sábado, 9 de junho de 2018

VEREADOR CORONEL EGÍDIO FAZ DOAÇÃO DE BOLA DE FUTEBOL PARA AS CRIANÇAS DA TRIZIDELA, FALA SOBRE AS DROGAS E TAMBÉM DO SEU PRÓXIMO PROJETO (BOLSA ATLETA), QUE SERÁ ENCAMINHADO A CÂMARA MUNICIPAL.


Na manhã de hoje (9), O vereador Coronel Egídio fez a doação de uma bola e participou da aula de futebol na Trizidela, no Projeto do professor GUTO. Na oportunidade o vereador Coronel Egídio conversou com os jovens sobre os problemas causados pelas Drogas, chamando atenção para a importância de manter-se longe do uso de qualquer tipo de droga, pois todas trazem consequências muitas vezes irreversíveis.

O Vereador Falou também sobre seu próximo projeto que será encaminhado à câmara municipal de Bacabal (Bolsa Atleta).

“Todo trabalho social tem um valor imensurável na vida de cada criança dessa, precisamos lutar pelo futuro das nossas crianças e nossos jovens”, enfatizou.



quinta-feira, 7 de junho de 2018

MARANHÃO TEM MAIOR NÚMERO DE CASOS DE CÂNCER DE PÊNIS NO MUNDO

Em uma faixa-etária entre homens de 18 e maiores de 80 anos, foram detectados 392 casos de câncer de pênis.



Dados alarmantes de uma pesquisa realizada no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Ebserh, revelam que o Maranhão é líder em casos de câncer de pênis no Brasil e no mundo.

A pesquisa foi realizada por um grupo formado por 12 pesquisadores, 11 do Maranhão e uma de São Paulo, divididos entre profissionais, acadêmicos e pós-graduandos. O trabalho utilizou dados de três hospitais de São Luís: Hospital Universitário da UFMA, Hospital Aldenora Belo e Hospital Geral Tarquinio Lopes Filho e foi feito com base em registros de 2004 a 2014 de cada uma dessas instituições referentes aos prontuários e laudos das biopsias.

Em uma faixa-etária entre homens de 18 e maiores de 80 anos, foram detectados 392 casos de câncer de pênis. Destes, mais de 90% estão associados com o HPV. Baseado na pesquisa, o artigo científico “Penile cancer in Maranhão, Northeast Brazil: the highest incidence globally?”, publicado recentemente na conceituada revista internacional BMC Urology,  determina a incidência mínima de câncer de pênis e descreve as características epidemiológicas e clínicas dos pacientes diagnosticados com a doença no estado do Maranhão.

Um dos autores da pesquisa, Gyl Eanes Barros Silva, patologista renal e chefe do Laboratório de Imunofluorescência e Microscopia Eletrônica (LIME) do HU-UFMA, explica o que significa essa incidência mínima. “São Luís é uma cidade geograficamente isolada do resto do estado. Uma grande parte da população do Maranhão vai buscar tratamento em Teresina, Belém, Tocantins, entre outros. Ou seja, a incidência real é bem maior, mas só podemos usar o que temos registrado aqui, que já representa um número significativo. Por isso reforço que isso é só a ponta do iceberg”.

O pesquisador relata outro ponto importante em relação a esses dados. “Os pacientes estão chegando 2,4 anos após o início dos sintomas. Esperar tudo isso para buscar tratamento, significa morte.  Mais de 98% dos casos vão a óbito. A falta de informação e o baixo índice sócio-econômico contribuem muito para isso dificultando o acompanhamento adequado e a conclusão do tratamento também”, reforça.

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o Maranhão aparece como o líder no mundo em casos de câncer de pênis, com 6.1 por cada 100 mil habitantes. Logo atrás está Gioânia com 3.3. Gyl Eanes reforça que o número do segundo lugar está superestimado, uma vez que foi feito em cima dos dados da cidade e não do estado, se fosse pelo estado seria ainda menor, evidenciando a diferença entre o resultado do Maranhão e os demais.




