sábado, 18 de agosto de 2018

MARANHÃO | UNIVERSITÁRIOS DESENVOLVEM TÉCNICA DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

Do MA10

Estudantes da Universidade Federal do Maranhão desenvolveram uma técnica para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de pulmão. Somente neste ano, mais de 400 novos casos da doença devem ser registrados no Maranhão pelo Ministério da Saúde e o cigarro ainda é o principal responsável pela maioria desses tumores.


MARCELO ALMEIDA, DIRETOR DO SAAE DE BACABAL, ACOMPANHA DE PERTO A RETOMADA DOS SERVIÇOS NO POÇO ARTESIANO DA VILA COELHO DIAS. EM 10 DIAS, O POÇO SERÁ ENTREGUE PARA COMUNIDADE.

TV Difusora canal 02/SBT




Hoje Bacabal

Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.

HOJE BACABAL

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO EM DESFAVOR DE AUTOR DE VÁRIOS HOMICÍDIOS EM BACABAL.

TV Difusora canal 02/SBT

RESPONDENDO PELO CRIME DE ROUBO, “NEGUIM DA GRIFE”, É CONDUZIDO PARA O PRESÍDIO DE BACABAL.

TV Difusora canal 02/SBT


BACABAL | APÓS MANTER RELACIONAMENTO CONJUGAL COM UMA MENOR DE 12 ANOS, HOMEM É DENUNCIADO PELO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL.


 TV Difusora canal 02/SBT







Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.
HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/

LAGO VERDE | IDOSO É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRO.

 TV Difusora canal 02/SBT

  








Hoje Bacabal

Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.

HOJE BACABAL

SECRETARIA DA JUVENTUDE REALIZA SEMANA DE MOBILIZAÇÃO DO ID JOVEM

Foto: Denise Marques

A Prefeitura de Bacabal através da Secretaria Municipal de Juventude de Bacabal – SEJUV - , realizou durante toda a semana diversas ações de divulgação do programa ID Jovem, um programa do governo que garante viagens interestatuais gratuitas para jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos e descontos na aquisição de ingressos de cunho cultural, esportivo e artístico.

A ação de divulgação em Bacabal foi feita pela equipe da SEJUV no Terminal Rodoviários, em praças e em várias escolas da cidade. Segundo o professor Marcos Silva, secretário de Juventude, o objetivo é esclarecer o maior número de jovens sobre esse programa que segundo ele destacou “é tão importante para permitir que o jovem exercite a sua cidadania e tenha acesso a cultura, lazer e esporte”.
 
Para saber mais sobre o ID Jovem


O jovem deve baixar o aplicativo ID JOVEM 2.0 e inserir seus dados pessoais, incluindo o NIS (Número de Identificação Social). Não possui NIS? Então, procure a Secretaria Municipal de Assistência Social e solicite o seu NIS gratuitamente, basta apresentar os documentos pessoais. Depois é só fazer uso do ID.


Outra fonte de consulta sobre o Programa é o blog https://idjovem.com/


PREFEITURA DE BACABAL VAI REGISTRAR TODOS OS RECÉM-NASCIDOS NA MATERNIDADE DA CIDADE

Foto: Denise Marques

O prefeito Edvan Brandão recebeu na quarta-feira (15) a visita do desembargador Marcelo Carvalho Silva, Corregedor Geral de Justiça do Maranhão e se comprometeu que todas as crianças nascidas na maternidade do município serão registradas antes de receberem alta. 

A audiência solicitada pelo desembargador Marcelo Carvalho serviu para tratar sobre a instalação de um posto avançado de registro civil. Segundo o Provimento N° 18/2018, da Corregedoria Geral da Justiça, nos estabelecimentos de saúde que realizem a partir de 300 partos por ano deve ser instalado um posto avançado de registro civil.

