

De acordo com a coordenadora do SAMU, Marlene Ferreira de Farias, o objetivo da participação no desfile foi resgatar a cidadania e destacar a importância de como proceder em casos de traumas e quadros clínicos, até que o SAMU chegue ao local ou até que se obtenha as devidas orientações dos médicos que se encontram na Central de Regulação de Urgências, através do número 192".



Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.
HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/



UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) DO AREAL - PROMOVE AÇÃO PARA FALAR SOBRE SUICÍDIO COM A COMUNIDADE.


Foi mais uma ação promovida pela Secretaria de saúde, através da UBS do Areal. Desta vez com a participação dos alunos do IFMA e da comunidade do Areal e Parque Rui Barbosa. A atividade foi voltada para o Setembro amarelo.  O mês em que todos concentram esforços para combater o suicídio.

A comunidade recebeu com muito apreço, as palestras e as ações desenvolvidas.











Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.
HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/

COPA RURAL VAI SER DISPUTADA A PARTIR DE SÁBADO POR 36 POVOADOS


A Prefeitura de Bacabal através da Secretaria de Desporto e Lazer vai realizar a partir de sábado a Copa Rural. A competição reúne equipes de 36 povoados do município de Bacabal e vai oferecer a premiação de 15 mil reais para os vencedores.

O secretário de Desporto e Lazer, Carlos Magalhães explica: “Depois do sucesso que está sendo a Copa Ivanildo Santos, com os times de bairros da sede não poderíamos deixar de congregar as equipes da zona rural. Será uma disputa de alto nível, programada para ser um sucesso e para incentivar o futebol também na zona rural de Bacabal”.

Os jogos da Copa Rural serão disputados em quatro polos: Brejinho (8 times) , Centro do Cirilo (12 times) , Bom Princípio (7 times)  e Bambu( 9 times).  De cada polo sairão dois times classificados para a segunda fase que será toda disputada no Estádio Correão no sistema eliminatório, o famoso mata-mata.

No sábado (15) haverá disputa em todos os polos, exceto em Brejinho que por causa da final do interbairros daquele povoado, as partidas da Copa Rural serão realizadas no domingo.  A abertura oficial será no povoado Bom Princípio com a presença do secretário da Sedel, Carlos Magalhães. 


quarta-feira, 12 de setembro de 2018

VEREADOR CORONEL EGÍDIO, CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL (15123), APRESENTOU NA CÂMARA MUNICIPAL DE BACABAL O PROJETO DE LEI REFERENTE À CRIAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA.


O Vereador Coronel Egídio, candidato a Deputado Estadual (15123), apresentou nesta quarta feira (12), o projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública no município de Bacabal.

Esse projeto tem como objetivo viabilizar o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de ações, projetos e programas que tenham como objetivo a prevenção do crime e a redução do sentimento de insegurança no âmbito do município de Bacabal. Onde podemos citar como ações desta secretaria: Videomonitoramento, Ampliação do Proerd, Criação dos Núcleos de Polícia Comunitária, Seminários, Ações Sociais, Criações de Projetos na área da Segurança Pública, dentre outros.

Apesar de existir na constituição em seu ordenamento jurídico uma lei que organiza o sistema de segurança pública, torna-se necessário, portanto, a elaboração de um conjunto de medidas por parte do município que venham contribuir com as ações desenvolvidas pelo Estado, reforçando as ações no município. Dessa forma, busca-se  em médio e longo prazo impactar na redução dos índices de violência e criminalidade fazendo com o que o poder local, a partir de sua atuação proativa participe como co-gestor da segurança pública.

SÍMBOLO DO DESCASO E ABANDONO NO GOVERNO ZÉ VIEIRA, UBS DE SECO DAS MULATAS É RECUPERADA E VOLTA A ATENDER A COMUNIDADE.



A unidade Básica de Saúde (UBS) do Povoado Seco das Mulatas se transformou no maior símbolo da perseguição, desordem e desrespeito da corrupta administração do prefeito deposto pela Justiça Eleitoral, José Vieira Lins, que era comandada por Jaime Rocha - promotor de eventos e diretor da TV Mearim e por sua ex-esposa, Patrícia Vieira. Compreenda lendo: DESORDEM, DESRESPEITO E CAOS EM SECO DAS MULATAS PAR VINGATIVO - POR 'BIRRA' PATRÍCIA E JAIME DEMITEM A ÚNICA FUNCIONÁRIA DO POSTO DE SAÚDE DE SECO DAS MULATAS.


Hoje, apenas dois meses depois do início da gestão do presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Edvan Brandão de Farias (PSC), que responde pelo Poder Executivo, e sob o comando do secretário de saúde, farmacêutico-bioquímico Silas Duarte de Oliveira, a UBS de Seco das Mulatas se transformou em símbolo da correta aplicação dos recursos públicos, oferecendo saúde pública de qualidade, para cuidar bem das pessoas, um direito do povo bacabalense, e a marca do governo Edvan Brandão.