O que causa o câncer de pênis? | Drauzio Comenta





VEREADOR CORONEL EGÍDIO FALA SOBRE O SEU PROJETO DE LEI DE CRIAÇÃO DO CENTRO DE ZOONOSES NA CIDADE DE BACABAL, APÓS ÚLTIMOS ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS EM DECORRÊNCIA DE COLISÃO COM ANIMAIS SOLTOS EM VIAS PÚBLICAS.



Na última quarta feira (06), o Vereador Coronel Egídio chamou atenção a respeito da importância da criação do Centro de Zoonoses no município de Bacabal, dando ênfase ao projeto de Lei já apresentado na Câmara Municipal de Bacabal pelo mesmo, onde cita os benefícios trazidos com a criação e implantação desse centro.
O vereador falou também acerca dos últimos acidentes no trânsito com vítimas fatais após  colidirem com animais soltos na via pública, que foram o Sr. ANTÔNIO JOSIVAL ALVES NEVES, de 44 anos (Faleceu no mês de maio) e KELEY MAYRE TEIXEIRA SOARES, de 24 anos (Faleceu no mês de Junho).

Além dos animais soltos existe também a falta de iluminação pública em alguns pontos do nosso município, que aumenta ainda mais os riscos desse tipo de acidente.

“O Centro de Zoonoses é uma questão de saúde pública,  onde se evita a  transmissão de doenças, maus tratos com os animais, além dos cuidados com castração e vacinação dos mesmos. Dessa forma, esse projeto visa o bem estar social e o cuidado com os animais. Sendo assim,  pede-se a poder público municipal a implantação do mesmo, onde o gestor público municipal dê um olhar com mais responsabilidade e seriedade para com a sociedade bacabalense, que ver constantemente seus familiares e amigos serem vítimas de acidentes com animais, uma realidade presente no município de Bacabal e que precisa ser resolvida urgentemente”, destacou Egídio.




ROBERTO COSTA PARTICIPA DA ABERTURA DA REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE.



O deputado estadual Roberto Costa (MDB) participou, nesta quarta-feira (6), da cerimônia de abertura da 46ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Monte Castelo. O evento ocorre de 6 a 8 de junho, com a presença do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, e com toda a caravana. A proposta é aproximar o Conselho da realidade das diferentes juventudes, por meio da descentralização das reuniões e da criação de espaços de diálogo com as diferentes juventudes do país.

O deputado Roberto Costa destacou a importância do evento para a juventude maranhense. “A vinda do Conselho para o Maranhão demostra a nossa força, tanto política como dos movimentos juvenis no estado. O secretário Assis, que é maranhense, da cidade de Pio XII, tem feito um brilhante trabalho de fortalecimento das políticas públicas para a juventude de todo o Brasil. A vinda do Conselho fortalece a nossa luta que é buscar melhorias para a nossa juventude, a dignidade, o espaço estruturado para que os jovens possam crescer, desenvolver e construir uma sociedade mais justa e igualitária, dentro do nosso estado”.

O secretário nacional de Juventude, Assis Filho, ressaltou a importância do Conselho. “O conselho precisa ser plural, representativo, e ter conexão com os movimentos sociais, para construir políticas públicas não só para a juventude, mas com a juventude”, defendeu, lembrando que encaminhou à Presidência da República uma recomendação para que o Conjuve deixe de ser consultivo e passe a ser deliberativo.

O evento marcou a primeira reunião descentralizada do Conjuve e a primeira da Caravana do Conjuve, que pretende levar as reuniões para todas as regiões do Brasil. Participaram do evento o presidente do Conjuve, Anderson Pavin; o vice-presidente do Conjuve, Marcus Barão, a presidente da Comissão de Políticas e Programas, Maria das Neves; o presidente da Comissão de Articulação e Diálogo, Jonatha Hora; o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), Neilson Marques; a secretária extraordinária de Juventude do Maranhão, Tatiana Pereira, e a atleta olímpica Isiane Castro.


SARGENTO PM NADSON: CIDADÃO BACABALENSE.