Milhares de pessoas no Maranhão vivem em situação de sub-registro, caracterizada por não possuírem o Registro Civil de Nascimento. A instalação dos postos avançados vai contribuir para a redução desse número, uma vez que a criança sairá do hospital onde nasceu devidamente registrada.

Prefeito Edvan Brandão firmou o compromisso

O prefeito Edvan Brandão disse durante a audiência que, por ser um homem do campo, entende a situação grave pela qual passam os pobres e uma delas é a situação do sub-registro. “O Desembargador Marcelo conhece a nossa realidade, tudo o que ele explanou é a mais pura verdade. Eu já firmei o compromisso de que vamos instalar em poucos dias esse posto avançado dentro do Hospital Materno Infantil em Bacabal. É uma ação da Prefeitura através das secretarias de Saúde e de Assistência Social”, disse Edvan Brandão.

Estiveram presentes na audiência o deputado estadual Roberto Costa e o Procurador  do Município de Bacabal, Dr. Walber Neto.  


NATÁLIA DUDA EMITE NOTA DE PESAR, PELO FALECIMENTO DE JOVENIANO "TUNGA".



Natália Duda e família expressam o mais profundo seu pesar pelo falecimento de Joveniano Araújo Neves, carinhosamente conhecido como Seu Tunga. ''É com muito pesar e grande tristeza que recebi a notícia do falecimento de Seu Tunga, um amigo querido, tido como parte de nossa família e que deixará muitas saudades. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.''

É o que deseja a Secretária de finanças, vereadora licenciada Natália Duda e família.



Hoje Bacabal

Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.

HOJE BACABAL

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

DISCURSO DO VEREADOR DEDÊ DA TRIZIDELA (MDB) NA ÚLTIMA SESSÃO (15) TEM GRANDE REPERCUSSÃO EM BACABAL.


Dedê da Trizidela tem mostrado compromisso com o povo de Bacabal em todos os seus atos como vereador. Com uma movimentação impressionante na cidade, Dedê, continua lutando em prol de melhores dias para os bacabalenses. Destaque para o seu pronunciamento na última sessão ordinária (15) quarta-feira.

Em suas palavras, o vereador fez questão de relembrar a bancada de oposição, que o responsável pelos salários atrasados dos servidores municipais, foi o ex-prefeito Zé Vieira. E que o atual prefeito, Edvan Brandão, tem se esforçado ao máximo para corrigir as falhas deixadas pela última gestão.

Além do progresso indiscutível no Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias que, hoje está sob o comando de Aline Soido, que deu ponto final as filas noturnas e agregou novas especialidades; outro ponto alto no discurso foi sobre a entrega do poço do bairro Alto Curupu, realizada pela nova gestão do SAAE, que tem como diretor o jovem competente Marcelo Almeida. O vereador lembrou que, a antiga gestão apenas perfurou o poço. E isso não resolve o problema. “Nós entregamos para população, é água nas torneiras! Não é só um poço furado não,” afirmou.

Assista o discurso na íntegra:

ROBERTO COSTA REPUDIA ATROPELAMENTO DE CÃES



O deputado estadual Roberto Costa (MDB), autor do Código de Defesa dos Animais no Maranhão, emitiu hoje (16) um comunicado por meio do qual repudiou o caso do atropelamento de dois cães no Residencial Pinheiros, em São Luís.
A atropeladora, a enfermeira Ana Giselle Atan Fraga, foi multada e afastada do emprego, na Emserh, depois que as imagens viralizaram.

“Esperamos apenas que a Justiça seja feita para que barbaridades como estas não sejam marcadas pela impunidade”, diz a nota do parlamentar.

Leia na íntegra:

“Como representante do Legislativo Maranhense e autor do Código de Defesa dos Animais no Maranhão (Lei 10.169/2014) venho manifestar meu repúdio ao ato de violência praticado contra esses seres tão frágeis em uma rua do bairro Residencial Pinheiros, em São Luís.

Trata-se de atropelamento covarde de dois cachorros na localidade (inclusive, com a morte de um dos cães no ato).