Antes totalmente abandonado e sem atendimento médico, a UBS teve sua estrutura física completamente reformada e já voltou a atender as pessoas daquela comunidade rural com médico, enfermeira, Agentes Comunitários de Saúde e técnico de enfermagem, além de voltar, também, a disponibilizar medicamentos, vacinas e a realizar pequenos curativos.







O secretário Silas Duarte desta que, agora em funcionamento pleno, a UBS vai promover e proteger a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.

Ele explica que a Unidade Básica de Saúde é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde, por está instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.


ESTUDANTES DA ZONA RURAL COMEMORAM A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM DESFILE PROMOVIDO PELA PREFEITURA


A Prefeitura de Bacabal, através da secretaria de Educação, está promovendo as comemorações do Dia da Independência do Brasil na zona rural do município.
A secretária de Educação, Ivane Ramos, explica: “Seria muito complexo transportarmos esses alunos para desfilarem na sede. Por isso organizamos esse cronograma de desfiles em alguns povoados, para prestigiar os alunos e professores”.

Os dois primeiros desfiles foram realizados terça-feira (11) no povoado São José das Verdades e nesta quarta-feira (12) no povoado Alto Alegre do Acelino.  Em São José 240 alunos da UEF Magalhães de Almeida desfilaram ao som da Banda do colégio Dep. Elígio Almeida. 

Em Alto Alegre, cerca de 200 alunos desfilaram ao som da banda do Colégio Alice Mendes. Participaram do evento cívico alunos da UEI Vovó Maria da Cruz e da UEF Santa Clélia, além dos alunos da UEF Joaquim Nabuco, do povoado Vila Nova.

Próximos desfiles:
Brejinho – dia 13/09 ;  Piratininga – 27/09;  Bela Vista 28/09
Fotos: Melquisedeque Morais











ENFERMEIROS DO HOSPITAL GERAL, MATERNO INFANTIL E SAMU DE BACABAL COMEMORARÃO REGULAMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.



Os enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam serviços para o Hospital Geral Municipal, Hospital Materno Infantil e SAMU de Bacabal, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, comemorarão amanhã, quinta-feira, 13, com a realização de uma solenidade, na sede da Associação dos Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a regulamentação, em 30 horas semanais, de sua carga horária de trabalho.

O documento foi assinado pela diretoria do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren - Ma) e a Prefeitura Municipal de Bacabal, representada pelo secretário de saúde, farmacêutico-bioquímico Silas Duarte de Oliveira.

Pelo que ficou acordado, além da redução na jornada de trabalho, os profissionais de enfermagem de Bacabal, estão autorizados à troca de 05 (cinco) plantões mensais, sendo até duas, consecutivas. A liberação para mais trocas é de responsabilidade da Coordenação de Enfermagem das unidades de saúde já citadas, desde que haja um aviso prévio por parte do profissional de saúde, de no mínimo 72 horas, e seja garantido o bom funcionamento, e a qualidade nos serviços prestados.

O presidente do Coren - Ma, Patrick Gomes, falou sobre a importância da assinatura dessa portaria. “É uma vitória muito grande. A Secretaria fez o reconhecimento em favor de técnicos e enfermeiros, assinando a portaria que confere uma jornada semanal de 30 horas para profissionais da enfermagem. Isso é um reconhecimento da prefeitura com o exercício dos profissionais” afirma o professor Patrick.


A nova portaria permitirá que tanto técnicos quanto enfermeiros melhorem o seu desempenho profissional, considerando que a troca de plantões dos profissionais de enfermagem é uma prática permitida e comum nas unidades de saúde, e que há a necessidade de padronização entre as Unidades de Urgência da Rede Municipal de Saúde. A gestão, a fim de assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais, se sensibilizou com o pedido do Coren - Ma, e atendeu a proposta.

Também estiveram presentes na reunião o superintendente de atenção à saúde, o enfermeiro Ozino Cutrim, o secretário de administração Miguel Santos, a representante do Coren - Ma de Bacabal, Maria Lúcia, o conselheiro Marcus Marinho e a enfermeira Simone Baldez.





Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.
HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/

MEGA JOGOS 2018 | COLÉGIO REIS MAGOS

terça-feira, 11 de setembro de 2018

ROBERTO COSTA USA TRIBUNA PARA ANUNCIAR O TRANSLADO DOS RESTOS MORTAIS DO 1º BISPO DE BACABAL EM COMEMORAÇÃO AO JUBILEU DE 50 ANOS DA DIOCESE DO MUNICÍPIO



O deputado estadual Roberto Costa (MDB) usou a tribuna na sessão, desta terça-feira (11), para anunciar um grande marco na Igreja Católica de Bacabal: depois de mais de dez anos após sua morte, o 1º bispo de Bacabal (MA), Dom Frei Pascásio Rettler, voltará para à sua diocese, no dia 15 de setembro. O evento marca  a comemoração ao jubileu de  50 anos da diocese de Bacabal.

Atendendo as regras estabelecidas pela Igreja Católica e um pedido de Dom Belizário, os restos mortais do religioso farão o translado no sábado (15) para a Igreja Porta Aberta, sede Episcopal do Bispo Diocesano de Bacabal.