  
Sargento da Polícia Militar do Estado (PM-MA) lotado no 15º BPM sediado em Bacabal, Nadson José Viana Martins, 42 anos, é o mais novo Cidadão Bacabalense. A Comenda máxima do município foi outorgada ontem, 06 de junho, pela câmara de vereadores da cidade, em uma iniciativa do parlamentar Coronel Egídio (PMDB), aprovada unanimemente pelo plenário, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo militar. A data da entrega do título ainda será definida pela Mesa Diretora da Casa.

Ao ocupar tribuna, e agradecer aos colegas pela aprovação do seu projeto, o vereador Coronel Egídio fez um forte discurso, exaltando e enaltecendo o trabalho do oficial, a quem comandou quando foi o comandante do 15° Batalhão.

QUEM É

Nadson José Viana Martins é filho de Jaime Batalha Martins e de Maria Meibia Viana Martins, nascido em 15 de abril de 1976, em Santarém, Pará. E pai de Nadson Pontes Viana Martins, Lucas Pontes Viana Martins e Thiago Pontes Viana Martins, tendo como cônjuge Ironilde Fernandes Pontes Viana Martins. Incorporou a PM-Ma em 05 de fevereiro de 2001.

Chegou a Bacabal em 1991, aonde como Policial Militar do Estado do Maranhão se destaca em todas as operações e ocorrências nas quais participa, sempre prezando e zelando pela segurança do cidadão de bem. São 17 anos de Polícia Militar dedicados a servir e proteger a sociedade trabalhando de forma arrojada.

Coleciona uma extensa lista de cursos de aperfeiçoamento, alguns feitos fora do Estado, cursos importantes para o desenvolvimento dentro da vida policial, dentre eles o curso de policiamento comunitário em Caxias – Ma, em 2002; Curso da Força Tática em Pindaré – Ma, em 2003; curso da Força Nacional de Segurança na Academia da Polícia Federal de Brasília – DF, em 2005; Estágio de Especialização em Patrulhamento em área de alto risco no Bope do Rio de Janeiro, em 2005; Estágio de Aplicações Táticas no Bope do Rio de Janeiro, em 2005; Curso de Técnicas de Defesa e Imobilizações em São Luís – Ma, em 2006 e Curso de Policiamento Especializado em Motocicletas em Bacabal – Ma, em 2013.

Participou de operações no Estado do Pará, em 2008, Roraima, em 2008, nos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, em 2007 e da implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro, em 2008.

Como reconhecimento ao trabalho prestado pela sociedade foi condecorado com duas medalhas do Mérito Operacional, uma medalha Brigadeiro Falcão, uma medalha Legionária da Paz, uma medalha de 10 anos de serviço e um diploma de Ação Meritória.

Com informações do Blog do Abel Carvalho.


terça-feira, 5 de junho de 2018

MAIS UMA VEZ ROBERTO COSTA INCENTIVA O ESPORTE E APOIA A V COPA PRIME DE HANDEBOL EM BACABAL.


O deputado estadual Roberto Costa que sempre incentiva o esporte, deu total apoio para a V Copa Prime de Handebol, que ocorreu no Ginásio Poliesportivo da Cohab, no último fim de semana. O evento esportivo contou com a participação de 23 equipes do estado do Piauí e Maranhão, com as cidades de Santa Inês, de Bacabal, Barreirinhas, Caxias, São Luís, Teresina.

Roberto Costa destacou a importância do campeonato.

“Este tipo de evento é importante porque dá oportunidade para os jovens continuarem na prática esportiva. A Copa Prime é um grande sucesso porque são 23 equipes participando, com mais de 200 atletas participando da competição na cidade, aumenta o nível técnico. É um evento que proporciona lazer para os jovens e para as famílias bacabalenses. A Prefeitura não tem que tentar impedir o evento. Temos que dar oportunidade para os jovens participar. O que depender de mim, vamos continuar apoiando e incentivando o esporte”. 




A ex-atleta da Seleção Brasileira de Handebol, Silvia Helena Pinheiro, que teve sua equipe, Instituto Silvia de Handebol (ISDH), participando do evento destacou a importância da Copa Prime. “A gente precisa desse incentivo, principalmente para as comunidades carentes. O esporte e a  educação são aliados para a inclusão social. Muito importante esse apoio do deputado Roberto Costa para a  realização desses eventos”.