A autora do crime, segundo a Autoridade Policial, já foi denunciada na Delegacia de Meio Ambiente. Esperamos apenas que a Justiça seja feita para que barbaridades como estas não sejam marcadas pela impunidade.

Este acontecimento faz crescer, ainda mais nossa, nossa vontade de despertar o sentimento de solidariedade, cuidado e carinho para com os animais. Firmamos o nosso compromisso em continuar fortalecendo campanhas de conscientização sobre maus tratos e outros temas ligados a proteção animal.

Nós, enquanto cidadãos, não podemos deixar que crimes desta natureza passem desapercebidos e a melhor forma de agir é denunciar.

Na Lei 10.169/2014, definimos a Política Estadual de Proteção aos Animais e estabelecendo punições para qualquer prática que implique crueldade aos animais (que pode ser conceituada como toda e qualquer ação ou omissão que implique em abuso, maus tratos, ferimentos ou mutilação de animais).”

Roberto Costa
Deputado Estadual






BANCO DO NORDESTE ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO PARA FUNÇÃO DE ANALISTA NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR

   
Os interessados em compor o quadro funcional do Banco do Nordeste devem ficar atentos. O edital de seleção para os cargos de Analista Bancário (nível médio) e Especialista Técnico – Analista de Sistemas (nível superior) será publicado dentro de um mês, com período de inscrições logo em seguida.

O requisito básico para o cargo de Analista Bancário é ter concluído o ensino de nível médio até a data de término da qualificação para a posse, com certificado emitido por instituição de ensino devidamente reconhecida pelo órgão competente.

Em relação ao cargo de Especialista Técnico – Analista de Sistemas, será necessário que o candidato tenha concluído um dos cursos superiores em nível de graduação ou sequencial de forma específica, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC):

  • ·        Ciência da Computação
  • ·        Engenharia da Computação
  • ·        Engenharia da Informação
  • ·        Informática
  • ·        Sistemas de Informações
  • ·        Tecnologia da Informação
  • ·        Processamento de Dados
  • ·        Segurança da Informação
  • ·        Tecnologia em Telemática;


Podem participar concluído qualquer outro curso superior, em nível de graduação, reconhecido pelo MEC, desde que tenha concluído também curso de pós-graduação (stricto ou lato sensu) na área de Informática e/ou Segurança da Informação, com carga horária mínima de 360 horas.

Os candidatos selecionados poderão compor o quadro de funcionários do Banco do Nordeste, que possui hoje 292 agências distribuídas em todo o Nordeste, além do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. O BNB é o banco de desenvolvimento da região, atuando com crédito de longo prazo e com programas de microfinanças urbana (Crediamigo) e rural (Agroamigo).

No crédito de longo prazo, o Banco é o operador exclusivo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Somente este ano, a instituição, que possui mais de 4 milhões de clientes, já aplicou volume superior a R$ 19 bilhões na economia regional.

Com informações do Maranhão Hoje.


quinta-feira, 16 de agosto de 2018

COMUNICADO DO SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BACABAL



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bacabal informa que o PT - Bairro Alto Cururupu, recém-inaugurado, opera com sua capacidade limitada por questões técnicas.

Com isso, o SAAE desde Segunda, 13/08, está realizando nos pontos críticos a 2° etapa do projeto que  compreende a substituição dos canos de cimento, por canos de PVC, e dos registros de ferro que por estarem ambos entupidos, impedem a chegada de água em algumas residências do bairro Cururupu.

A diretoria do SAAE pede a compressão de todos, pois em pouco tempo já fez muito, e está trabalhando dia e noite para garantir que a água chegue aos lares de Bacabal.