A cerimônia, rara na história da Igreja, envolverá autoridades religiosas, desde a exumação em Sorocaba (SP), onde atualmente encontra-se o túmulo de Dom Pascásio, até Bacabal.

O  bispo de Bacabal, Dom Armando, ressaltou a grande contribuição do primeiro bispo, Dom Frei Pascásio para a diocese. “Dom Pascásio reorganizou e estruturou a diocese de Bacabal, trouxe uma identidade. A sua principal missão foi de evangelizar, se preocupou com a catequise da igreja, anunciou o evangelho. Esse momento é importante para nós, pois traz todo esse resgate da história da diocese de Bacabal”, ressaltou. 

O  deputado Roberto Costa destacou a importância desse momento. “Para a comunidade católica é um incentivo maior para que a luta cristã continue na nossa cidade de Bacabal e que sirva de incentivo, a história de Dom Pascásio, para toda a comunidade do Maranhão. Uma luta dedicada ao próximo e sempre em defesa dos direitos dos menos favorecidos. E é com muita alegria que fazemos essa homenagem hoje, nesta tribuna, em nome de todo o povo da nossa cidade, da nossa querida Bacabal”.

Em Bacabal, a expectativa para receber o corpo do primeiro bispo é grande. No dia 15 de setembro às 16h, a comunidade católica da cidade irá acolher os restos mortais de Dom Frei Pascásio Rettler na Sé Catedral de Bacabal, e depois percorrer as principais ruas da cidade, chegando à Praça da Igreja Matriz São Francisco das Chagas, onde será celebrada uma missa solene  dentro do Festejo de São Francisco das Chagas. O bispo do Xingu no Pará, Dom João presidirá a Eucaristia, ao lado do bispo diocesano Dom Armando e por demais padres e diáconos da cidade.

Dom Frei Pascásio Rettler nasceu em 26 de janeiro de 1915, na Alemanha. Seus pais o deram uma educação cristã sólida, em que descobriu sua vocação para a Vida Religiosa Franciscana. Em 03 de maio de 1935 desembarcou no Brasil para continuar os estudos no Seminário. Dom Pascásio foi nomeado pelo Papa Paulo VI, na Alemanha. Aos 89 anos de idade, Dom Frei Pascásio Rettler faleceu em Sorocaba, no dia 16 de setembro de 2004.

CVV DE BACABAL CELEBRA O DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


O Centro de Valorização de Vida de Bacabal (CVV) realizou, na manhã ontem, 10, na Praça Silva Neto, ação para celebrar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O evento contou com o apoio da secretaria municipal de saúde, que disponibilizou toda a logística para a realização da campanha Setembro Amarelo no município. Estão engajados no processo representando a pasta, os CAPS I e CAPS AD.

A Campanha

O mês de setembro é marcado pelo 'Setembro Amarelo', campanha de prevenção do suicídio. E atualmente, a mobilização do tema se faz necessária devido ao aumento destes casos em todo o país.

Palestras, debates e oficinas estão programados para o mês de Setembro em Itaúna, época marcada pela campanha nacional de prevenção ao suicídio. O tema deste ano é “A esperança de cada um e a responsabilidade de todos”.






Centro de Valorização da Vida

Segundo dados do Ministério da Saúde, em média, 11 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil a cada ano.

Desde o dia 1º de julho, as ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número 188, são gratuitas para todo o país.

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio por meio de voluntários, que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Todas as ligações são sigilosas.


CVV em Bacabal

O posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) funciona no prédio do Hospital Geral de Bacabal, com a presença de voluntários, representantes da sociedade civil e do poder público municipal.

Fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973.

A Unidade foi a primeira instalada para atendimento do Estado e sua vinda foi planejada, programada e executada pelo Padre Ribamar Cardoso, com o objetivo de prevenir e combater um dos males que mais tem crescido no Brasil: o suicídio.

A unidade presta apoio emocional e prevenção dessa prática, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo presencialmente, por telefone, e-mail, chat ou outros meios eletrônicos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios no planeta.

No estado do Maranhão, a taxa deste problema, classificado em nível de saúde pública, acomete grande parte da população e estima-se, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), que a cada 100 mil maranhenses 3,5% desta população acaba cometendo o suicídio.

Os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde 
(Datasus) também acrescentam que os índices de suicídio variam de acordo com a disposição geográfica do Maranhão, ou seja, dos municípios localizados ao norte do estado, São Luís se destaca com uma taxa de 3,66% de atentados fatais contra a própria vida para cada 100 mil habitantes.

Ao sul do estado, o líder da lista é o município de Chapadas das Mangabeiras (7,14%). Na porção leste, encontra-se o município de Caxias com (6,77%). A oeste, o município de Imperatriz ocupa a primeira posição (3,96%) e na porção central do estado, entre os municípios do Médio Mearim, Lima Campos lidera o ranking, com uma taxa de 5,78% suicidas para cada 100 mil habitantes.

O telefone para atendimento no CVV de Bacabal é (99) 3621-2206.

Foto: Denise Marques
Com informações do Jornal O Estado do Maranhão
Colaborou Wellington Fabrício (Voluntário - CVV)