A organizadora Karen Beckman agradeceu o apoio do deputado Roberto Costa. “Estamos na quinta edição da V Copa Prime e o deputado Roberto Costa todos os anos vem nos apoiando, sem a ajuda dele não realizaríamos este campeonato”, concluiu.





Durante a realização do evento a Prefeitura de Bacabal obrigou a organização do evento a retirar a faixa com o nome de apoio do deputado Roberto Costa e  censurou qualquer tipo de entrevista com o nome do parlamentar. Se caso a organização não atendesse a “intimação”, o Zé Vieira com seu grupo político comandado pela Patrícia Vieira, Jaime e família Florêncio “tomaria” o Ginásio Poliesportivo da Cohab, impedindo a realização da competição.

Da assessoria.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

ACIDENTE | MAIS UMA JOVEM PERDE A VIDA EM ACIDENTE EM BACABAL.


A jovem Vanessa Mello de Oliveira, de 22 anos de idade, moradora da rua do Imperador, Parque Rui Barbosa, que foi mais uma vítima de acidente automobilístico registrado em Bacabal, era bastante conhecida na área desportista por ser jogadora de futebol amador.

A motocicleta Honda/Pop 100 que ela pilotava se envolveu em acidente na estrada vicinal que dá acesso ao povoado Aldeia do Odino, isso, por volta de 2h30 da madrugada desta segunda-feira (4), quando se dirigia ao povoado Boa Vista da Tábua.



A vítima, que era mãe de Vitória Emanuelle, um bebê de apenas 2 meses de vida, foi encontrada caída no chão desacordada ao lado do veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda chegou a ser acionado, mas Vanessa já estava morta.


Ainda não se sabe o que causou o acidente.



Bandeira 2


Mais informações você terá no programa Bandeira 2 (TV Difusora), apresentado por Romário Alves, a partir de 6h15 desta terça-feira (5).

Com informações do Blog do Sérgio Matias.

VEREADOR CORONEL EGÍDIO FALA SOBRE O PROJETO DE LEI DE SUA AUTORIA DENOMINADO "TRANSPORTE DA CIDADANIA".


O Vereador Coronel Egídio durante sessão na câmara, chama atenção a respeito da importância da Implantação do Projeto de Lei que versa sobre o "TRANSPORTE DA CIDADANIA" e também cobra a efetividade do mesmo, pois já encontra-se em tramitação na câmara municipal".

Este Projeto de Lei  visa instituir em nosso município a gratuidade do Transporte Coletivo Público Municipal, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social, gestantes, crianças, estudantes, pessoas portadoras de necessidades especiais, terão oportunidade de ir e vir com dignidade, segurança, conforto e rapidez durante a realização de suas atividades cotidianas.

Além disso, existe o aspecto econômico, onde o transporte coletivo tem um custo benefício bem menor.

“Transporte é uma garantia do direito de ir e vir, dessa forma precisamos oferecer a sociedade bacabalense esse direito”, afirmou Egídio.


VEREADOR CORONEL EGÍDIO SOLICITA AO MINISTÉRIO PÚBLICO O CUMPRIMENTO DA LEI N° 12.096 de 2015, REFERENTE A IMPLANTAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE BACABAL.


Vereador Coronel Egídio solicita junto ao Ministério Público no município de Bacabal, o cumprimento da Lei 12.096 de 2015 que versa sobre a implantação do transporte coletivo urbano em nosso município,  bem como também cobra a efetividade do Projeto de Lei já em tramitação na câmara municipal, denominado "Transporte da Cidadania".

Este Projeto de Lei  visa instituir em nosso município a gratuidade do Transporte Coletivo Público Municipal, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social, gestantes, crianças e jovens desprovidos de uma maior atenção, terão oportunidade de ir e vir com dignidade, segurança e rapidez durante a realização de suas atividades cotidianas.

“O transporte é uma garantia do direito de ir e vir, dessa forma precisamos oferecer a sociedade bacabalense esse direito”, destacou Egídio.