Assessoria SAAE






Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.
HOJE BACABAL
https://hojebacabal.blogspot.com/

EDVAN BRANDÃO E ROBERTO COSTA SE REÚNEM COM O PODER JUDICIÁRIO PARA A EMISSÃO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO GRATUITA


O deputado estadual Roberto Costa (MDB), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, o prefeito de Bacabal, Edvan Brandão e o procurador do município Walber Neto participaram de uma audiência para tratar sobre a instalação de um posto avançado de registro civil. A medida está de acordo com o Provimento N° 18/2018, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), que determina que os municípios do Maranhão onde exista estabelecimento de saúde que realize a partir de 300 partos por ano devem possuir postos avançados de registro civil, a fim de oportunizar a expedição da certidão de nascimento a todas as crianças até a alta hospitalar.

O deputado Roberto Costa ressaltou que apoia a medida da CGJ-MA e destacou a importância da certidão de nascimento. “Nós apoiamos essa medida e estamos juntos com o Poder Judiciário para que recém-nascidos tenha o  princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, isso vai ocorrer, a partir do registro de nascimento,  direito fundamental de todos os cidadãos e a todos os maranhenses. Estamos atentos a esta medida e sei que o prefeito Edvan Brandão, que é sensível a causa,  não medirá esforços para trazer a dignidade ao povo bacabalense, junto com o Poder Judiciário”.

O prefeito Edvan Brandão garantiu toda a estrutura para a instalação do Posto Avançado de Registro. “Sabemos que no Maranhão há várias famílias que vivem no anonimato, pela falta da certidão de nascimento, um direito básico, que vai permitir o reconhecimento como  cidadão e sujeito de direitos. Então,  vamos conceder toda a estrutura computador, sala,  para que as pessoas tenham acesso a este principio básico e tão importante aos maranhenses e ao meu povo de Bacabal”.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2015, 22,7% da população maranhense não possuía o Registro Civil de Nascimento (RCN), o que corresponde, à época, a mais de 1 milhão e meio de pessoas sem o direito fundamental à cidadania e acesso a outros direitos, e que, por isso, estavam em situação de sub-registro.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, ressalta que a medida objetiva principalmente reduzir os índices de sub-registro no estado do Maranhão, enquanto uma necessidade urgente e uma das prioridades de sua gestão à frente da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA).

A medida também considerou o Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-Registro (Decreto Nº 6.289/2010) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece o princípio da proteção integral e da prioridade absoluta de efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, entre os quais se encontra inserido o direito ao registro civil.

VEREADOR DEDÊ DA TRIZIDELA ACOMPANHA DE PERTO OS TRABALHOS DA SECRETARIA DE OBRAS.


Com uma atuação forte em Bacabal, o vereador Dedê da Trizidela, como sempre tem feito, está nas ruas acompanhando de perto todos os trabalhos do poder executivo, conversando com o povo e levando os anseios da sociedade bacabalense, para câmara de vereadores.

A Prefeitura de Bacabal, através da Secretaria de Obras, iniciou a limpeza de galerias no centro da cidade. Para o vereador Dedê que está sempre fiscalizando as obras, Bacabal tem vivido um novo momento.

“O secretário Carlos Jorge como todos sabem, é muito trabalhador e tem se empenhado ao máximo para mostrar que, nossa cidade precisava passar por uma repaginada. Todos nós somos sabemos que, se essas galerias não passarem por limpezas preventivas, quando chegar o período chuvoso é uma dor de cabeça. Portanto, hoje a população de nossa cidade pode testemunhar como se faz um trabalho sério,” destacou.



quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PARQUE SANTA CLARA RECEBE A OPERAÇÃO “CIDADE LIMPA”.

TV Difusora canal 02/SBT



SAAE EXPLICA PARA POPULAÇÃO, O MOTIVO DA INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA NO BAIRRO PANTANAL E ADJACÊNCIA.


O SAAE informa que devido à queima da bomba do poço artesiano do PT – Vila Pantanal, ocorreu a interrupção parcial do abastecimento de água nos Bairros: Vila Pantanal, Vila São João, Santos Dummont, e adjacentes.

É importante esclarecer que o Sistema de Distribuição de água do SAAE é interligado entre os bairros da cidade, e quando ocorre à interrupção em um dos poços que pertence ao sistema, vários bairros são afetados.

Para solucionar o problema, o SAAE realizará hoje, 15/08, no poço artesiano do PT – Vila Pantanal a substituição da bomba queimada por uma nova.

O SAAE agradece a compreensão de todos, e reafirma o compromisso de trabalha dia e noite para garantir que a água chegue aos lares de Bacabal.

ASSECOM | SAAE

COMUNICADO DO SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BACABAL

PREFEITO EDVAN BRANDÃO E GRACIETE LISBOA REGISTRAM CANDIDATURA.


Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Edvan Brandão juntamente com a vice, Graciete Lisboa, registraram suas candidaturas. Os dois disputam a eleição suplementar, que acontecerá no dia 28 de outubro.

Edvan e Graciete foram acompanhados até o Fórum Eleitoral Juiz Dionísio Rodrigues Nunes por vereadores, secretários, amigos e familiares. A coligação ‘Bacabal em primeiro lugar’ é formada pelos partidos PSL, MDB, PT, DEM, PSC e PV.

De acordo com prefeito Edvan Brandão o momento é de esperanças e o sentimento é de renovação. “Este momento é muito importante, pois é um tempo de esperanças e renovação pra o município. Pra mim é um momento de alegria, um dia marcante, ímpar em nossas vidas. Este é o primeiro passo para a renovação de Bacabal. Eu quero dizer ao povo que estamos juntos em um só propósito, que é o de construir uma Bacabal melhor para todos e eu estarei sempre no meio da rua, olhando, fiscalizando e cumprindo o meu dever de gestor”, disse.

Para a vice-prefeita Graciete Lisboa, esse é o tempo em que a cidade de Bacabal entrará no rumo certo. Ela ainda acrescentou que Edvan Brandão, juntamente com ela, estão prontos para trabalhar pelo povo.

“Hoje é um dia importante, pois já estava passando da hora dessa cidade entrar no rumo certo, ou seja, o Edvan que passou por toda uma luta, vereador e hoje está prefeito, vem com toda a experiência, bagagem para dar continuidade a esses dois anos de mandato. Digo ao povo de Bacabal, podem esperar de Edvan e da Graciete a realização de um grande trabalho”, comentou.

COMUNICADO DO SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE BACABAL



O SAAE informa que a limpeza e manutenção realizada ontem, dia 14/08, no poço artesiano da COHAB III, foi concluída com sucesso.

Reiteramos que o sistema de distribuição será restabelecido de forma gradual, e o mais breve possível estará em pleno funcionamento.

O SAAE agradece a compreensão de todos, e reafirma o compromisso de trabalhar todos os dias para levar água de qualidade aos lares de Bacabal.



VEREADOR CORONEL EGÍDIO MINISTRA PALESTRA PREVENTIVA SOBRE DROGAS NA CEMAR.


Na manhã de segunda-feira (13), o Vereador Coronel Egídio ministrou a Palestra preventiva sobre Drogas tendo como foco a segurança da família na semana da SIPAT na empresa CEMAR, em Bacabal.

A SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho – é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais.

É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devendo ser realizada anualmente.

A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pela correria do dia a dia, ou seja, não só tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.


terça-feira, 14 de agosto de 2018

ESTUDANTES DE BACABAL CONQUISTAM MEDALHAS NO JEMS


Os jovens estudantes de Bacabal voltaram de São Luis com muitas medalhas conquistadas na disputa dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMS



Uma delegação chefiada pelo professor Roberto Baresi Nogueira e composta por 36 atletas, 06 professores e 01 intérprete de libras viajou para a Capital com todo o apoio da Prefeitura Municipal.

O resultado foi considerado muito bom. Os atletas portadores de necessidades especiais não se acanharam e conquistaram medalhas nas modalidades que disputaram.

*Dalberto Neto e Adailton Junior, do Reis Magos – Bronze no modalidade Tênis de Mesa simples.

*Luis Mário, do Sesi  – Disputou pela categoria Especial e foi ouro em três provas: Salto em distância, 75 metros rasos e 250 metros rasos.

*Mateus Silva , do Sesi – Ganhou duas medalhas de bronze, no Tênis de Mesa.

*Também do Sesi, o atleta João Lucas, foi bronze no Tênis de Mesa.
*Vitor Manoel, conquistou a medalha de prata em Arremesso de peso, disputado pelo Sesi.

*Eduardo Joberth, do Sesi,  conquistou a medalha de prata no salto com barreira.

*No salto em altura, Luis Miguel – do Conasa – conquistou a medalha de ouro.

*Otávio Reis, atleta especial, conquistou a medalha de ouro pelo Alice Mendes.

*No judô os alunos do Manoel Alves de Abreu foram bronze, são eles: William de Castro, Hellen Raysa e Davidson Costa.

*Alex Francisco, do colégio 17 de abril ganhou três medalhas de ouro disputando as provas de Salto em distância, 100 metros rasos e 200 metros rasos.





Alunos quase foram prejudicados

Se não fosse o esforço e a determinação de uma equipe composta por técnicos de três secretarias municipais, as crianças de Bacabal não teriam participado dessa etapa do JEMs. A Administração que antecedeu o prefeito Edvan Brandão, não demonstrou interesse  e não fez o cadastro necessário para habilitar os atletas de Bacabal.

O esforço concentrado dos profissionais das secretarias de Juventude, Educação e Desporto e Lazer possibilitou que os atletas viajassem, disputassem os jogos e voltassem com as medalhas.

Treinados são os responsáveis pela performance

Se os atletas merecem os louros e os aplausos, os treinadores também merecem ser lembrados como profissionais que preparam os atletas para o sucesso. Pelo Sesi, foram aos Jems os professores Clauber o e Tenhô. Os alunos do Reis Magos são treinado pela professora Bindô. Orlando Xavier é o treinador dos alunos do Conasa. Pela escola Alice Mendes, merecem os créditos o professor Caio e a cuidadora Jessandra Rayane. Os alunso do 17 de abril foram acompanhados pelo professor Francisco Neto e pelo intérprete Felipe. Já os alunos do Manoel Alves de Abreu são treinados pelos professores Rivas Junior, Cleber e Yanca.


Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.

HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/




PREFEITURA DE BACABAL REAFIRMA ACORDO COM A PM PARA CONTINUAÇÃO DO PROERD


As crianças da rede pública de ensino de Bacabal continuarão sendo contempladas com aulas do Proerd, o programa que tem por objetivo educar alunos de escolas públicas quanto ao perigo que as drogas representam.

O acordo para que o Proerd continue sendo desenvolvido, foi firmado entre o comandante do 15º Batalhão PM Tenente-coronel Joanilson e o Dr. Waltersar Carneiro, secretário municipal de Educação. Participaram do ato os sargentos instrutores do programa, Brito e Ivanildo.


O Proerd Kids vai alcançar 735 alunos, em  17 escolas: Unidade Escolar 17 de Abril, Balbina Carvalho, Cleomenes Falcão, Francisco Vieira Lins, Governador Sarney, José Romeu Neto, Manoel Alves de Abreu, Maria Helena Cassiano, Novo Bacabal, Pantanal, Prefeito José Vieira Lins, Rodrigues Neves, Sagrada Família, São João Batista, Sebastião Moreira Maranhão, Desembargador Thales Ribeiro e Unidade Integrada Plim Plim.

O Proerd Kids ensina aos alunos os procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados. Eles recebem as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda. Tudo isso busca repassar diversos conceitos de segurança pessoal, sendo prevista até a inclusão de situações que envolvem a necessidade das crianças reconhecerem drogas e violência e apresentarem escolhas e comportamentos adequados diante delas. Informações sobre os danos causados pelo uso de drogas também são repassadas.

Aulas sobre como saber dizer não, saber controlar a raiva e outras emoções intensas e a busca da resolução pacífica de conflitos são ministradas, mostrando ao aluno como expressar seus sentimentos de maneira saudável. Além disso, o objetivo é de levar o aluno à participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução dos problemas e dificuldades.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

15º BPM (CPAI-1): ARMA DE FOGO DE USO RESTRITO É APREENDIDA POR POLICIAIS MILITARES

Na noite do último sábado (11), uma guarnição da polícia militar do 15º Batalhão de Bacabal, comandada pelo Sargento PM Nadson e ainda composta pelo Soldado PM Quixaba foi acionada via Central de Operações que a margem da Br – 316, nas imediações do terminal Rodoviário de Bacabal onde se aglomeram vários bares e restaurantes, uma pessoa estaria exibindo uma arma de fogo e que inclusive, havia agredido uma pessoa com uma coronhada.



No local os policiais militares encontraram o suspeito que foi identificado como Claudio Silva Bezerra, que reside no Bairro da Esperança, Bacabal. A princípio o mesmo se recusou a revista policial. Após o procedimento os policiais encontraram em posse de Claudio uma pistola, .40mm, com um cartucho, de numeração SSJ34163.  A citada arma é de uso restrito.
Em posse de Claudio ainda foi apreendido 01(um); 01 (um) cartucho intacto;  01 (um) aparelho celular,  Samsung,  cor dourada IMEI 358443078343308;  01 (uma) CNH de propriedade do conduzido;  01 (uma) carteira porta cédulas; 01 (uma) chave e 01(um) isqueiro.
“O policiamento estará diuturnamente nas ruas, patrulhando, fazendo incursões e abordagens em cumprimento a nossa missão constitucional. Como resultado destas ações foragidos da justiça já foram presos, veículos roubados e furtados recuperados, traficantes tirados de circulação, armas e drogas, apreendidas”disse o Sargento PM Nadson.

VEREADOR CORONEL EGÍDIO PROTOCOLOU SEU REGISTRO DE CANDIDATURA. HOJE OFICIALMENTE, ELE É CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL!


O Vereador Coronel Egídio vem se destacando na política com um trabalho sério e atuante. Como Vereador em Bacabal, já se destaca por vim cumprindo com seu papel parlamentar: legislando, fiscalizando e cobrando ações de interesse público. Como resultado do seu trabalho, atualmente  está entre os mais cogitados a uma vaga a Deputado Estadual. Vale lembrar que a sua eleição a vereador entre os três  mais votados foi resultado do seu grande trabalho como militar no município de Bacabal.

Durante dois anos como Comandante do 15ºBPM,  este combateu a criminalidade de frente, conseguindo bons resultados na segurança pública do município.

Enquanto parlamentar na cidade de Bacabal, no seu primeiro ano de mandato, vale destacar suas ações e o que ele tem feito em prol da melhoria do município.

Durante o ano de 2017 foram vários ofícios referentes a questões como o cumprimento da Lei nº 1296/2005 que regulamenta o sistema de transporte coletivo no município de Bacabal – MA, ofício a CEMAR referente a Ação judicial que tramita no Judiciário em favor da anulação do aumento da taxa de iluminação pública no município de Bacabal e também ofício referente a providências quanto ao abastecimento dos caixas eletrônicos durante o final de semana no município de Bacabal – MA.

No que se refere a requerimentos e indicações o Vereador Coronel Egídio se ateve a questões diversificadas quanto a melhoria e resolubilidade de problemáticas no âmbito social, cultural, entre outros.









Hoje Bacabal
Hoje Bacabal é um Blog com as notícias de Bacabal e região do Médio Mearim.
HOJE BACABAL

https://hojebacabal.blogspot.com/